Verstappen correu em modo de torque errado na maioria do GP de Mônaco
Holandês esqueceu de mudar a configuração do motor Honda de sua Red Bull antes de incidente com Bottas no pitlane e foi prejudicado
Max Verstappen passou a maior parte do GP de Mônaco de Fórmula 1 no modo errado de torque após o incidente que teve com Valtteri Bottas no pitlane. Ainda assim, conseguiu atacar Lewis Hamilton no fim da prova (veja fotos exclusivas do toque entre ambos na galeria abaixo).
O holandês foi instruído a mudar o 'Torque 12' ao entrar no pitlane para seu único pitstop sob o safety car e depois mudar para 'Torque 6' ao sair. No entanto, depois de deixar o pit, Verstappen disse à Red Bull: "Merda, eu não mudei o torque".
A mudança em questão deixaria o piloto em um modo de corrida padrão diferente ao da largada. A alteração, porém, não pode ser feita enquanto o carro estiver rodando normalmente na pista. Isso significa que Verstappen ficou com um torque bem diferente do ideal, conforme disse ao Motorsport.com o diretor técnico da Honda F1, Toyoharu Tanabe.
O erro acabou tendo um impacto significativo no comportamento do motor, e Verstappen teve que administrar isso por mais de 60 voltas enquanto tentava pressionar o líder Lewis Hamilton. Tanabe disse que a Honda tentou ajudar a Verstappen com parâmetros à sua disposição, mas só conseguiu resolver "uma pequena parte dessa diferença".
Verstappen ainda terminou em segundo, apesar de uma penalidade de 5s por causa de seu toque em Bottas no pitlane tenha deixado o holandês em quarto no resultado final.
"Normalmente eu voltaria ao box, mas claro, com o toque, e a equipe também um pouco chocada com a coisa toda, estávamos se havia por danos.Eles me lembrariam, mas obviamente é meu trabalho fazê-lo. Eu também esqueci com todos o cenário agitado”, disse Verstappen.
Algumas curvas depois de perceber seu erro, o holandês questionou se a equipe poderia fazer algo sobre isso, mas responder ‘não, estamos presos com aquele modo agora’. Verstappen insistiu para que a equipe tentasse encontrar uma solução potencial, e ele foi avisado para mudar para a configuração ‘torque 12, posição 2' para "ver se é melhor".
Ele respondeu que já tinha ficado para trás, e foi então dito para mudar para 'torque 12, posição 13'. Verstappen explicou: "Eu tive um grande atraso no primeiro par de voltas, não posso dizer o número exato, mas bastante porcentagem de aceleração. Não foi legal, mas consegui contornar o problema”. O holandês também teve um problema de sincronização de equipamentos mais tarde na corrida, mas isso foi um pequeno problema de sensor que rapidamente foi resolvido.
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