Recomendado para você

F1 - Bortoleto 'abre o coração' sobre idolatria, evolução e cobranças: "Quero entregar um título mundial ao Brasil"

F1 - Bortoleto 'abre o coração' sobre idolatria, evolução e cobranças: "Quero entregar um título mundial ao Brasil"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Bortoleto 'abre o coração' sobre idolatria, evolução e cobranças: "Quero entregar um título mundial ao Brasil"
NASCAR Xfinity: Love supera Zilisch e conquista título de 2025

NASCAR Xfinity: Love supera Zilisch e conquista título de 2025

NASCAR XFINITY
NASCAR XFINITY
Phoenix II
NASCAR Xfinity: Love supera Zilisch e conquista título de 2025
Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil

Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil
F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"

F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"
F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano

F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano
Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil

Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil
Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme

Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme
Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026

Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026
Últimas notícias

Verstappen correu em modo de torque errado na maioria do GP de Mônaco

Holandês esqueceu de mudar a configuração do motor Honda de sua Red Bull antes de incidente com Bottas no pitlane e foi prejudicado

Max Verstappen, Red Bull Racing RB15

Max Verstappen passou a maior parte do GP de Mônaco de Fórmula 1 no modo errado de torque após o incidente que teve com Valtteri Bottas no pitlane. Ainda assim, conseguiu atacar Lewis Hamilton no fim da prova (veja fotos exclusivas do toque entre ambos na galeria abaixo).

O holandês foi instruído a mudar o 'Torque 12' ao entrar no pitlane para seu único pitstop sob o safety car e depois mudar para 'Torque 6' ao sair. No entanto, depois de deixar o pit, Verstappen disse à Red Bull: "Merda, eu não mudei o torque".

Leia também:


A mudança em questão deixaria o piloto em um modo de corrida padrão diferente ao da largada. A alteração, porém, não pode ser feita enquanto o carro estiver rodando normalmente na pista. Isso significa que Verstappen ficou com um torque bem diferente do ideal, conforme disse ao Motorsport.com o diretor técnico da Honda F1, Toyoharu Tanabe.

O erro acabou tendo um impacto significativo no comportamento do motor, e Verstappen teve que administrar isso por mais de 60 voltas enquanto tentava pressionar o líder Lewis Hamilton. Tanabe disse que a Honda tentou ajudar a Verstappen com parâmetros à sua disposição, mas só conseguiu resolver "uma pequena parte dessa diferença".

Verstappen ainda terminou em segundo, apesar de uma penalidade de 5s por causa de seu toque em Bottas no pitlane tenha deixado o holandês em quarto no resultado final.

"Normalmente eu voltaria ao box, mas claro, com o toque, e a equipe também um pouco chocada com a coisa toda, estávamos se havia por danos.Eles me lembrariam, mas obviamente é meu trabalho fazê-lo. Eu também esqueci com todos o cenário agitado”, disse Verstappen.

Algumas curvas depois de perceber seu erro, o holandês questionou se a equipe poderia fazer algo sobre isso, mas responder ‘não, estamos presos com aquele modo agora’. Verstappen insistiu para que a equipe tentasse encontrar uma solução potencial, e ele foi avisado para mudar para a configuração ‘torque 12, posição 2' para "ver se é melhor".

Ele respondeu que já tinha ficado para trás, e foi então dito para mudar para 'torque 12, posição 13'. Verstappen explicou: "Eu tive um grande atraso no primeiro par de voltas, não posso dizer o número exato, mas bastante porcentagem de aceleração. Não foi legal, mas consegui contornar o problema”. O holandês também teve um problema de sincronização de equipamentos mais tarde na corrida, mas isso foi um pequeno problema de sensor que rapidamente foi resolvido.

Verstappen tenta ultrapassagem sobre Hamilton
Verstappen tenta ultrapassagem sobre Hamilton
Verstappen tenta ultrapassagem sobre Hamilton
Verstappen tenta ultrapassagem sobre Hamilton
Verstappen tenta ultrapassagem sobre Hamilton
Verstappen tenta ultrapassagem sobre Hamilton
Verstappen tenta ultrapassagem sobre Hamilton
Verstappen tenta ultrapassagem sobre Hamilton
Verstappen tenta ultrapassagem sobre Hamilton
9
Artigo anterior Após “corrida difícil”, Vettel define 2º lugar como “ótimo resultado” em Mônaco
Próximo artigo Hamilton: Mônaco teve uma de "minhas pilotagens mais estratégicas"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros