Verstappen culpa problema no motor por eliminação no Q1
Holandês viu unidade falhar e apresentar pouca potência, o que o fez ficar em 19º no treino em Xangai
Max Verstappen teve uma participação desastrosa no treino classificatório para o GP da China devido a um problema com a bobina de ignição de seu motor.
O piloto da Red Bull ficou apenas em 19º no treino, 3s7 mais lento que o tempo de Lewis Hamilton na pole position – o holandês ainda ganhará duas posições graças às punições de Jolyon Palmer e Romain Grosjean.
Verstappen precisou abortar sua primeira volta no Q1 quando o problema se manifestou e não teve potência suficiente para avançar ao Q2 quando voltou à pista.
“Foi algo ligado à bobina que limitou meu treino. Eu não tinha potência e não conseguia usar os modos diferentes. Tentei fazer uma volta, mas não tinha potência, então não fazia sentido”, comentou o piloto, quando questionado sobre o problema.
“O motor estava falhando. Os rapazes vão investigar o problema à noite e estou confiante de que tudo será resolvido para a corrida.”
Verstappen disse que, apesar dos problemas, a Red Bull ainda está atrás de Mercedes e Ferrari, já que seu companheiro de equipe, Daniel Ricciardo, ficou em quinto, 1s3 atrás da pole position.
Ele também destacou as dificuldades em ajustar o carro, o que também causou problemas durante o GP da Austrália.
“Precisamos de um melhor equilíbrio, além de mais aderência e potência”, disse Verstappen.
“É difícil entender as mudanças que fazemos em comparação ao ano passado, quando sabíamos que, se mudássemos tal coisa, aconteceria tal coisa com o carro. Este não é o caso neste ano.”
Ricciardo ficou contente com o ajuste de seu carro depois das melhorias feitas no treino livre de sábado, insistindo que a falta de aderência foi a culpada pela diferença em relação aos líderes. Contudo, ele aceita que a Red Bull precisa fazer grandes avanços para reduzir a desvantagem.
“Pela manhã não estávamos felizes [com o carro], mas melhoramos antes da classificação. O carro não estava tão ruim. Acho que agora estamos no ritmo certo. Só estamos atrás em termos de pressão aerodinâmica, de aderência. Ao contrário de ser um carro mal ajustado, é só falta de aderência”, disse o australiano.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.