Verstappen na pole e Mercedes no fundo! Veja como ficaria grid para classificação do GP da Estíria na proposta da F1
Proposta foi rejeitada em maio por não ter apoio unânime das equipes; com isso, programação do GP segue padrão tradicional

Neste final de semana, a Fórmula 1 segue no Red Bull Ring para a segunda etapa da temporada 2020: o GP da Estíria. E a programação do GP será exatamente a mesma da semana anterior, já que a F1 não conseguiu aprovar seu plano de trocar o treino classificatório por uma corrida.
Nas semanas que antecederam a prova, a F1 propôs às equipes testar um novo formato para a classificação nas segundas provas dos circuitos que receberiam rodadas duplas em 2020, Áustria e Silverstone até o momento. A ideia seria trocar o treino classificatório por uma corrida de 30 minutos, com o grid sendo formado pela inversão da classificação do mundial.
Apesar de ter o apoio da maioria das equipes, a proposta caiu por terra após a Mercedes se mostrar contra, alegando que ela seria a maior prejudicada com o formato. Por ser necessário apoio unânime para a aprovação, o projeto, que já havia sido sugerido no ano passado, voltou para a gaveta.
Se a proposta tivesse sido aprovada, Max Verstappen seria o grande beneficiado após abandonar o GP da Áustria ainda no começo. O holandês largaria na pole position, tendo ao seu lado Daniel Ricciardo.
Na sequência, Lance Stroll com a Racing Point também poderia se beneficiar, por ter um carro forte na frente enquanto a maioria de seus rivais largariam mais para trás.
Por outro lado, as duplas da Mercedes e McLaren, além de Charles Leclerc, teriam que remar ao longo dos 30 minutos para ganhar o máximo possível de terreno. Para a problemática Ferrari de 2020, esse formato poderia representar um grande problema.
Mas como que ficaria o grid de largada caso a proposta tivesse sido aprovada? Veja abaixo na tabela:
Por ter apenas uma corrida na conta do mundial, o grid de largada para a prova classificatória do GP da Estíria seria basicamente a inversão do resultado do GP da Áustria. Mas, se o projeto tivesse ido adiante, a situação poderia ser bem diferente no GP dos 70 Anos, segunda prova que será disputada em Silverstone no início de agosto.
O que acharam? Tinha potencial para ser uma classificação boa?
As atividades de pista para o GP da Estíria começam nessa sexta-feira com os treinos livres e você acompanha toda a ação nas pistas e a repercussão no Motorsport.com
'Declaração de guerra': veja como o GP da Áustria de F1 gerou uma briga entre Mercedes e Red Bull
PODCAST #057: O início da F1 na Áustria com a participação de Felipe Drugovich
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.