Recomendado para você

Porsche Cup: Pisani / Guerra lideram o TL2 da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup: Pisani / Guerra lideram o TL2 da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Porsche Cup: Pisani / Guerra lideram o TL2 da Carrera Cup em Interlagos
F1: McLaren define objetivo ousado para Las Vegas

F1: McLaren define objetivo ousado para Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: McLaren define objetivo ousado para Las Vegas
Edu Guedes fala sobre retorno às pistas na Porsche Cup após diagnóstico de câncer no pâncreas

Edu Guedes fala sobre retorno às pistas na Porsche Cup após diagnóstico de câncer no pâncreas

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Edu Guedes fala sobre retorno às pistas na Porsche Cup após diagnóstico de câncer no pâncreas
F1: Por que os bueiros são um grande problema em Las Vegas?

F1: Por que os bueiros são um grande problema em Las Vegas?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Por que os bueiros são um grande problema em Las Vegas?
F1 - Norris confiante para o GP de Las Vegas: "Carro está melhor do que no ano passado"

F1 - Norris confiante para o GP de Las Vegas: "Carro está melhor do que no ano passado"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Norris confiante para o GP de Las Vegas: "Carro está melhor do que no ano passado"
Porsche Cup: Gaidzinski / Maurício lideram TL1 da Sprint Challenge em Interlagos

Porsche Cup: Gaidzinski / Maurício lideram TL1 da Sprint Challenge em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Porsche Cup: Gaidzinski / Maurício lideram TL1 da Sprint Challenge em Interlagos
F1: Red Bull admite "surpresa" com o tempo de Norris no TL2 de Las Vegas

F1: Red Bull admite "surpresa" com o tempo de Norris no TL2 de Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Red Bull admite "surpresa" com o tempo de Norris no TL2 de Las Vegas
Porsche Cup Brasil confirma realização de etapa na preliminar das 24h de Le Mans em 2026

Porsche Cup Brasil confirma realização de etapa na preliminar das 24h de Le Mans em 2026

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup Brasil confirma realização de etapa na preliminar das 24h de Le Mans em 2026
Últimas notícias

Vettel leva reprimenda e multa, mas mantém 2º lugar no grid

Direção de prova reconhece que alemão cometeu irregularidades, mas fato de ter desligado o motor e pesado corretamente evita punição no grid

Sebastian Vettel, Ferrari in the press conference

Sebastian Vettel recebeu uma reprimenda e uma multa por ter desrespeitado o procedimento de pesagem durante a sessão classificatória para o GP do Brasil, em Interlagos. Isso significa que o alemão mantém a segunda posição no grid da prova.

Ao fim do Q2, Vettel estava apressado para retornar à garagem, já que havia a ameaça de uma chuva mais forte. O piloto da Ferrari, então, foi convocado para subir com seu carro na balança da FIA, algo que é corriqueiro durante as sessões.

Contudo, Vettel demonstrou impaciência ao gesticular para os fiscais, e, ao deixar a balança, danificou o equipamento da FIA. O procedimento comum é que os pilotos desliguem seus motores, já que isso proporciona resultados mais precisos na pesagem. Além disso, os carros devem ser empurrados para fora da balança para evitar qualquer dano.

Os comissários admitiram que Vettel cometeu uma infração, mas que, ao menos, foi possível fazer uma pesagem precisa do carro do alemão. Assim, o piloto recebeu uma reprimenda e uma multa de € 25 mil.

O veredito foi: “Os comissários reviram as evidências em vídeo da câmera onboard e das câmeras de segurança e analisaram a telemetria do motor, além de ouvir o piloto do carro #5 um representante da equipe.”

“Primeiramente, os comissários consideraram se houve um descumprimento do Artigo 29.1. Como o piloto parou na garagem da FIA e mais tarde desligou o motor, mesmo que não no momento esperado pelo procedimento estabelecido, e o peso foi obtido, estes elementos satisfazem os pré-requisitos do regulamento, e, portanto, os comissários consideraram que não houve descumprimento.”

“Mesmo assim, os comissários dão direções aos pilotos na balança para que o procedimento de pesagem seja feito de forma ordenada e segura, sem a possibilidade de danificar a balança.”

“Os comissários observaram que o piloto não desligou o motor no momento em que lhe foi pedido, derrubou um cone de sinalização para evitar que o piloto suba na balança, o que ele fez posteriormente. Naquele momento, lhe foi mostrado uma placa que pedia para que os freios fossem acionados por um fiscal que estava à sua frente. E, enquanto ele não atingiu o fiscal, ele o forçou para fora da balança enquanto subiu. E aí ele desligou o motor.”

“Uma vez que o peso foi obtido, ele não esperou que o fiscal empurrasse o carro para fora da balança. Por mais que os comissários aceitem que ele talvez tenha entendido errado a indicação, ele ligou o carro novamente e dirigiu para sair da balança, o que não é o procedimento, já que isso pode danificar a balança – o que aconteceu.”

“Por mais que ninguém tenha se machucado e os comissários aceitarem que ele não tenha deixado a balança de forma imprudente, o procedimento é estabelecido exatamente para evitar danos ou situações perigosas.”

Artigo anterior Hamilton culpa Sirotkin por quase ter causado acidente
Próximo artigo Verstappen: Renault perde 1s por volta, mas recuperamos 0s5 com chassi

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros