Vettel supera Raikkonen e marca a pole para o GP da China
Finlandês levou vantagem em parte do treino e na primeira rodada do Q3, mas, no fim, líder do campeonato terminou 0s087 à frente para marcar 52ª pole na F1
Líder do campeonato após vencer as duas primeiras provas da F1 em 2018, Sebastian Vettel deixou seu início de temporada ainda mais positivo ao registrar a pole position para o GP da China.
A Ferrari se apresentou de forma mais competitiva que a Mercedes durante todo o sábado, sendo que Kimi Raikkonen se mostrou um candidato sério à pole até os instantes finais. Porém, nas tentativas derradeiras do Q3, Vettel levou uma vantagem pequena sobre o parceiro, de 0s087, para largar na frente pela 52ª vez na F1.
A Mercedes bem que tentou, mas acabou a sessão com clara desvantagem para a Ferrari. Valtteri Bottas fechou o Q3 em terceiro, a 0s5 da pole, pouco melhor do que o obtido por Lewis Hamilton, quarto colocado.
Max Verstappen garantiu o quinto lugar do grid, superando o parceiro de equipe, Daniel Ricciardo, que conseguiu ir à pista a tempo depois de sofrer uma quebra nos treinos livres para fechar o top 6.
A largada do GP da China será realizada na madrugada de domingo, às 3h10 (horário de Brasília). A prova terá transmissão ao vivo da TV Globo.
Q1:
Os favoritos foram à pista quase que de imediato no Q1, e sem perder tempo: todos os pilotos já usavam pneus ultramacios. Logo de cara, Raikkonen pulou na ponta ao registrar 1min32s24, tempo que já era imediatamente melhor do que os obtidos durante os treinos livres.
A Mercedes se mostrou consideravelmente atrás na primeira fase, com Bottas à frente de Hamilton. Porém, Vettel veio à pista e assumiu a ponta, colocando 0s3 em seu parceiro de equipe – e com vantagem de 0s7 para Bottas e de 1s1 para Hamilton.
O inglês da Mercedes, aliás, ainda foi superado no Q1 por Verstappen, o quarto, e Romain Grosjean, o quinto. Contudo, ainda assim foi suficiente para avançar de fase sem sustos, de modo que os ponteiros não retornaram à pista.
Depois de longos reparos feitos em seu carro depois da quebra de motor sofrida no terceiro treino livre, Ricciardo conseguiu ir à pista nos instantes finais do Q1 – e o australiano avançou de fase em 14º.
No fim, o treino terminou de forma amarga para Sergey Sirotkin, Pierre Gasly, Lance Stroll, Charles Leclerc (que passou por um susto ao rodar na última curva do circuito durante uma tentativa) e Marcus Ericsson, os cinco eliminados.
Q2:
Para a segunda fase da sessão, a estratégia das favoritas mudou: como o Q2 determina os pneus com os quais os pilotos do top 10 irão largar, Mercedes e Ferrari foram à pista com os compostos macios (que apresentam maior durabilidade do que os ultramacios).
Mais uma vez os carros de Maranello mostraram vantagem no início – agora com Raikkonen à frente de Vettel. Bottas e Hamilton, com um carro não muito estável, terminaram a primeira rodada em quarto e sexto, respectivamente, ainda divididos por Ricciardo (terceiro) e Verstappen (quinto).
Contudo, a Mercedes voltou à pista para mais uma tentativa, e Hamilton e Bottas saltaram para as primeiras posições. O inglês marcou 1min31ss914, 0s1 à frente do parceiro de equipe e com 0s3 de vantagem para o tempo obtido anteriormente por Raikkonen. A Ferrari, por sua vez, chegou a deixar a garagem novamente com pneus ultramacios, mas os pilotos tiraram o pé no último setor de suas voltas cronometradas para, ainda assim, poderem largar com os macios.
O top 10 foi completado por: Nico Hulkenberg, Romain Grosjean, Ricciardo, Verstappen, Sergio Pérez e Carlos Sainz. Os eliminados, portanto, foram: Kevin Magnussen, Esteban Ocon, Fernando Alonso, Stoffel Vandoorne e Brendon Hartley.
Q3:
A Ferrari apresentou uma vantagem clara nas primeiras voltas do Q3. Raikkonen registrou o melhor tempo em todos os três trechos da pista para fazer 1min31s200, o que o deixou 0s1 à frente de Vettel.
A Mercedes mais uma vez veio logo atrás, com Bottas na terceira posição, 0s4 atrás de Raikkonen e com somente 0s050 de vantagem para Hamilton, o quarto. A Red Bull veio a seguir, distante das ponteiras, mas bem à frente das demais – Verstappen vinha 0s6 atrás, pouco mais de 0s1 à frente de Ricciardo.
Raikkonen parecia destinado a marcar a pole position na volta final do Q3, novamente com os melhores tempos nos dois primeiros setores da pista. Porém, por mais que tenha melhorado sua volta ao fazer 1min31s182, o finlandês não foi exatamente forte no último trecho.
Isso deu margem para que Vettel o superasse por uma vantagem pequena: fez 1min31s095 e garantiu a posição de honra no grid por 0s087. A Mercedes, por sua vez, sequer melhorou, sendo que Hamilton abortou sua volta – Bottas, então, parte em terceiro, com o inglês em quarto.
Verstappen fechou a sessão na quinta posição, à frente do parceiro de equipe, Ricciardo. Hulkenberg, Pérez, Sainz e Grosjean completaram, nesta ordem, o top 10.
Resultado final da classificação:
Cla | # | Piloto | Chassis | Motor | Tempo | Gap | km/h |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 1'31.095 | 215.419 | |
2 | 7 | Kimi Raikkonen | Ferrari | Ferrari | 1'31.182 | 0.087 | 215.213 |
3 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 1'31.625 | 0.530 | 214.172 |
4 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 1'31.675 | 0.580 | 214.056 |
5 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | TAG | 1'31.796 | 0.701 | 213.774 |
6 | 3 | Daniel Ricciardo | Red Bull | TAG | 1'31.948 | 0.853 | 213.420 |
7 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | Renault | 1'32.532 | 1.437 | 212.073 |
8 | 11 | Sergio Perez | Force India | Mercedes | 1'32.758 | 1.663 | 211.556 |
9 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Renault | Renault | 1'32.819 | 1.724 | 211.417 |
10 | 8 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 1'32.855 | 1.760 | 211.335 |
11 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 1'32.986 | 1.891 | 211.038 |
12 | 31 | Esteban Ocon | Force India | Mercedes | 1'33.057 | 1.962 | 210.877 |
13 | 14 | Fernando Alonso | McLaren | Renault | 1'33.232 | 2.137 | 210.481 |
14 | 2 | Stoffel Vandoorne | McLaren | Renault | 1'33.505 | 2.410 | 209.866 |
15 | 28 | Brendon Hartley | Toro Rosso | Honda | 1'33.795 | 2.700 | 209.217 |
16 | 35 | Sergey Sirotkin | Williams | Mercedes | 1'34.062 | 2.967 | 208.624 |
17 | 10 | Pierre Gasly | Toro Rosso | Honda | 1'34.101 | 3.006 | 208.537 |
18 | 18 | Lance Stroll | Williams | Mercedes | 1'34.285 | 3.190 | 208.130 |
19 | 16 | Charles Leclerc | Sauber | Ferrari | 1'34.454 | 3.359 | 207.758 |
20 | 9 | Marcus Ericsson | Sauber | Ferrari | 1'34.914 | 3.819 | 206.751 |
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