Últimas notícias

VIDEO: F1 transforma 'treta' de Piquet com chileno em game à la Street Fighter

Na preparação para o GP da Alemanha, a categoria relembra, com bom humor, a briga entre o brasileiro e Eliseo Salazar

Nelson Piquet, Brabham BT50 leads

Em meio às preparações para o GP da Alemanha de Fórmula 1 de 2019, disputado no próximo fim de semana em Hockenheim, uma divertida história voltou aos holofotes nesta quarta-feira. Em vídeo bem-humorado, o perfil da F1 no Instagram brincou com um episódio marcante de Nelson Piquet.

Na etapa germânica de 1982, o brasileiro protagonizou sua briga mais célebre na categoria. O tricampeão liderava a prova quando chegou no retardatário Eliseo Salazar. O chileno não deu espaço e Piquet se chocou com o piloto da ATS, parando na barreira de pneus.

Leia também:

Ao sair do carro, o brasileiro não se segurou e foi às vias de fato com o 'rival'. Irado, Piquet partiu para cima de Salazar, empurrando o capacete do chileno e tentando chutá-lo. Cena memorável, eternizada no folclore da F1.

Não à toa, a 'treta' é lembrada a cada GP da Alemanha. Neste ano, não foi diferente. A dias da corrida disputada em solo germânico, a F1 produziu um divertido vídeo, no qual rememora a briga com gráficos à la Street Fighter. Confira:

 

CURIOSIDADES DO GP DA ALEMANHA

Além da briga com Salazar, o evento rende outras boas memórias aos brasileiros, com vitórias do próprio Piquet, de Ayrton Senna e de Rubens Barrichello. Rubinho, aliás, quebrou um jejum de sete anos sem vitórias brasileiras na elite do automobilismo mundial. Veja essa e outras curiosidades do GP da Alemanha, como o fatídico acidente de Niki Lauda, na galeria especial abaixo:

Um dos mais tradicionais do calendário da F1, o GP da Alemanha deixou de ser realizado em 1950, 1955, 1960, 2007, 2015 e 2017.
As edições de 1950, vencida por Alberto Ascari, e 1960, ganhada por Joakim Bonnier, não valeram pelo campeonato.
Hockenheim, Nurburgring e Avus (foto) foram os palcos que já receberam o GP da Alemanha.
O recordista de vitórias do GP da Alemanha nunca triunfou em uma corrida válida pelo campeonato da F1. Rudolf Caracciola subiu ao lugar mais alto do pódio em seis oportunidades: 1926, 1928, 1931, 1932, 1937 e 1939.
Contando provas pela F1, Michael Schumacher e Lewis Hamilton são os recordistas, com quatro triunfos cada um.
Nelson Piquet e Ayrton Senna têm três vitórias cada. O Brasil esteve na frente em uma sequência que foi de 1986 a 1990, com ambos os pilotos.
A sequência também valeu para a Honda, que esteve com Piquet na Williams nas vitórias de 1986 e 1987, e nas de Senna de 1988, 1989 e 1990. O outro triunfo de Piquet foi em 1981, mas ele utilizava o motor Ford, da Brabham.
A última vez que um brasileiro venceu na Alemanha também foi especial. Em 2000, Rubens Barrichello encerrava um jejum de sete anos sem vitórias brasileiras na F1.
A Ferrari é a equipe com maior número de vitórias na Alemanha: 21.
O traçado antigo de Nurburgring chegou a ser o segundo maior em comprimento, com 22.8 km. Após a adequação em 1984, o traçado passou a ter 5.14 km. A última vez que a F1 esteve por lá foi em 2013.
Foi durante um GP da Alemanha, em Nurburgring, que Niki Lauda sofreu o maior acidente de sua carreira, quando teve parte de seu corpo queimado, deixando marcas pelo resto da vida. O episódio foi bem retratado no filme “Rush, no limite da emoção”.
Foi no GP da Alemanha de 1982 que aconteceu o famoso episódio da briga entre Nelson Piquet e Eliseo Salazar. O brasileiro liderava a prova quando chegou no chileno para colocar uma volta. Ele não deu espaço e Piquet se chocou com o piloto da ATS e foi parar nos pneus. Ao sair do carro, Nelson foi de encontro a Salazar, empurrando seu capacete e tentando chutá-lo. Memorável.
12

.

In this article
Fórmula 1
Eliseo Salazar
Nelson Piquet
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Com Ferrari e Mercedes, F1 confirma 2ª temporada de série na Netflix
Próximo artigo Aston Martin vai aumentar envolvimento na Fórmula 1 se Honda sair

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros