Villeneuve ataca volta de Kubica à F1: “alguém com deficiência” não deve correr
Canadense vê “grande conquista” de polonês em retorno a maior categoria do automobilismo, mas não acha que é “mensagem certa”
Campeão da Fórmula 1 em 1997 e atualmente comentarista do canal italiano Sky Sport, Jacques Villeneuve acha que o retorno de Robert Kubica ao grid da F1 é um feito incrível, mas também que que envia uma mensagem errada para sua audiência.
Kubica travou uma grande batalha pessoal para voltar ao mundial depois de seu acidente devastador de rali em 2011, que o deixou com um braço direito comprometido. Mesmo assim, o polonês fez testes em 2017 pela Renault e pela Williams, conseguindo uma vaga de reserva no time inglês em 2018. Neste ano, com ajuda de patrocínios, ele subiu para titular.
Sempre polêmico, Villeneuve tem uma visão diferente sobre a história de superação do piloto de 34 anos.
"É claro que é uma grande conquista o fato de Kubica retornar depois de tantos anos, é realmente inacreditável", disse o canadense ao site holandês Formule1.nl.
"Se você fez algo que ama e que foi tirado de você, você sabe o que está perdendo.”
"Então você vai trabalhar ainda mais para recuperar. Eu também tenho certeza que ele fará tudo para chegar ao topo. Se eu estivesse no lugar dele, eu faria o mesmo. Você não deve deixar essa chance passar."
"Mas eu acho que é terrível. Isso não é bom para o esporte", acrescentou Villeneuve.
"Eu já disse isso no ano passado e não vou mudar minha opinião. A Fórmula 1 deve ser o ponto mais alto das corridas, é a classe dos reis.”
"Então não é bom para o esporte que alguém com deficiência possa participar. Pelo menos não na Fórmula 1 – talvez em outras categorias.”
"A Fórmula 1 deve ser dura, deve ser difícil e quase inacessível. O retorno de Robert não é a mensagem certa."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.