Recomendado para você

F1: Red Bull quebra parque fechado e faz mudanças no carro de Verstappen; piloto deve ser punido

F1: Red Bull quebra parque fechado e faz mudanças no carro de Verstappen; piloto deve ser punido

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Red Bull quebra parque fechado e faz mudanças no carro de Verstappen; piloto deve ser punido
F1: Norris admite 'susto' com ritmo da Mercedes em Interlagos

F1: Norris admite 'susto' com ritmo da Mercedes em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris admite 'susto' com ritmo da Mercedes em Interlagos
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida no GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida no GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida no GP de São Paulo, em Interlagos
WEC: Ferrari é coroada campeã da classe Hypercar; Toyota vence no Bahrein

WEC: Ferrari é coroada campeã da classe Hypercar; Toyota vence no Bahrein

WEC
WEC
Bahrein
WEC: Ferrari é coroada campeã da classe Hypercar; Toyota vence no Bahrein
F1 - Leclerc confia no acerto da Ferrari para primeiro pódio no Brasil: "Estamos fortes"

F1 - Leclerc confia no acerto da Ferrari para primeiro pódio no Brasil: "Estamos fortes"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Leclerc confia no acerto da Ferrari para primeiro pódio no Brasil: "Estamos fortes"
F1: Hamilton classifica GP de São Paulo como "mais um fim de semana para esquecer"

F1: Hamilton classifica GP de São Paulo como "mais um fim de semana para esquecer"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Hamilton classifica GP de São Paulo como "mais um fim de semana para esquecer"
F1: Bortoleto pode largar mesmo sem marcar tempo na classificação em Interlagos?

F1: Bortoleto pode largar mesmo sem marcar tempo na classificação em Interlagos?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Bortoleto pode largar mesmo sem marcar tempo na classificação em Interlagos?
F1: Verstappen 'joga toalha' na disputa pelo título de 2025 após quali do GP de São Paulo

F1: Verstappen 'joga toalha' na disputa pelo título de 2025 após quali do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Verstappen 'joga toalha' na disputa pelo título de 2025 após quali do GP de São Paulo
Últimas notícias

"Virar o mestre dos pneus será a chave", diz Bruno Senna

Piloto da Williams explica por que tem dificuldade na classificação e espera melhorar na segunda metade da temporada

Bruno Senna chega a meados de sua primeira temporada completa com os Pirelli com um objetivo claro: fazer o complicado pneu trabalhar bem em classificação. Feliz com seu ritmo de corrida, o piloto da Williams acredita que poderia obter resultados melhores caso largasse mais à frente.

“É sempre uma questão de conseguir acertar as condições perfeitas do pneu – e esse pneu da Pirelli é ainda mais sensível à temperatura, não só da superfície, como também do composto inteiro. É um pneu muito mais sensível do que o Bridgestone, com o qual nunca tive problema.”

Ao menos potencial para largar mais à frente o carro da Williams vem mostrando que tem, já que o companheiro de Bruno, Pastor Maldonado, colocou a equipe entre as dez melhores em quatro oportunidades nas nove provas disputadas até aqui. Mas o brasileiro lembra que seu estilo é bastante diferente em relação ao venezuelano.

“Se eu soubesse perfeitamente, ia ficar fácil de resolver o problema. O que acontece é que o pneu é extremamente sensível à temperatura e ao estresse. Fazendo uma comparação bruta entre o Pastor e eu, ele faz as curvas mais curtas que as minhas e eu carrego um pouco mais de velocidade nas curvas. Isso funciona para curvas de média e alta, mas nas de baixa ele está ganhando e é nisso que eu tenho de mudar”, observa Bruno.

“Fora Barcelona, se olharmos as diferenças nas classificações, elas são muito pequenas, mas, com dois décimos, você pode estar 10 posições atrás. Essa vem sendo a diferença entre quem é ou não bem-sucedido neste ano. Então, virar o mestre dos pneus será a chave. Na corrida, estou andando bem, mas na classificação, precisa melhorar.”

Senna tem a esperança de que sua situação em classificação melhore exponencialmente a partir do GP da Bélgica. Afinal, ano passado, foi justamente de Spa em diante que o brasileiro assumiu o cockpit da então equipe Renault.

“Voltar para pistas em que já andei com certeza vai ajudar. Mas é difícil dizer o quanto de desenvolvimento terei. Esse é meu primeiro ano inteiro e podemos ver o crescimento do próprio Pastor de um ano para o outro. Todo mundo sabe que demora mesmo um ano para você aprender esses pneus e o Pastor está fazendo tudo de novo. Para mim, por enquanto é tudo novo e espero que, quando chegar na parte que já conheço, espero que as coisas fiquem mais tranquilas.”

Perto de completar uma temporada andando por equipes competitivas do meio do pelotão, depois de ter feito um ano de estreia, em 2010, pela fraca HRT, Senna vê uma clara evolução em suas performances.

 “Tenho muito mais estrutura para tomar decisões. Estou ficando mais experiente, ainda que tenha muito trabalho para chegar em um nível máximo. Porém, mesmo com as dificuldades de perder as sextas-feiras e com incidentes, acho que chega no domingo e eu geralmente consigo fazer um trabalho bom. Com certeza, ainda tenho de melhorar a primeira parte do final de semana e, então, os resultados vão ficar um pouco mais normais de acordo com o desempenho do carro.”

Artigo anterior Vettel revela dificuldade da Red Bull para desenvolver o RB8
Próximo artigo Newey é contra cockpits fechados para aumentar a segurança

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros