F1: Vitória dividida e acidente de Webber e Alonso no Brasil-2003
Interlagos sediava uma das provas mais aleatórias da história recente da Fórmula 1 há 17 anos
Nesta segunda-feira, o GP do Brasil de 2003 completa exatos 17 anos. A prova realizada em Interlagos foi uma das mais movimentadas da Fórmula 1 moderna, com alteração do vencedor e um final completamente atribulado.
Além de tudo, a corrida de São Paulo foi a 700ª da história da categoria máxima do automobilismo mundial. E tudo isso em meio à tradicional chuva paulistana naquele fatídico 6 de abril. É o que o Motorsport.com relembra nesta matéria especial.
A etapa foi a terceira da temporada 2003 e teve o brasileiro Rubens Barrichello na pole position com a Ferrari. Entretanto, a água começou a cair já no começo daquele domingo e a largada foi dada com o safety car.
O líder do campeonato era o finlandês Kimi Raikkonen, então na McLaren. O time de Maranello, por sua vez, tinha que minimizar o prejuízo, já que estava utilizando o carro de 2002 e só teria o novo monoposto no GP da Espanha.
A McLaren não tinha nada a ver com isso e viu o escocês David Coulthard assumir a ponta após a saída do carro de segurança, na sétima volta. Entretanto, a 'normalidade' da corrida durou pouco, já que uma série de acidentes estava por vir.
Na volta 18, Ralph Firman teve quebra de suspensão e atingiu Olivier Panis, causando nova entrada do carro de segurança. No 25º giro, o brasileiro Antônio Pizzonia bateu na Curva do Sol com Juan Pablo Montoya.
Duas voltas depois, a vítima foi o então pentacampeão Michael Schumacher. No giro de nº 33, foi a vez de Jenson Button também bater na Curva do Sol. Doze voltas mais tarde, Barrichello passou Coulthard e reassumiu a ponta, mas abandonou com pane seca no 47º giro.
Na volta 52, o escocês ainda liderava, mas precisou fazer um pit stop e Raikkonen assumiu a ponta. Entretanto, logo na sequência, o Homem de Gelo errou e permitiu que o italiano Giancarlo Fisichella fosse para a liderança com a Jordan.
Em terceiro, quem aparecia era Fernando Alonso, que fazia grande prova de recuperação após largar em 10º com a Renault. O que o espanhol não esperava, porém, era a sequência de batidas que aconteceria em breve.
A primeira delas ocorreu no 54º giro, quando o australiano Mark Webber bateu forte com a Jaguar. Na volta seguinte, Alonso estava em alta velocidade e não conseguiu desviar dos detritos, chocando-se com violência contra o carro adversário e causando ainda mais estrago.
Depois da batida, a bandeira vermelha tremulou e a prova teve seu encerramento decretado, o que acabou garantindo o pódio a Alonso. Entretanto, a confusão de resultados se deu mais à frente, já que Raikkonen e Fisichella haviam trocado posições logo antes do acidente.
No fim das contas, a Jordan de Fisichella pegou fogo após a batida de Webber e Alonso e o italiano teve que parar, devolvendo a ponta a Raikkonen. O finlandês foi declarado vencedor e 'Fisico' o segundo colocado, mas não por muito tempo.
Revendo a sequência dos fatos após o GP, os comissários decidiram que Fisichella deveria ficar com a vitória, já que ele liderava a prova duas voltas antes do acidente. De acordo com os regulamentos, o líder da corrida dois giros antes da batida seria o real vencedor.
Na etapa seguinte, então, um dos fatos mais inusitados da história recente da F1 aconteceu: antes do GP de San Marino, em cerimônia não-oficial em Ímola, um sorridente Raikkonen entregou o troféu do triunfo em Interlagos para Fisichella, vencedor pela primeira vez.
TABELA: Veja o resultado completo do GP do Brasil de F1 de 2003
Pos | Piloto | Carro | Voltas |
1 | Giancarlo Fisichella | Jordan/Ford | 54 |
2 | Kimi Räikkönen | McLaren/Mercedes | 54 |
3 | Fernando Alonso | Renault | 54 |
4 | David Coulthard | McLaren/Mercedes | 54 |
5 | Heinz-Harald Frentzen | Sauber/Petronas | 54 |
6 | Jacques Villeneuve | BAR/Honda | 54 |
7 | Ralf Schumacher | Williams/BMW | 54 |
8 | Jarno Trulli | Renault | 54 |
9 | Mark Webber | Jaguar/Cosworth | 53 |
10 | Cristiano da Matta | Toyota | 53 |
DNF | Rubens Barrichello | Ferrari | 46 |
DNF | Jenson Button | BAR/Honda | 32 |
DNF | Jos Verstappen | Minardi/Cosworth | 30 |
DNF | Michael Schumacher | Ferrari | 26 |
DNF | Juan Pablo Montoya | Williams/BMW | 24 |
DNF | Antônio Pizzonia | Jaguar/Cosworth | 24 |
DNF | Olivier Panis | Toyota | 17 |
DNF | Ralph Firman | Jordan/Ford | 17 |
DNF | Justin Wilson | Minardi/Cosworth | 15 |
DNF | Nick Heidfeld | Sauber/Petronas | 8 |
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