Warwick reclama de falta de incentivo público ao automobilismo
Presidente da entidade que administra o circuito de Silverstone quer que esporte seja tratado como modalidades olímpicas
O presidente da BRDC, entidade sem fins lucrativos que administra o circuito de Silverstone, Derek Warwick, reclamou da falta de assistência do governo britânico e comparou a realidade dos jovens pilotos britânicos ao dos atletas olímpicos, que recebem dinheiro vindo da loteria e dos cofres públicos.
O ex-piloto lembrou que Silverstone esteve seriamente ameaçada de ficar de fora do calendário da Fórmula 1 em 2008 por falta de investimento no circuito, e afirmou que a situação financeira do autódromo é delicada.
“Com Bernie Ecclestone você nunca pode ter certeza de nada, mas temos um contrato de 17 anos e estamos muito seguros para os próximos 14 anos. Mas tenho de dizer que nosso negócio é muito marginal, não fazemos muito dinheiro – na verdade perdemos em 2012 – então me entristece ver o investimento público em outros atletas britânicos”, afirmou à Sky Sports.
“Os remadores recebem 27 mil libras [mais de 87 mil reais] cada, os pilotos jovens e Silverstone não recebem nada da loteria e do governo. Chegou a hora deles pararem de ver as pessoas do esporte a motor como milionárias. Muitas pessoas na F-1 têm muito dinheiro, mas nossos jovens pilotos precisam de ajuda – eles precisam do governo e da loteria, assim como Silverstone. Temos dificuldades e poderíamos melhorar com alguma ajuda”, completou Warwick.
Vários circuitos no calendário, incluindo o palco do GP do Brasil, em Interlagos, e pistas mais novas, como no Bahrein e na China, são mantidas com dinheiro público. Na Inglaterra, porém, todas as recentes reformas em Silverstone foram realizadas por meio de acordos com a iniciativa privada.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.