F3: Barnard vence movimentada corrida na Bélgica; por uma posição, título de Bortoleto é adiado para Monza

Brasileiro precisava chegar na zona de pontuação para se sagrar campeão da temporada em Spa, mas acabou cruzando a linha de chegada em P11

Taylor Barnard, Jenzer Motorsport

A Fórmula 3 fez sua última corrida em Spa e em uma prova bastante movimentada, Taylor Barnard levou a vitória para casa. Christian Mansell e Nikita Bedrin completaram o pódio na Bélgica.

Leia também:

A 'consagração' do título da temporada 2023, no entanto, ficou para Monza. Gabriel Bortoleto, líder da F3 não conseguiu entrar na zona de pontuação (requisito necessário para ele sair de Spa como campeão), encerrando em P11, o que fez com que a conquista fosse adiada. Caio Collet cruzou a linha de chegada em P5 após uma disputa tripla na última volta emocionante. Roberto Faria abandonou.

 

A crrida

A largada da corrida não foi tomada por grande incidentes. A pista, bastante molhada por conta da chuva, foi evoluindo já a partir do início da prova. Na quarta volta, a bandeira amarela foi acionada por conta de um carro que ficou parada no traçado.

Uma volta depois, a bandeira amarela entrou em cena novamente, sendo seguida pelo safety car por conta da batida de Goethe. A grande maioria dos pilotos, então, aproveitou o momento para fazer a troca de pneus tirando o de chuva.

Pouco depois, o brasileiro Roberto Faria também 'atolou' na brita.  O carro de segurança durou duas voltas e na relargada, Aron acabou perdendo a direção do carro e despencou para o meio do grid.

 

Com a pista limpa, os pilotos travaram batalhas importantes por posição na pista. Bortoleto, que corria pelo título, fez uma bela ultrapassagem para garantir o P12 e se aproximar da vitória. Enquanto isso, lá na frente a briga para ficar com o P1 era pegada.

Na penúltima volta, Gray acertou em cheio outro carro, ficou parado na pista e ocasionou uma bandeira amarela. O carro ficou 'estacionado' bem perto da entrada dos boxes. Na última volta, uma disputa tripla envolvendo o brasileiro Caio Collet fechou com chave de ouro a corrida.

Resultado:

1 - T. Barnard

2 - C. Mansell

3 - N. Bedrin

4 - A. Garcia

5 - C. Collet

6 - S. Montoya

7 - S. Florersch

8 - P. Aron

9 - J. Martí

10 - F. Colapinto

11 - G. Bortoleto

12 - Z. O'Sullivan

13 - M. Boya

14 - L. Fornaroli

15 - K. Frederick

16 - D. Beganovic

17 - N. Tsolov

18 - T. Smith

19 - J. Edgar

20 - G. Saucy

21 - R. Villagómez

22 - H. Barter

23 - L. Brownning

24 - F. Simonazzi

25 - W. Shin

Norris ironiza Hamilton e Pérez: passou do ponto?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate se Red Bull de 2023 pode ser comparada à McLaren de 1988

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F3: Collet vence primeira do ano na Bélgica em corrida marcada por interrupções; Bortoleto abandona
Próximo artigo Bortoleto diz que temporada da F3 tem sido "um sonho" e fala sobre expectativas da final em Monza

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil