Últimas notícias

Bortoleto diz que temporada da F3 tem sido "um sonho" e fala sobre expectativas da final em Monza

Piloto brasileiro está a dois pontos de conquistar título da categoria de acesso à F1 em seu ano de estreia

Gabriel Bortoleto

Gabriel Bortoleto vive uma temporada de sonhos na Fórmula 3. Em seu ano de estreia, o brasileiro vem dominando a categoria. Graças a uma performance consistente, fundamental em um grid equilibrado como o da categoria, o piloto da Trident se encontra a um mês de carimbar uma conquista importante em sua carreira, que o projetará ainda mais para um futuro na Fórmula 1.

Com 38 pontos de vantagem e apenas 39 em jogo na etapa de Monza, Bortoleto diz que mal pode esperar pela final da F3 e faz um balanço da temporada.

Leia também:

Em entrevista ao Motorsport.com durante a passagem da Stock Car Pro Series no Velocitta, o piloto da Trident na Fórmula 3 fez um balanço sobre o dominante ano de estreia na categoria, onde lidera desde o fim da primeira etapa, no Bahrein.

"Eu diria que tem sido uma surpresa, começando uma temporada de novato na Fórmula 3, que é um campeonato que é muito competitivo, muito difícil", disse. "Se eu não me engano o único a fazer isso antes foi o Oscar Piastri".

"Então estar liderando o campeonato a uma etapa do final, liderando desde o começo do ano tem sido um sonho. Eu sabia que tínhamos o potencial para isso após os treinos que fizemos no fim do ano passado, mas começar e depois nunca mais sair da liderança é incrível".

Para Bortoleto, o ponto forte de sua campanha pelo título foi o bom início de temporada, vencendo as duas corridas principais nas etapas de abertura.

"Eu diria que o começo da temporada foi realmente bom. Foi onde eu consegui construir uma vantagem ideal, vencendo as duas corridas principais nas primeiras etapas e depois foi mais uma questão de consistência, ficando sempre no top 5, obtendo o máximo de pontos possível".

O brasileiro poderia ter sido campeão com antecedência na etapa anterior, na Bélgica. Mas uma classificação complicada devido à chuva o deixou com as duas mãos na taça, tendo 38 pontos de vantagem com apenas 39 em jogo na final de Monza.

Gabriel Bortoleto, Trident celebrates in Parc Ferme

Gabriel Bortoleto, Trident celebrates in Parc Ferme

Photo by: Lionel Ng / Motorsport Images

Mas Bortoleto disse que a pressão não impactou sua performance na etapa de Spa-Francorchamps. 

"Eu tentei focar no trabalho como sempre. A classificação foi muito complicada, porque a pista estava secando. Então não foi um quali comum, foi uma classificação típica da Bélgica. E a pista variava bastante. Eu fiquei no top 3 quase a sessão inteira, mas na última volta eu acabei tendo uma chance a menos que os outros por ter entrado mais tarde nos boxes".

"Quando eu coloquei o segundo jogo [de pneus] eu não sabia como estava a aderência da pista, então eu tive que ir meio que no chute. Acabou que eu senti que estava abaixo do limite no primeiro setor".

"Eu tentei extrair mais no segundo, mas acabei cometendo um erro que me custou a volta. Mas era um risco que eu tinha que tomar. Mas não acho que foi pressão, foi mais não saber como que a pista estava".

Agora, o desafio para Bortoleto é manter a expectativa durante a pausa da F3. A etapa derradeira do campeonato, que deve consagrá-lo campeão, acontece apenas nos dias 02 e 03 de setembro no circuito de Monza, na Itália.

"É difícil, porque eu sei que eu estou muito perto, mas, ao mesmo tempo, tá muito longe ainda. Estamos a um mês da etapa de Monza, e eu quero andar, ver o que podemos conquistar lá. Eu estou animado, confiante".

"A equipe foi bem nos últimos anos lá. E falta pouco. Dois pontos. O negócio é trabalhar. Agora estou no Brasil descansando, mas, ao mesmo tempo, treinando bastante no simulador, físico".

VÍDEO: Max Wilson compara auges de Verstappen, Hamilton e Alonso

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate se Red Bull de 2023 pode ser comparada à McLaren de 1988

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F3: Barnard vence movimentada corrida na Bélgica; por uma posição, título de Bortoleto é adiado para Monza
Próximo artigo Bortoleto: futuro na F2 está "garantido" e Alonso "me ajudou muito"
Assinar