F3: Bortoleto largará em terceiro no Red Bull Ring

Sexta etapa da temporada 2023 acontece neste fim de semana em Spielberg, na Áustria

Gabriel Bortoleto

Foto de: James Gasperotti

Neste fim de semana, de hoje até o próximo domingo, a Fórmula 3 retoma o seu calendário para as disputas da quinta etapa da competição. Pilotos e equipes desembarcaram no Red Bull Ring, em Spielberg, na Áustria, para as disputas que efetivamente abrem uma sequência de quatro finais de semana de corrida até o fim do mês de julho.

Líder do Campeonato com 92 pontos o brasileiro Gabriel Bortoleto, representante da Americanet e KTF Sports, chegou bastante animado ao circuito austríaco. Sem se acomodar à condição de primeiro lugar na tabela de classificação o jovem de 18 anos se preparou de forma muito intensa nas últimas semanas e acredita que está pronto para lutar pelas vitórias nesta rodada.

Leia também:

“Adoro este circuito aqui de Red Bull Ring. A pista é muito veloz e, nos anos anteriores, correndo pela FRECA, estive sempre entre os mais rápidos. Nas últimas semanas me preparei muito no simulador, seja no da equipe ou no meu particular".

"Do ponto de vista pessoal treinei bastante a parte física e me sinto realmente preparado para o início dessa maratona de corridas que teremos nas próximas semanas”, comentou o jovem da cidade de São Paulo.

O Red Bull Ring é um dos mais velozes da temporada. Inserido numa belíssima região montanhosa, a quase 900 metros acima do nível do mar, a pista conta com 4.318 metros de extensão permeada por apenas 10 curvas e três longos trechos de aceleração plena. O recorde atual para a F3 é do piloto mexicano Sebastán Fernandez, estabelecido em 2020, com o tempo de 1m19s429.

Bortoleto iniciou fim de semana na liderança

Assim como projetou em toda a sua preparação para o fim de semana Gabriel Bortoleto foi para a pista no treino livre desta manhã disposto a encontrar o melhor setup para o seu carro visando a sessão classificatória que aconteceria poucas horas depois.

Com total suporte de sua equipe de engenharia, bem como, o dedicado trabalho dos mecânicos da equipe Trident o piloto do carro #5 conseguiu extrair a melhor performance de seu equipamento e com a marca de 1m19s410 foi o mais veloz da pista.

Este tempo, também, lhe rendeu o recorde extra-oficial do circuito austríaco superando em 19 milésimos a marca anterior.

Na sessão classificatória, que foi realizada no meio da manhã desta sexta-feira, Gabriel também foi muito bem. Diante de um difícil posicionamento de pista, onde todos os competidores buscavam uma situação de vácuo mais adequada, Bortoleto estabeleceu a marca de 1m20s474 se garantiu no terceiro lugar para o grid da corrida 2, a ser disputada na manhã de domingo.

Para a corrida 1, que sempre é disputada no sábado e usa a inversão as 12 primeiras posições da classificação, Gabriel partirá da quinta fila, no décimo lugar.

Confira abaixo o horário das corridas que terão transmissão, ao vivo, pelo BandSports:

Sábado (1º de julho)

05:00 – 05:30 – Corrida 1

Domingo (2 de julho)

03:30 – 04:10  - Corrida 2

Quem desbancaria Verstappen na Red Bull? Rico Penteado comenta

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: Leclerc na Aston? Volta de Ricciardo? Sainz na Audi? O que vem por aí para 2024?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F3: Saucy faz a pole na Áustria em classificação caótica; Bortoleto é 3º e Collet 5º
Próximo artigo F3: Aron vence corrida 1 na Áustria após largar em 8º; Collet sobe ao pódio e Bortoleto é 10º

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil