F3: Quilometragem acumulada em teste anima Collet para abertura da temporada
Brasileiro estreia com a equipe VAR após fechar treino de pré-temporada em quarto lugar
Caio Collet inicia neste fim de semana sua terceira temporada na Fórmula 3, no evento-suporte ao GP do Bahrein de F1 em Sakhir. Será a primeira competição do piloto brasileiro de 20 anos de idade pela equipe holandesa Van Amersfoort Racing (VAR), que em 2023 disputa sua segunda temporada na categoria.
Collet neste ano pilota o carro #17 e chega credenciado como um dos mais experientes competidores do grid, depois de duas temporadas finalizadas entre os dez melhores na F3 – foi nono em seu ano de estreia e oitavo no ano passado. Seu repertório na categoria foi um dos fatores decisivos para o interesse da VAR, escuderia que fez uma temporada inaugural consistente, vencendo corrida em 2022 e cravando o recorde da pista com a pole no Bahrein logo em sua prova de estreia, e que agora ambiciona resultados mais expressivos.
O contato inicial entre piloto e equipe na pista foi bastante produtivo nos testes de pré-temporada realizados em Sakhir há duas semanas. Vencedor de duas provas no ano passado, Caio percorreu a distância de diversas corridas e realizou simulação de quali, fechando uma das sessões com o quarto melhor tempo.
Exceto na etapa de Monaco, que terá programação diferenciada, o regulamento deste ano mantém o formato da temporada passada, com um treino livre de 45 minutos e um quali de 30, antes das duas corridas de cada etapa. A Sprint Race paga dez pontos ao vencedor e acontece no sábado, com ordem de largada estabelecida pela inversão das 12 primeiras posições do treino classificatório. A Feature Race distribui mais pontos (25 pela vitória), é realizada no domingo e tem o grid definido pelo resultado do quali.
“Aprimoramos tanto os pontos fortes quanto os fracos durante o teste, tanto na minha performance quanto na da equipe e do carro”, disse Collet. “Começamos o primeiro dia um pouco fora do ritmo e evoluímos até o topo, o que foi muito positivo. No último dia completei a distância de duas corridas e fizemos uma simulação de quali. Foi intenso e coletamos dados importantes. Se algo mudar no fim de semana da corrida, sabemos a direção que temos que tomar no desenvolvimento do carro. Estamos preparados.”
O Bandsports exibe para o Brasil o classificatório e as corridas da primeira etapa do calendário no Bahrein.
Drive To Survive: erros e acertos da 5ª temporada da série da F1. Cadê Interlagos e Vettel?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.