F3: Quilometragem acumulada em teste anima Collet para abertura da temporada

Brasileiro estreia com a equipe VAR após fechar treino de pré-temporada em quarto lugar

Caio Collet

Dutch Photo Agency

Caio Collet inicia neste fim de semana sua terceira temporada na Fórmula 3, no evento-suporte ao GP do Bahrein de F1 em Sakhir. Será a primeira competição do piloto brasileiro de 20 anos de idade pela equipe holandesa Van Amersfoort Racing (VAR), que em 2023 disputa sua segunda temporada na categoria.

Leia também:

Collet neste ano pilota o carro #17 e chega credenciado como um dos mais experientes competidores do grid, depois de duas temporadas finalizadas entre os dez melhores na F3 – foi nono em seu ano de estreia e oitavo no ano passado. Seu repertório na categoria foi um dos fatores decisivos para o interesse da VAR, escuderia que fez uma temporada inaugural consistente, vencendo corrida em 2022 e cravando o recorde da pista com a pole no Bahrein logo em sua prova de estreia, e que agora ambiciona resultados mais expressivos.

O contato inicial entre piloto e equipe na pista foi bastante produtivo nos testes de pré-temporada realizados em Sakhir há duas semanas. Vencedor de duas provas no ano passado, Caio percorreu a distância de diversas corridas e realizou simulação de quali, fechando uma das sessões com o quarto melhor tempo.

Exceto na etapa de Monaco, que terá programação diferenciada, o regulamento deste ano mantém o formato da temporada passada, com um treino livre de 45 minutos e um quali de 30, antes das duas corridas de cada etapa. A Sprint Race paga dez pontos ao vencedor e acontece no sábado, com ordem de largada estabelecida pela inversão das 12 primeiras posições do treino classificatório. A Feature Race distribui mais pontos (25 pela vitória), é realizada no domingo e tem o grid definido pelo resultado do quali.

“Aprimoramos tanto os pontos fortes quanto os fracos durante o teste, tanto na minha performance quanto na da equipe e do carro”, disse Collet. “Começamos o primeiro dia um pouco fora do ritmo e evoluímos até o topo, o que foi muito positivo. No último dia completei a distância de duas corridas e fizemos uma simulação de quali. Foi intenso e coletamos dados importantes. Se algo mudar no fim de semana da corrida, sabemos a direção que temos que tomar no desenvolvimento do carro. Estamos preparados.”

O Bandsports exibe para o Brasil o classificatório e as corridas da primeira etapa do calendário no Bahrein.

Drive To Survive: erros e acertos da 5ª temporada da série da F1. Cadê Interlagos e Vettel?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com discute duelos internos das equipes da F1 em 2023

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F3: Bortoleto lidera último dia de testes da pré-temporada
Próximo artigo F3: Confira horários e como assistir etapa do Bahrein, que abre a temporada 2023

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil