GP de Macau quer manter atuais F3 após acidente de Floersch
O GP de Macau está inclinado a permanecer com os atuais carros da F3 após o acidente de Sophia Floersch na edição de 2018 da prova, no mês passado.
A organizadora da corrida, a AAMC, está preocupada com os carros de 2019, que competirão na FIA F3, o que poderia aumentar demais as velocidades no circuito de Guia.
Enquanto a geração de 2012-2018 produzem 240 cv e atingem 270 km/h, espera-se que os novos carros, de 380 cv, cheguem aos 300 km/h.
O modelo de 2018 pesa 580 kg, e o carro futuro, que terá um motor maior, deverá ser consideravelmente mais pesado.
Além disso, a homologação do circuito de Macau, que é Grau 3, significa que a relação entre peso e potência deve ser, no máximo, 2 para 1.
Com 380 cv, os novos F3 teriam de pesar no mínimo 760 kg, o que seria mais do que um F2 (que pesa 750 kg).
O Motorsport.com entende que a organização da prova não queria fazer as mudanças necessárias no circuito para adquirir a homologação Grau 2.
Em reunião, sugeriu-se um temor de que o aumento de peso e velocidade dos novos F3 poderiam trazer consequências mais sérias a acidentes como o de Floersch.
Os carros da nova FIA F3 estariam livres para competir em Macau, já que o chefe da categoria, Bruno Michel, disse às equipes que o campeonato terminaria no fim de semana do GP da Rússia, entre 28 e 29 de setembro.
Entende-se que o governo de Macau, que aprova o programa da AAMC, está disposta a seguir trabalhando com a FIA, o que favoreceria os novos F3. Então, é provável que haja um período de negociação entre as partes.
Os carros de 2018 da F3, que serão homologados pela FIA até o fim de 2019, continuarão a competir na próxima temporada em três campeonatos distintos, o que não deve ser um problema para encher o grid em Macau com estes carros.
O DTM terá o apoio da Fórmula European Masters, que é sucessora direta da atual F3 Europeia; há também a Eurofórmula Open, além da F3 Japonesa.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.