Pedro Piquet diz que F2 pode começar em julho e com duas etapas a menos no calendário
Em participação exclusiva na Live do Motorsport.com, filho de Nelson Piquet e piloto da principal categoria de acesso à F1, falou sobre a situação do campeonato também prejudicado pela pandemia de coronavírus
O coronavírus tem deixado boa parte das pessoas em suas residências e os pilotos não fogem a essa regra. Boa parte da família Piquet está reunida em Brasília e Pedro, o segundo mais jovem entre os filhos de Nelson Piquet, é um dos que lá permanecem.
Em entrevista exclusiva na Live do Motorsport.com no Instagram, o representante do Brasil na temporada 2020 da F2 (junto com Felipe Drugovich e Guilherme Samaia) falou sobre como está sendo este momento de confinamento, com parte da família atendendo ao chamado do tricampeão mundial.
“Há umas três semanas, meu pai chamou a gente e pediu para que não saíssemos de casa pelo menos por umas seis semanas”, disse Pedro. “Estamos aqui, fazendo o que ele pediu, mas também por achar que é o certo, pelo que está acontecendo.”
“Estava treinando de kart em São Paulo e vim para Brasília antes desse momento de confinamento. Chegou uma hora que ele disse ‘de agora em diante, não quero que mais que ninguém saia, vamos tentar fazer isso, porque acho que a situação está começando a ficar feia’.”
A F2 fez sua pré-temporada já no local onde começaria a jornada de 2020, no Bahrein, com Pedro liderando logo de cara, no primeiro dia, e sendo o terceiro mais rápido no dia seguinte. Tudo estava pronto, mas entrou em cena o coronavírus, que fez a equipe Charouz Racing System e os organizadores mudarem de planos.
“Todo mundo estava achando que a etapa aconteceria. Só no final dos testes, quando eles estavam empacotando tudo, eu perguntei porque eles estavam fazendo aquilo. Daí eles me disseram que havia uma chance de não ter corrida. Geralmente os carros ficam lá, porque seria apenas duas semanas depois.”
A pandemia tem colocado mais pontos de interrogação do que certezas no mundo do esporte a motor. A situação do coronavírus atual impede de se ter alguma projeção duradoura, mas neste momento, Piquet falou sobre o que a organização pretende com o campeonato deste ano.
“As datas [da F2] estão relacionadas à F1. Pelo que tenho de informação, a primeira corrida deve ser em julho, talvez com algum teste antes, em junho. Ao invés de 12, devem ser 10 etapas, pelo que eles estão prevendo. Aí algumas corridas que aconteceriam no início do ano devem colocar no final. Mônaco já está cancelada e devem cortar outra. Acredito também que eles vão estender a temporada um pouquinho mais para dezembro.”
Confira imagens de Pedro Piquet durante os testes da F2 no Bahrein
Nova categoria, novos pneus
Uma das principais pautas sobre a F2 é o novo tipo de pneu, de 18 polegadas, ajudando a Pirelli na pesquisa sobre a borracha que a F1 usará em 2022. Piquet falou sobre como se sentiu com essa nova especificação, podendo render mais boas novas no futuro, quando a temporada começar.
“O pneu aro 18 tem um ombro muito fino, então ele não dobra na curva, não tem o jogo que o aro 13 tem. Você tem que ser um pouco mais suave, não pode chegar na curva de alta e virar de repente, senão você vai perder o carro. Eu sinto que na minha pilotagem, eu sou suave, consigo andar bem assim, sem fazer loucuras para fazer o carro virar. Me senti bem com esse pneu dessa forma, acho que é bom para o meu estilo. Creio que preciso de mais tempo, foi apenas um treino, mas me senti bem.”
“O time fez um trabalho bom para conseguir começar da melhor maneira. Como você não treina muito, você tem que fazer muita simulação, adivinhando como o carro vai começar, principalmente com esses pneus. Desde o início, estávamos fortes e fiquei bem feliz, não só em volta rápida, mas nas simulações de corrida.”
Veja como o coronavírus tem afetado o calendário do esporte a motor pelo mundo
VÍDEO: Top 5 corridas mais geniais de pilotos na F1, por Felipe Motta
PODCAST #035 - Senna é o melhor piloto de todos os tempos da F1?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.