Bird resiste a pressão e vence ePrix de Santiago

Inglês herda a ponta após acidente de Buemi e contém ataques de Wehrlein; Piquet é 11º, Di Grassi o 12º e Massa abandona
Sam Bird, da Virgin, ficou com a vitória no movimentado ePrix de Santiago, no Chile. O inglês assumiu a ponta após um acidente de Sebastien Buemi, o pole position, e resistiu aos ataques de Pascal Wehrlein para se tornar o terceiro vencedor diferente em três corridas na temporada de 2018/2019 da Fórmula E.
Buemi largou da primeira posição e liderou a fase inicial da prova. Bird, que partiu em quinto, superou Stoffel Vandoorne na largada e passou Daniel Abt ainda na primeira volta para subir para terceiro.
O suíço da Nissan e.dams controlou a ponta, mantendo-se à frente de Wehrlein, que pressionava. No entanto, na 11ª volta, Bird fez uso do Attack Mode para passar o alemão, sempre com Buemi à vista.
Com 15 minutos para o fim, Buemi perdeu o controle na freada da chicane e bateu no muro, o que provocou grandes danos ao seu carro. O suíço teve de abandonar, o que deixou a ponta nas mãos de Bird, com Wehrlein imediatamente atrás.
O alemão, ex-F1, chegou a pressionar e tentar um ataque, mas, no fim, a vitória ficou com Bird. Abt completou o pódio.
Os demais protagonistas do campeonato não tiveram um bom sábado. Jerome d’Ambrosio foi oitavo colocado depois de partir do fundo do grid, o que foi suficiente para mantê-lo na liderança do campeonato. Já Jean-Eric Vergne e Antonio Felix da Costa chegaram a se tocar durante a prova e abandonaram em momentos distintos.
Os brasileiros também não tiveram o melhor dos dias. Lucas di Grassi cruzou em nono, mas recebeu uma punição após a bandeirada devido a um toque em Jose Maria López. Assim, ele caiu para 12º, imediatamente atrás de Nelsinho Piquet, da Jaguar.
Já Felipe Massa ocupou durante parte da prova a nona posição, a mesma em que largou, e chegou a duelar com Oliver Rowland, da Nissan. No entanto, o brasileiro foi espremido pelo inglês no muro na saída do grampo, o que danificou sua suspensão e forçou seu abandono.
A próxima etapa da Fórmula E será no dia 16 de fevereiro, na Cidade do México.
Resultado do ePrix de Santiago:
Cla | # | Piloto | Tempo | Voltas | Tempo | Dif. |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 2 | 36 | 47'02.511 | |||
2 | 94 | 36 | 47'09.000 | 6.489 | ||
3 | 66 | 36 | 47'17.040 | 14.529 | ||
4 | 48 | 36 | 47'19.567 | 17.056 | ||
5 | 4 | 36 | 47'22.787 | 20.276 | ||
6 | 20 | 36 | 47'26.266 | 23.755 | ||
7 | 27 | 36 | 47'30.101 | 27.590 | ||
8 | 64 | 36 | 47'44.495 | 41.984 | ||
9 | 16 | 36 | 47'47.570 | 45.059 | ||
10 | 7 | 36 | 47'47.887 | 45.376 | ||
11 | 3 | 36 | 47'51.146 | 48.635 | ||
12 | 11 | 36 | 48'06.063 | 1'03.552 | ||
13 | 36 | 36 | 48'17.217 | 1'14.706 | ||
14 | 17 | HWA Racelab | 35 | 47'36.494 | 1 volta | |
22 | 31 | 41'17.352 | 5 voltas | |||
28 | 23 | 32'35.493 | 13 voltas | |||
25 | 22 | 31'04.853 | 14 voltas | |||
23 | 21 | 28'47.452 | 15 voltas | |||
5 | HWA Racelab | 17 | 23'22.992 | 19 voltas | ||
6 | 12 | 14'56.664 | 24 voltas | |||
19 | 12 | 14'57.850 | 24 voltas | |||
8 | 10 | 13'59.390 | 26 voltas |

Artigo anterior
Di Grassi perde pole position por infração técnica no Chile
Próximo artigo
Após perda de pole, Di Grassi fala em situação “mais injusta da carreira”

Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula E |
Evento | ePrix de Santiago |