Entenda o porquê de rivalidade explosiva entre Nelsinho e di Grassi
Brasileiros lutam por título internacional, o que não acontecia desde 97, e clima não poderia estar mais quente fora da pista.
No próximo sábado, em Londres, quando abaixarem suas viseiras para competir nas últimas duas etapas da Fórmula E, não será apenas o título de uma importante categoria que estará em jogo para Nelsinho Piquet e Lucas di Grassi. A vitória significará para ambos derrotar seu principal adversário, ou até mesmo inimigo, de pista.
Antes de começarem a disputa da primeira temporada da categoria que reúne somente carros elétricos, em setembro, os dois brasileiros já tinham uma relação bastante conturbada. Porém, somente neste ano que a rixa tornou-se pública para muitos.
Contemporâneos, Nelsinho e di Grassi competiram diversas vezes, mas em poucos casos realmente “bateram rodas”. Estiveram nos mesmos grids no Kart, Fórmula 3 inglesa e GP2. Além disso, travaram “Guerra Fria” por uma vaga na F1. Piquet ficou com vaga na Renault, onde di Grassi era membro do programa de jovens pilotos há anos. A Fórmula E foi somente o local onde o barril de pólvora explodiu.
O Motorsport.com foi atrás de respostas para entender onde toda a rivalidade começou. Di Grassi deu seu lado: "Já fui companheiro de equipe do Buemi, tivemos nossas rivalidades dentro da pista, mas fora dela é tranquilo. Na realidade todos os pilotos são bem educados. Nelsinho não, ele é mal educado e fala muita besteira", disse com exclusividade.
Se Lucas vê tudo como educação, Nelsinho acredita que as personalidades não casam. "Nunca fui inimigo do Lucas. Somos pessoas bem diferentes e acho que esse é um dos motivos que não somos amigos fora da pista. Tenho amigos pilotos e até saímos de férias juntos, como o Bruno Senna, mas outras personalidades não batem. Parece ser o nosso caso."
Se a disputa entre os dois era velada até 2015, ficou evidente em Mônaco, no mês de maio. Os dois estiveram no mesmo grupo de classificação e Nelsinho acusou di Grassi de tê-lo atrapalhado (veja vídeo abaixo). “O ponto principal foi em Mônaco, que me chateou um pouco. A imprensa pegou para alavancar a história da rivalidade”, afirmou Nelsinho.
Na corrida seguinte, em Berlim, um novo episódio para o conflito. Di Grassi venceu, mas foi desclassificado por uma irregularidade em sua asa dianteira. Após o resultado, ele escreveu em seu twitter que iria “ganhar na pista e chutar os traseiros de Piquet e Buemi”.
"Ele tende a fazer mais ou menos o que o pai dele fazia, em um nível completamente diferente, mas seguindo aquele estilo de ser polêmico, e é por isso que acaba ficando difícil de se fazer uma amizade fora das pistas”, acrescentou di Grassi.
Nelsinho discorda: "Quem falou demais desde Mônaco foi ele. Especialmente depois de Berlim que ele abriu a boca. Eu estou na minha, querendo realizar meu trabalho. Quem sabe depois do fim do campeonato eu possa abrir a boca e falar o que preciso falar."
Ambos entram em acordo, no entanto, ao dizer que entrarão na pista neste fim de semana apenas pensando em fazer o melhor para vencer.
O fato de dois brasileiros brigarem pelo título é significativo, pois desde 1997 uma disputa brazuca não decide um campeonato internacional. Na ocasião, Tony Kanaan e Hélio Castroneves brigaram pelo título da Indy Lights, com Tony levando a melhor por apenas 4 pontos.
Piquet tem 128 pontos, contra 111 de Lucas. Quem torce para que os dois se estranhem na pista é Sébastien Buemi, que está em terceiro, com 105. As etapas finais do primeiro campeonato da Fórmula E acontecem neste sábado e domingo, ao meio-dia, horário de Brasília (com transmissão ao vivo do canal Fox Sports). São 60 pontos em jogo.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.