Fórmula E
22 nov
-
22 nov
Evento encerrado
R
ePrix de Santiago
17 jan
-
18 jan
Próximo evento em
41 dias
R
ePrix da Cidade do México
14 fev
-
15 fev
Próximo evento em
69 dias
R
ePrix de Marraquexe
27 fev
-
29 fev
Próximo evento em
82 dias
R
ePrix de Sanya
20 mar
-
21 mar
Próximo evento em
104 dias
R
ePrix de Roma
03 abr
-
04 abr
Próximo evento em
118 dias
R
ePrix de Paris
17 abr
-
18 abr
Próximo evento em
132 dias
R
ePrix de Seul
02 mai
-
03 mai
Próximo evento em
147 dias
R
ePrix de Jacarta
05 jun
-
06 jun
Próximo evento em
181 dias
R
ePrix de Berlim
20 jun
-
21 jun
Próximo evento em
196 dias
R
ePrix de Nova York
10 jul
-
11 jul
Próximo evento em
216 dias
R
ePrix de Londres
25 jul
-
25 jul
Próximo evento em
231 dias

Bird supera Lotterer para vencer ePrix de Hong Kong; Di Grassi é 3º

compartilhar
comentários
Bird supera Lotterer para vencer ePrix de Hong Kong; Di Grassi é 3º
Por:
, Repórter
10 de mar de 2019 09:12

Inglês furou pneu do alemão, que ficou pelo caminho e permitiu a segunda vitória do piloto da Virgin na Fórmula E. Massa é 6º

*Atualização, 10h25: Bird foi punido pelo toque em Lotterer e teve sua vitória retirada pela FIA. Mortara herdou o triunfo.

Na madrugada deste domingo, Sam Bird venceu o ePrix de Hong Kong para conquistar sua segunda vitória e a liderança da temporada 2018/2019 da Fórmula E. O inglês perseguiu Andre Lotterer por toda a corrida. No fim da prova, Bird tocou no alemão e furou o pneu da Techeetah, que ficou pelo caminho e permitiu o triunfo do piloto da Virgin. Após a bandeirada final, a direção de prova anunciou que iria investigar o incidente. O brasileiro Lucas Di Grassi, da Audi, disputou a vice-liderança com Edoardo Mortara, da Venturi, mas terminou na terceira posição. Companheiro de equipe do suiço, Felipe Massa ficou em sexto.

Com o resultado, Bird chega aos 71 pontos e assume a ponta do campeonato. Sem pontuar em Hong Kong, Jérôme D'Ambrosio, da Mahindra, estaciona nos 53 e cai para segundo. Di Grassi é o terceiro, com 49. Até então vice-líder, António Félix da Costa vai para o quarto posto, com 47. Mortara, com 45, fecha o top-5. Massa tem 12 e é o 14º. Com um ponto, Nelsinho Piquet, da Jaguar, é o 20º. Felipe Nasr, da Dragon, ainda não pontuou.

Leia também:


A corrida


A largada foi bem movimentada: Oliver Rowland, da e.Dams, ultrapassou o pole Stoffel Vandoorne, da HWA, na primeira curva e foi para a ponta. Bird também começou bem, ganhando cinco posições e passando o belga para ocupar o segundo posto. Di Grassi caiu para sétimo.

 


Logo na segunda volta, Nasr teve problema na roda dianteira direita por conta da zebra alta e ficou no muro. Pascal Werhlein, da Mahindra, que vinha logo atrás, bateu no brasileiro, assim como o companheiro D'Ambrosio, então líder do campeonato. Todos abandonaram a prova.

 


O incidente ocasionou bandeira amarela, e depois vermelha. Nesse meio tempo, Piquet abandonou a corrida. O brasileiro da Jaguar errou o ponto de frenagem com a pista mais seca - os pilotos só haviam guiado na chuva - e bateu de leve. Massa largou bem, ganhando uma posição, mas caiu para 11º logo após.

Reinício

Às 5h25, a corrida recomeçou com bandeira amarela durante uma volta. Após a saída do safety car, Lotterer ultrapassou Vandoorne. No sexto giro, Rowland, que vinha na ponta, teve um apagão no seu Techeetah e caiu para décimo, deixando a liderança para Bird. Logo após, Lotterer fez a volta mais rápida e ultrapassou Bird.

Com 25 minutos de prova restantes, Di Grassi passou Gary Paffett, da HWA, para assumir o quinto posto. Enquanto isso, Bird perseguia Lotterer, com ambos já distantes de Vandoorne. Cinco minutos depois, Mortara se aproveitou do modo ataque para ultrapassar o belga.

Novo safety car

Logo após, o ex-F1 parou na pista, ocasionando bandeira amarela em parte do circuito. Pouco antes, Sébastien Buemi, da e.Dams, levou a pior em disputa com Robin Frijns, da Virgin, e bateu, se retirando para os boxes. Instantes depois, o safety car foi acionado em função do incidente com Vandoorne. À essa altura, Massa tinha subido para sétimo. Lotterer foi beneficiado pela bandeira amarela, já que vinha com menos bateria que Bird.

Com 12 minutos para o fim, a saída do carro de segurança reiniciou a perseguição de Bird a Lotterer e acirrou a briga entre Mortara e Di Grassi pelo terceiro posto. Cinco minutos depois, Rowland bateu e ocasionou nova entrada do safety car.

Oliver Rowland, Nissan e.Dams, Nissan IMO1

Oliver Rowland, Nissan e.Dams, Nissan IMO1

Photo by: Joe Portlock / LAT Images

Faltando dois minutos, o carro de segurança se recolheu para dar novo fôlego à disputa Bird-Lotterer. Na tentativa de ultrapassagem, o inglês tocou o alemão, que teve pneu furado e ficou para trás, abrindo caminho para a vitória de Bird. Di Grassi também foi beneficiado, já que subiu para terceiro e completou o pódio com Mortara. Companheiro do suiço, Massa ficou em sexto.

A próxima etapa da Fórmula E acontece na China, no ePrix de Sanya, no dia 23 de março.

Veja a classificação completa da corrida:

Próximo artigo
Fórmula E: Vandoorne é pole em Hong Kong; Di Grassi é quinto

Artigo anterior

Fórmula E: Vandoorne é pole em Hong Kong; Di Grassi é quinto

Próximo artigo

Bird é penalizado por toque em Lotterer e perde vitória em Hong Kong

Bird é penalizado por toque em Lotterer e perde vitória em Hong Kong
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula E
Evento Hong Kong E-prix
Autor Carlos Costa