F-E: Evans vence corrida 1 em Londres, mas Dennis se sagra campeão da temporada 2023

Piloto da Andretti chegou em terceiro lugar e, por conta da somatória de pontos, além do abandono de Cassidy, não seria mais possível ele ser alcançado

Jake Dennis, Andretti Autosport

Foto de: Andreas Beil

A primeira das duas corridas da etapa final da Fórmula E, em Londres, foi um certo caos! Valendo a briga pela vitória do campeonato, o ePrix foi marcado pela vitória de Mitch Evans, o abandono e fúria de Nick Cassidy ocasionado pelo companheiro de equipe Sébastien BuemiJake Dennis e Buemi completaram o pódio.

Leia também:

Com o P2 e o abandono de Cassidy, a matemática deu o título a Jake Dennis - uma vez que Evans, mesmo com a vitória, não poderia superar o número de pontos do piloto da Andretti na segunda corrida. 

 

A corrida

A largada foi tranquila, sem incidentes. Os problemas começaram na volta 15, quando Buemi e Cassidy, que tinha perdido a pole ao longo da corrida, se tocaram. O neozelandês perdeu a asa dianteira e algumas voltas depois, abandonou a corrida eliminando qualquer chance de se sagrar campeão.

Mitch Evans, que largou de P6, conseguiu um belo início de recuperação e sem grandes dificuldades alcançou o P1. Na volta 16, o safety car entrou na pista, saindo pouco tempo depois. Dennis, que lutava pelo campeonato, teve dificuldade para acionar o 'mode attack' e depois de duas tentativas, conseguiu. 

Precisando subir de posição, o piloto da Andretti foi com tudo para cima dos adversários em busca da quinta colocação, escalando o pelotão. Já na volta de número 29, Fenestraz passou direto na curva 16, passou por cima de um carro da NIO e acertou em cheio o muro em um incidente forte.

Por conta disso, a bandeira vermelha foi acionada na volta 32 e a corrida paralisada até que tudo fosse colocado no lugar corretamente. Na paralisação, Rast mexeu no carro em parque fechado e caiu para último. Com isso, Dennis subiu para quarto e precisava de apenas mais uma posição para se sagrar campeão.

O safety car entrou na pista e na volta 33 a relargada em movimento aconteceu. Buemi e Evans passaram para pegar o attack mode, com isso, Dennis subiu para o desejado P3. Pouco depois, uma bandeira amarela foi acionada porque Buemi e Nato se tocaram fechando a passagem na pista, com isso, todo mundo que veio atrás não conseguiu passar. Com Vandoorne e Sette Câmara acertando os carros da frente.

Apenas os três primeiros conseguiram se livrar. A bandeira vermelha foi acionada restando duas voltas para o fim. Depois de todo o processo de realinhamento no pit lane, a corrida tomou seus rumos para recomeçar na volta 35. No fim de tudo, título para Dennis. Confira o resultado:

1 Mitch Evans (NZL) Jaguar 37 voltas  
2 Jake Dennis (ING) Andretti +1.116  
3 Sébastien Buemi (SUI) Envision +1.668  
4 Sam Bird (ING) Jaguar +3.054  
5 Sérgio Sette Câmara (BRA) NIO +3.782  
6 Edoardo Mortara (SUI) Maserati +4.263  
7 Lucas di Grassi (BRA) Mahindra +4.769  
8 Dan Ticktum (ING) NIO +5.118  
9 Norman Nato (FRA) Nissan +7.527  
10 Pascal Wehrlein (ALE) Porsche +8.725  
11 Jake Hughes (ING) McLaren +9.128  
12 Stoffel Vandoorne (BEL) DS Penske +10.231  
13 Maximilian Gunther (ALE) Maserati +10.568  
14 Andre Lotterer (ALE) Andretti +11.094  
15 René Rast (ALE) McLaren +11.789  
16 Roberto Merhi (ESP) Mahindra +23.472  
17 António Félix da Costa (POR) Porsche  +3:00.666  
18 Sacha Fenestraz (FRA) Nissan   DNF
19 Nick Cassidy (NZL) Envision   DNF
20 Nico Muller (SUI) Abt Cupra   DNF
21 Jean-Éric Vergne (FRA) DS Penske   DNF
22 Robin Frijns (HOL) Abt Cupra   DNF

Norris ironiza Hamilton e Pérez: passou do ponto?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate se Red Bull de 2023 pode ser comparada à McLaren de 1988

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior FE: Evans é o mais rápido em Londres, mas por conta de punição, Cassidy herda pole
Próximo artigo Corrida estava "se fechando contra mim", diz Dennis após título na Fórmula E

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil