Fórmula E lança troféu das fabricantes para a temporada 2024

Prêmio reconhece a montadora líder no Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E

Sergio Sette Camara, ERT Formula E Team, ERT X24, Sam Bird, NEOM McLaren Formula E Team, e-4ORCE 04

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

A Fórmula E anunciou durante o E-Prix de São Paulo, um novo prêmio para a categoria dos carros elétricos. A competição, que está em sua décima temporada, reconhecerá a melhor fabricante do ano. 

A pontuação utilizada para premiar a fabricante campeã será a do Mundial de Equipes, com pontos atribuídos com base no desempenho dos dois carros. Quem somar mais pontos vence, assim como os pilotos. Os extras da pole position e da volta mais rápida também serão contabilizados.

Leia também:

Ao todo, a FE conta com seis montadoras entre as 11 equipes no grid. São elas: Electric Racing Technologies, Jaguar, Mahindra Racing, Nissan, Porsche e STELLANTIS.

A Jaguar é a líder por enquanto do Troféu das Fabricantes após três corridas disputadas em 2024. O desempenho dos carros da Jaguar TCS Racing e da Envision Racing nas etapas realizadas na Cidade do México e em Diriyah foram fundamentais.

O troféu será entregue ao fabricante vencedor no final da temporada, durante a cerimônia de entrega dos prêmios da FE. Além disso, a montadora ganhará um patch - assim como no futebol - para identificar nos capacetes, carros e roupas no ano seguinte.

O co-fundador da FE, Alberto Longo, comentou sobre esse novo prêmio:

"Isso levou muito tempo para ser feito e representa um verdadeiro marco na evolução do Campeonato, pois captura o espírito competitivo que alimenta a FE. Nossos fabricantes  ultrapassam os limites da tecnologia e da sustentabilidade no automobilismo. As suas contribuições são vitais, não apenas para moldar o futuro das corridas, mas também para o avanço da tecnologia dos veículos elétricos para as ruas".

Para aumentar o envolvimento dos fãs, a FE desenvolverá novos gráficos de transmissão, oferecendo informações sobre o powertrain de cada carro. Novas tabelas de classificação também serão lançadas, destacando os fabricantes ao longo da temporada.

"Entramos em uma nova era da Fórmula E, que amplia ainda mais nossa dedicação à inovação. A Fórmula E como Campeonato Mundial apresenta uma dos mais impressionantes grids de montadoras no automobilismo mundial, e é ótimo poder reconhecer e recompensar as contribuições dos fabricantes para o passado, presente e futuro da categoria'', contou o Presidente da Associação de Equipes e Fabricantes (FETAMA), Ian James.

O dia em que HORNER E MARKO CONVOCARAM RICO PENTEADO para conversa que mostrou a relação dos CHEFÕES

Confira o episódio de estreia do Pódio Cast, o novo podcast sobre motociclismo!

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast #273 - Quem está fazendo 'hora-extra' na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior De Vries sobre feito repetido por Bearman: "Williams não pontua sempre, já a Ferrari..."
Próximo artigo Atual campeão da Fórmula E, Dennis analisa início de temporada e projeta disputa entre montadoras

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil