F-E: Gunther segura Frijns no fim e vence em Berlim; Da Costa é 4º e se aproxima de título
Lucas di Grassi foi o melhor brasileiro da prova, terminando na oitava posição. Massa recebeu punição durante a corrida e foi apenas o 19º
Em um final sensacional, Maximilian Gunther garantiu sua segunda vitória na temporada 2019/2020 da Fórmula E. O alemão superou Jean-Eric Vergne nas voltas finais e teve que segurar o ímpeto do holandês Robin Frijns até os últimos metros.
O atual bicampeão da Fórmula E liderou o maior número de voltas, mas perdeu energia no final, acabando em terceiro. Líder e franco-favorito ao campeonato, Antonio Felix da Costa foi o quarto colocado, abrindo agora 68 pontos de vantagem sobre o próprio Gunther.
Felipe Massa acabou punido com um drive through por ter batido em di Grassi e foi o 19º. Sergio Sette Câmara se envolveu em um acidente a abandonou.
A Corrida
A largada foi ‘limpa’ e Vergne conseguiu se manter à frente, o mesmo acontecendo com da Costa, que se manteve em oitavo. Max Gunther e D’Ambrosio completaram os três primeiros nos primeiros giros. Di Grassi e Massa ocupavam a 10º e 11ª posições, respectivamente. Sette Câmara era o 15º.
Faltando 32 minutos, um incidente envolvendo Neel Jani, James Calado e Sette Câmara trouxe o safety car na prova. O brasileiro tocou o britânico, sendo que o suíço se envolveu em outro toque mais à frente.
Segundos antes, di Grassi, que havia pegado o modo ataque, foi tocado por Massa e caiu para 13º, e por causa do carro de segurança não pôde utilizar a energia extra.
Devido aos detritos, a relargada aconteceu apenas quando restavam 22 minutos com os ponteiros optando pelo modo ataque. Vergne conseguiu voltar à frente e ter energia extra para usufruir.
Vice-líder do campeonato, Vandoorne teve um pneu furado e teve que ir para os pits.
Faltando 15 minutos para o final, Vergne era o líder com mais de um segundo de vantagem sobre Gunther. Massa ocupava a sexta posição e di Grassi era o 10º. Felix da Costa era o sétimo.
Por buscar o modo ataque, Vergne perdeu tempo e Gunther conseguiu se aproximar, proporcionando uma bela briga pela ponta.
Por ter ocasionado o acidente com di Grassi, Massa foi punido com um drive through.
A briga pela liderança voltava a esquentar nos minutos finais, e Vergne foi superado por Gunther quando restavam pouco menos de quatro minutos. Frijns era o terceiro e da Costa ocupava o quarto posto.
O atual bicampeão da F-E se viu na necessidade de economizar energia e também não resistiu a Frijns.
Frijns bem que tentou até a última volta, mas Gunther segurou a vitória. Vergne se manteve em terceiro e da Costa em quarto. Di Grassi garantiu o oitavo lugar e Massa terminou em 19º.
Resultado
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | Abandono | Pontos | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 28 | Maximilian Gunther | Andretti Autosport | 35 | 46'15.512 | 25 | ||||||
2 | 4 | Robin Frijns | Virgin Racing | 35 | 46'15.640 | 0.128 | 0.128 | 18 | ||||
3 | 25 | Jean-Eric Vergne | Techeetah | 35 | 46'18.081 | 2.569 | 2.441 | 19 | ||||
4 | 13 | Antonio Felix da Costa | Techeetah | 35 | 46'18.255 | 2.743 | 0.174 | 12 | ||||
5 | 36 | Andre Lotterer | Porsche Team | 35 | 46'18.648 | 3.136 | 0.393 | 10 | ||||
6 | 22 | Oliver Rowland | DAMS | 35 | 46'21.059 | 5.547 | 2.411 | 8 | ||||
7 | 64 | Jérôme d'Ambrosio | Mahindra Racing | 35 | 46'23.405 | 7.893 | 2.346 | 6 | ||||
8 | 11 | Lucas di Grassi | Audi Sport Team Abt | 35 | 46'28.184 | 12.672 | 4.779 | 4 | ||||
9 | 20 | Mitch Evans | Jaguar Racing | 35 | 46'29.023 | 13.511 | 0.839 | 3 | ||||
10 | 27 | Alexander Sims | Andretti Autosport | 35 | 46'34.760 | 19.248 | 5.737 | 1 | ||||
11 | 23 | Sébastien Buemi | DAMS | 35 | 46'35.752 | 20.240 | 0.992 | |||||
12 | 7 | Nico Müller | Dragon Racing | 35 | 46'35.998 | 20.486 | 0.246 | |||||
13 | 2 | Sam Bird | Virgin Racing | 35 | 46'36.245 | 20.733 | 0.247 | |||||
14 | 48 | Edoardo Mortara | Venturi | 35 | 46'36.456 | 20.944 | 0.211 | |||||
15 | 33 | Daniel Abt | NIO Formula E Team | 35 | 46'37.460 | 21.948 | 1.004 | |||||
16 | 17 | Nick de Vries | Mercedes | 35 | 46'38.032 | 22.520 | 0.572 | |||||
17 | 3 | Oliver Turvey | NIO Formula E Team | 35 | 46'38.286 | 22.774 | 0.254 | |||||
18 | 94 | Alex Lynn | Mahindra Racing | 35 | 46'38.693 | 23.181 | 0.407 | |||||
19 | 19 | Felipe Massa | Venturi | 35 | 46'52.061 | 36.549 | 13.368 | |||||
nc | 66 | René Rast | Audi Sport Team Abt | 30 | 40'43.236 | 5 Laps | 5 Laps | |||||
dnf | 5 | Stoffel Vandoorne | Mercedes | 17 | 25'21.594 | 18 Laps | 13 Laps | Abandono | ||||
dnf | 51 | James Calado | Jaguar Racing | 13 | 18'44.195 | 22 Laps | 4 Laps | Abandono | ||||
dnf | 6 | Sergio Camara | Dragon Racing | 10 | 11'55.957 | 25 Laps | 3 Laps | Abandono | ||||
dnf | 18 | Neel Jani | Porsche Team | 10 | 11'57.678 | 25 Laps | 1.721 | Abandono |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.