Pane eletrônica tirou Sette Câmara da etapa de Jacarta da F-E

Carro do brasileiro estava no grid para a 11ª etapa do Campeonato e foi impedido de largar

Sérgio Sette Câmara

Foto de: NextEV

No último fim de semana o Campeonato Mundial da Fórmula E chegou as ruas de Jacarta, na Indonésia, para as disputas da 10ª e 11ª etapas do calendário anual. Em sua temporada de adaptação ao carro GEN3 da categoria, bem como à nova equipe NIO 333 Racing o brasileiro Sérgio Sette Câmara chegou animado para as disputas.

Porém, no decorrer das atividades, o desempenho do seu carro ficou muito aquém do esperado e culminou com a retirada do mesmo do grid de largada da corrida de domingo.

Leia também:

As atividades na Indonésia, que foram configuradas para o regime de rodada dupla, tiveram início na sexta-feira com a primeira sessão de treinos livres. Sérgio e a equipe NIO se animaram com a 12ª posição conquistada e, com isso, seguiram animados para o segundo treino.

Desta vez, porém, o rendimento ficou aquém do esperado e o brasileiro registrou apenas o 19º tempo. Menos de duas horas depois os carros já entraram na pista para a sessão classificatória e, novamente, com problemas de potência, Sette Câmara teve de se contentar apenas com a 18ª posição do grid para a corrida da 10ª etapa.

Largando bem atrás do pelotão Sérgio e sua equipe optaram por uma corrida onde preparariam os ajustes do carro para as atividades do dia seguinte e, com isso, esta prova para o brasileiro se deu como uma espécie de treino. Algumas configurações diferentes foram implementadas no carro, porém, no resultado final Sette Câmara cruzou a linha de chegada no 17º lugar.

Domingo começou animador

A programação da 11ª etapa, prevista para domingo, começou novamente com uma sessão de treinos livres e Sérgio, de forma animadora, concluiu com o sétimo melhor tempo. Para a classificação, porém, a falta de rendimento vista no dia anterior voltou a assolar o carro #3 e, mesmo com todo o seu esforço, Sette assegurou apenas o 15º lugar no grid.

Profissional como sempre o piloto de Belo Horizonte se reuniu com seu time de engenheiros e, diante da situação instaurada, traçaram os planos para a corrida que estava por vir.

Como naturalmente acontece o piloto alinhou seu carro no grid, porém, minutos depois os comissários da Federação Internacional de Automobilismo – FIA comunicaram a equipe que havia sido detectado um problema eletrônico no carro do brasileiro e, diante do problema, o mesmo não poderia largar. Assim, sem a chance de largar, o piloto teve de abandonar as disputas da corrida de domingo.

“A pior sensação que um piloto pode passar e estar pronto para a largada de uma corrida e, literalmente, ser tirado do grid. Sem dúvida foi muito decepcionante depois de um fim de semana que, desde o começo, nosso rendimento ficou abaixo do que esperávamos".

"Nas últimas etapas conseguimos um ritmo bom nas classificações, mas, aqui em Jacarta nada encaixou. Eu sempre opto por analisar o que tivemos de bom e, mesmo com um resultado final ruim na primeira prova, o meu ritmo de corrida melhorou bastante se comparado à São Paulo, Mônaco ou Cidade do Cabo".

"Os comissários da FIA me tiraram do grid uma vez que os sistemas de controle da organização, implantados em todos os carros, simplesmente pararam de receber as informações do meu carro. Assim, sob a alegação de uma questão de segurança, eles optaram por nem mesmo me deixar largar. Só nos resta levantar a cabeça, trabalharmos ainda mais focados e seguirmos confiantes para Portland”, concluiu o piloto.

A 12ª etapa do Mundial de Fórmula E será disputada no dia 24 de junho em Portland, nos Estados Unidos.

Aston-Honda na F1 2026: Detalhes, impacto para RBR/Mercedes e o fator Alonso

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate: é o 'fim da linha' para Mônaco na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F-E: Maserati vence com Gunther em Jacarta; Wehrlein assume liderança
Próximo artigo Fórmula E: Confira horários e como assistir à estreia do ePrix de Portland, nos Estados Unidos

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil