Últimas notícias

Porsche se inscreve para fornecer baterias para F-E

Fabricante alemã é a mais nova gigante da indústria automotiva a demonstrar interesse em se envolver com categoria de carros elétricos; germânicos entraram na concorrência para fornecer baterias para F-E a partir de 2018

Porsche Mission E
Williams logo
Porsche Mission E
Porsche logo
José Maria Lopez, DS Virgin Racing Formula E Team
Red Bull logo
Lucas di Grassi
NEXTEV TCR Formula E Team, detail
Felix Rosenqvist, Mahindra Racing
Daniel Abt, ABT Schaeffler Audi Sport

A Porsche é a mais nova fabricante de carros a demonstrar interesse direto em se envolver com a Fórmula E. A marca alemã já esteve representada por dirigentes em várias etapas das duas primeiras temporadas e agora se inscreveu na concorrência para fornecer baterias para a categoria a partir da quinta temporada.

As inscrições seguem sendo avaliadas por uma equipe de consultores independentes contratados pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e devem ser concluídas no próximo mês. Um anúncio formal é esperado para o ePrix de Hong Kong, embora uma diretiva possa ser anunciada na reunião do Conselho Mundial, na próxima semana. 

A Porsche tem trabalhado há algum tempo em carros elétricos e mobilidade sustentável. No ano passado, a fabricante apresentou o conceito batizado de 'Mission E'. Mais cedo neste ano, a Porsche assumiu o gerenciamento do desenvolvimento e da tecnologia das baterias de todo o grupo Volkswagen.

Enquanto o envolvimento através de uma equipe de F-E parece pouco provável a curto prazo, a Porsche vê um caminho para fornecer baterias às equipes após desenvolver sistemas para o 919 Hybrid, carro da marca na categoria LMP1 do Mundial de Endurance.

A fabricante de Stuttgart chegou a conversar com duas equipes no início deste ano para estabelecer parceria técnica, mas parece ter abandonado a ideia para buscar o fornecimento de baterias para todos os carros.

Entende-se que o vice-presidente de esporte a motor da Porsche, Dr Frank-Steffen Walliser, lidera o time de engenheiros no desenvolvimento de baterias - incluindo nisso o projeto para a F-E. Walliser esteve no ePrix de Berlim, em maio.

A fabricante não quis falar com o Motorsport.com sobre o envolvimento de momento na disputa pelas baterias, mas em outubro do ano passado Walliser disse: "A Porsche é uma das pioneiras no campo, tendo lançado há cinco anos o 911GT3 R Hybrid", comentou.

"No futuro, será crucial seguir reconhecendo tendências como esta e continuar na vanguarda, com eficiência nos resultados através da aplicação correta dos recursos. Isso requer técnica e tática apuradas, na mesma medida", acrescentou.

Segundo o Motorsport.com apurou, o vencedor da concorrência pode ter a chance de obter um acordo de direitos de marketing, o que chamou a atenção de nomes como Panasonic e Red Bull Technologies, que chegaram a mostrar interesse em concorrer, mas acabaram juntando forças com a Renault.

Outras fabricantes que se inscreveram foram McLaren, SAFT, Williams Advanced Engineering, DS, e Mahindra.

In this article
Sam Smith
Fórmula E
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Felix da Costa diz que piloto pagante não tem espaço na F-E
Próximo artigo Fórmula E apresenta traçado do ePrix de Nova York

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros