Prost é pole em Londres; di Grassi é 11º e Buemi 14º
Em sessão que a chuva deu as caras no meio da sessão, piloto da e.Dams se aproveitou melhor das condições e bateu Bruno Senna na superpole
Nicolas Prost conquistou, neste sábado (2), a pole position para a primeira prova do ePrix de Londres. Aproveitando-se do tempo instável, o francês superou Bruno Senna na superpole por mais de 0s5 e colocou o carro da e.Dams na frente.
Entre os postulantes ao título, melhor para Lucas di Grassi. Ainda que atrapalhado pela chuva que caiu no circuito londrino justamente no momento em que o grupo do brasileiro foi para a pista, o piloto da ABT Audi levou a melhor sobre Sébastien Buemi e larga em 11º, enquanto o rival parte em 14º.
Nelsinho Piquet enfrentou problemas no carro e larga apenas na 17ª posição.
O treino
Após um atraso de dez minutos, o grupo 1 finalmente foi para a pista, com Nicolas Prost, Jean-Éric Vergne, Robin Frijns e Ma Qing Hua. Enquanto o piloto da e.Dams 1min23s247, Vergne bateu e causou o acionamento da bandeira vermelha, atrapalhando os outros pilotos do grupo, especialmente Frijns, que estava no meio da volta rápida.
Como faltava um minuto para o fim do grupo, a direção de prova acrescentou mais quatro minutos para que o holandês registrasse 1min24s363, terminando como o segundo mais rápido do primeiro grupo.
O segundo grupo, formado por Bruno Senna, Simona de Silvestro, Stéphane Sarrazin e Oliver Turvey, ainda conseguiu escapar da chuva. Sarrazin, entretanto, não conseguiu escapar da barreira de proteção e bateu, gerando a segunda bandeira vermelha da classificação. Antes disso, Turvey e Senna conseguiram registrar tempos que os levaram para a superpole, junto com Frijns, Prost e Vergne.
Assim como aconteceu com o companheiro de Andretti no primeiro grupo, de Silvestro foi atrapalhada pelo acidente de Sarrazin e recebeu autorização da direção de prova para voltar à pista e registrar a volta rápida.
Foi então que a chuva chegou à região do Battersea Park, dificultando a vida dos pilotos. De Silvestro voltou à pista para tentar registrar tempo, mas rodou e bateu, conseguindo reconduzir o carro danificado aos boxes.
No terceiro grupo, em jogo a disputa entre os postulantes ao título, Lucas di Grassi e Sébastien Buemi. Loic Duval foi o mais rápido do grupo, mas na batalha principal o brasileiro superou o suíço, conseguindo o 11º lugar no grid, enquanto Buemi ficou com o 14º lugar. Com tempos mais de dez segundos mais lentos, entretanto, nenhum dos pilotos do terceiro grupo teve condições de brigar por uma vaga na superpole.
No último grupo, já com o sol brilhando novamente na região do circuito, mas com a pista ainda úmida, Mike Conway errou e gerou mais uma bandeira vermelha, a menos de um minuto do fim. A direção de prova abriu mais uma exceção e permitiu que Nelsinho Piquet, Nick Heidfeld, Sam Bird, Daniel Abt tivessem mais quatro minutos para registrar os respectivos tempos.
A vida de Piquet, entretanto, complicou-se pelo fato de o carro não funcionar e o brasileiro sequer sair dos boxes quando a disputa foi reiniciada, relegando o piloto da China Racing ao 17º lugar.
Superpole
Prost, Senna, Frijns e Turvey foram para a disputa da pole position para a primeira corrida do final de semana em Londres – sem tempo para reparar o carro, Vergne não participou da sessão e ficou em quinto.
O brasileiro, com 1min27s758, estabeleceu o primeiro tempo e parecia muito próximo da pole, até que Prost entrou na pista, que secava a cada instante, e fez valer a vantagem, registrando 1min27s192, superando Senna por mais de 0s5.
O piloto da Mahindra larga em segundo e Turvey em terceiro, com Frijns em quarto.
Resultado da Superpole:
Pos | Driver | Team | Time | Gap |
---|---|---|---|---|
1 | Nicolas Prost | DAMS | 1'27.192 | |
2 | Bruno Senna | Mahindra Racing | 1'27.758 | 0.566 |
3 | Oliver Turvey | China Racing | 1'28.284 | 1.092 |
4 | Robin Frijns | Andretti Autosport | 1'29.500 | 2.308 |
Do quinto ao 18º:
Cla | Driver | Team | Time | Gap |
---|---|---|---|---|
5 | Jean-Eric Vergne | Virgin Racing | 1'26.799 | 3.552 |
6 | Daniel Abt | Team Abt | 1'29.814 | 6.567 |
7 | Sam Bird | Virgin Racing | 1'30.453 | 7.206 |
8 | Nick Heidfeld | Mahindra Racing | 1'32.367 | 9.120 |
9 | Stéphane Sarrazin | Venturi | 1'33.660 | 10.413 |
10 | Loic Duval | Dragon Racing | 1'35.315 | 12.068 |
11 | Lucas di Grassi | Team Abt | 1'35.711 | 12.464 |
12 | Jérôme d'Ambrosio | Dragon Racing | 1'35.727 | 12.480 |
13 | Ma Qing Hua | Team Aguri | 1'36.748 | 13.501 |
14 | Sébastien Buemi | DAMS | 1'36.771 | 13.524 |
15 | Mike Conway | Venturi | 1'37.562 | 14.315 |
16 | Antonio Felix da Costa | Team Aguri | 1'38.501 | 15.254 |
17 | Nelson Piquet Jr. | China Racing | 1'38.922 | 15.675 |
18 | Simona de Silvestro | Andretti Autosport | 1'50.455 | 27.208 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.