Vergne segura pressão de Di Grassi e vence em Nova York
Francês termina temporada vitoriosa com triunfo na última prova do ano. Brasileiro da Audi consegue vice-campeonato

A quarta temporada da Fórmula E terminou neste domingo, com a segunda corrida em Nova York. Para completar a festa francesa no domingo marcado pelo campeonato mundial de futebol conseguido pela França, Jean-Eric Vergne conseguiu a quarta vitória, fechando a temporada com chave de ouro.
O piloto da Techeetah não teve vida fácil, com Lucas di Grassi o pressionando praticamente em toda segunda metade da corrida. Mas no fim, prevaleceu a grande fase de Vergne.
Daniel Abt foi o terceiro colocado, fechando os lugares no pódio.
Nelsinho Piquet até começou bem, mas aos poucos perdeu rendimento e teve que se conformar com a sétima posição.
Com a segunda e terceira posições garantidas, a Audi conseguiu o título do campeonato de equipes, já que o outro piloto da Techeetah, André Lotterer foi punido durante a corrida por ter queimado a largada. O companheiro de Vergne foi o nono colocado.
Com a segunda colocação, di Grassi garantiu o vice-campeonato, por um ponto, após Sam Bird finalizar em 10º.
A Corrida
Na largada, Vergne superou Buemi na curva 1 para assumir a liderança. Di Grassi avançou para a quarta posição e Nelsinho pulou para o quinto posto. Ambos os carros da Techeetah ficaram sob investigação dos comissários por suspeita de queimarem a largada.
Na sétima volta, “Pechito” Lopez bateu no muro, com a bandeira amarela sendo acionada. Ao mesmo tempo, Luca Filippi acertou Jerome D’Ambrosio.
Durante o período de bandeira amarela, foi anunciado que Lotterer teria que pagar 10 segundos por ter se antecipado na largada.
A relargada aconteceu na abertura da 12ª volta, com Vergne conseguindo abrir mais de um segundo e di Grassi ultrapassando Buemi pela segunda posição. Ao mesmo tempo, Abt superava Piquet pelo quarto posto.
Os contemplados com o FanBoost foram Abt, Vergne e Buemi.
Na 20ª volta, a Audi mostrava força, com Abt conseguindo a terceira colocação de Buemi e partia para cima de di Grassi. Pouco depois, Piquet perdia rendimento, caindo para a sétima posição.
No 23º giro começaram as trocas de carros e Vergne manteve a liderança, seguido de di Grassi e Abt. Piquet perdia mais um posto para Nick Heidfeld, caindo para oitavo. Esta foi a última troca de carros da história da Fórmula E.
Os dois primeiros colocados se descolaram do restante do pelotão, na segunda metade da corrida, com o brasileiro campeão da temporada anterior pressionando o novo campeão.
Mas mesmo com alguns pequenos toques, di Grassi não conseguiu superar o francês, que venceu pela quarta vez em sua temporada vitoriosa. Abt ficou com a terceira posição e Nelsinho Piquet foi o sétimo.
Resultado final
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | Abandono | Pontos | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 25 | 43 | - | 28 | |||||||
2 | 1 | 43 | 0.508 | 0.508 | 0.508 | 18 | |||||
3 | 66 | 43 | 1.287 | 1.287 | 0.779 | 15 | |||||
4 | 9 | 43 | 1.780 | 1.780 | 0.493 | 12 | |||||
5 | 19 | 43 | 12.146 | 12.146 | 10.366 | 10 | |||||
6 | 20 | 43 | 20.050 | 20.050 | 7.904 | 8 | |||||
7 | 3 | 43 | 20.592 | 20.592 | 0.542 | 6 | |||||
8 | 23 | 43 | 24.275 | 24.275 | 3.683 | 4 | |||||
9 | 18 | 43 | 28.821 | 28.821 | 4.546 | 2 | |||||
10 | 2 | 43 | 32.810 | 32.810 | 3.989 | 1 | |||||
11 | 8 | 43 | 34.100 | 34.100 | 1.290 | ||||||
12 | 27 | 43 | 34.594 | 34.594 | 0.494 | ||||||
13 | 16 | Ma Quinghua | 42 | 1 lap | 1 Lap | 1 Lap | |||||
14 | 36 | 42 | 11.641 | 1 Lap | 10.641 | ||||||
15 | dnf | 28 | 40 | 2 laps | 3 Laps | 2 Laps | Retirement | ||||
16 | dnf | 5 | 15 | 27 laps | 28 Laps | 25 Laps | Retirement | ||||
17 | dnf | 68 | 7 | 35 laps | 36 Laps | 8 Laps | Retirement | ||||
18 | dnf | 7 | 6 | 36 laps | 37 Laps | 1 Lap | Retirement | ||||
19 | dnf | 6 | 5 | 37 laps | 38 Laps | 1 Lap | Retirement | ||||
20 | dnf | 4 | 4 | 38 laps | 39 Laps | 1 Lap | Retirement |
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