Rafa Câmara pontua em primeira competição nos carros

Pernambucano estreia na F4 dos Emirados Árabes com sétimo lugar em Dubai

Rafa Câmara pontua em primeira competição nos carros
Carregar reprodutor de áudio

Rafa Câmara iniciou com pontos sua trajetória oficial como piloto de carro de corrida. O pernambucano de 16 anos de idade realizou neste sábado sua estreia oficial na F4 dos Emirados Árabes Unidos conquistando um sétimo lugar com o carro #88 da Prema.

Foi a primeira corrida do piloto da Ferrari Driver Academy em monoposto.

Leia também:

Depois de dois dias de testes, a programação oficial em Dubai foi aberta com um treino livre, que o brasileiro concluiu em quarto lugar. Então vieram os dois qualis, em que cravou oitavo e 11º lugares.

Na primeira bateria, Rafa avançou para sétimo na largada e defendeu bem a posição nas voltas iniciais. O safety car foi acionado na volta 8, e o representante da Prema novamente soube sustentar sua posição na relargada. Ele ainda seria favorecido por enrosco entre outros competidores à sua frente, avançando duas posições. Mas a direção de prova acionou bandeira vermelha e a corrida foi encerrada com a ordem da volta anterior, com Rafa em sétimo.

A segunda prova do dia teve o grid estabelecido pela ordem da segunda melhor volta de cada competidor no primeiro quali. Rafa largou novamente em oitavo no grid de 29 carros e chegou a ocupar a sétima posição nas curvas iniciais. Mas, na administração de espaço no pelotão, acabou perdendo posições e fechou a primeira volta em 11º. O safety car então foi acionado para resgate de um carro danificado. Na relargada, Rafael subiu para 10º e passou a maior parte da prova no ritmo dos líderes. A duas voltas do fim, em disputa pela nona posição ele ficou encaixotado atrás de um adversário e eventualmente caiu para 11º. Depois, em tentativa de recuperar o posto novamente perdeu ação e acabou ultrapassado novamente, recebendo a bandeirada em 12º.

Neste domingo acontecem mais duas corridas, com largadas marcadas para 4h e 8h15 da manhã pelo horário de Brasília. O perfil da F4 UAE no Facebook exibe as provas ao vivo.

“Foi um dia inesquecível”, disse Rafa. “Tive bastante aprendizado e fiquei contente por terminar as duas corridas com o carro intacto. A quilometragem é importante na transição do kart para os carros. A dinâmica de um fim de semana de corrida de carro tem bem mais elementos que no kart.

“Tenho apoio de um time profissional e muito a aprender nas análises de vídeo, telemetria, troca de informações com os engenheiros. O volume de novidades que tive nesses três dias foi gigante, ainda mais em um time com a qualidade da Prema, que está me ajudando muito no processo de adaptação.”

SERGIO MAURICIO defende Masi, sem “PASSAR PANO”, e “ADORA” POLARIZAÇÃO entre Hamilton e Verstappen

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

 

Podcast #159 – O que esperar da temporada 2022 da F1?

 
 

 

 

compartilhar
comentários
Rafa Câmara estreia em Dubai pela F4 dos Emirados Árabes
Artigo anterior

Rafa Câmara estreia em Dubai pela F4 dos Emirados Árabes

Próximo artigo

Rafa Câmara conquista pódio na F4 dos Emirados Árabes

Rafa Câmara conquista pódio na F4 dos Emirados Árabes