Últimas notícias

Fórmula Renault NEC encerra operações e culpa FIA

Categoria que abrange norte da Europa terminará depois de 13 temporadas, com promotor alegando “planos mal concebidos da FIA”

Richard Verschoor

A Fórmula Renault NEC, que foi uma junção das Fórmulas Renault Alemã e Holandesa e já teve como campeões Valtteri Bottas, Carlos Sainz e Lando Norris anunciou que não continuará mais em 2019.

O interesse para as vagas de temporada completa caíram significativamente nas duas últimas temporadas, e a série começou a correr em conjunto com a principal série da fabricante francesa, a Eurocup.

Apesar disso, a promotora MdH Communications havia anunciado em outubro que a categoria continuaria, rebatizada como FormulaNEC.

Mas o organizador já confirmou que a temporada de 2019 não seguirá adiante, declarando que o “declínio de interesse de jovens pilotos" foi a principal causa.

"Lamentamos muito que tenhamos que interromper a categoria neste momento", disse o chefe, Mick de Haas.

“Os planos mal concebidos da FIA para o futuro das corridas de fórmula significaram que nos últimos três anos vimos um sério declínio no mercado de jovens pilotos.”

"Os custos são altos demais para e o mercado é muito fragmentado."

O final da Fórmula Renault NEC vem na esteira da decisão da Renault Sport de mudar sua série Eurocup da sua especificação atual para as especificações F3 Europeia da FIA.

De Haas continuou: “Agora não há mais espaço para um conceito de monoposto eficaz e competitivo, como a fórmula Renault 2.0. No entanto, tem ajudado muitos jovens pilotos ao longo das últimas duas décadas.”

“Gostaria de agradecer à Renault e seus fornecedores, às equipes que competiram no NEC, aos circuitos e a todas as pessoas com quem trabalharam nos últimos 13 anos.”

Start: Lando Norris, Josef Kaufmann Racing leads

Lando Norris, Josef Kaufmann Racing leads NEC race

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Equipe de Alonso se junta à Fórmula Renault Eurocup
Próximo artigo Collet projeta chegada à F1 em “quatro ou cinco anos”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil