CUPRA EKS garante vitória incontestável na abertura da FIA ETCR em Pau

CUPRA EKS garantiu vitória na etapa inaugural do FIA ETCR em Pau, conquistando os três lugares do pódio

CUPRA EKS garante vitória incontestável na abertura da FIA ETCR em Pau
Carregar reprodutor de áudio

Como se fosse um trator, a equipe liderada por Mattias Ekstrom conquistou toda a glória no circuito de rua de Pau Ville (França) no início de uma nova temporada da copa do mundo de carros elétricos de turismo, a FIA ETCR.

Além da vitória de Ekstrom, a equipa CUPRA EKS colocou Adrien Tambay e Tom Blomqvist nas outras duas vagas do pódio e levou para casa o primeiro troféu de construtores.

Embora possa ter parecido moleza para a equipe espanhola, o nível dos pilotos nesta temporada aumentou consideravelmente como Bruno Spengler ou Maxime Martin com vasta experiência no DTM. O grid também conta com veteranos como Mikel Azcona, que trocou a CUPRA pela Hyundai - formando dupla com Jean-Karl Vernay. Todos eles estiveram muito próximos nas eliminatórias.

Os "estreantes" são pilotos que se adaptaram bem às exigências dos carros elétricos e ao formato de competição desde o início e não se basearam na falta de experiência com as máquinas ETCR como desculpa.

Race action

Race action

Photo by: Cupra

Esta rápida adaptação fez com que os veteranos não descansassem sobre os louros e dessem tudo de si, chegando mesmo a bater no muro ao empurrar - como foi o caso de Jordi Gené, CUPRA EKS, que bateu em uma das chicanes e não conseguiu terminar a prova.

Neste campeonato, os carros são partilhados por dois pilotos diferentes, pelo que o incidente de Gené obrigou a equipa CUPRA EKS a reparar o carro em tempo recorde para que Tom Blomqvist pudesse entrar em pista.

O impressionante trabalho dos mecânicos da CUPRA EKS que tiveram de alterar, entre outras coisas, o sub-chassis, a caixa de direção e o nariz em fibra de carbono, foi decisivo para que o estreante de série Blomqvist subisse ao pódio.

Isso só é possível com uma equipe de mecânicos experientes, que conhecem o carro ao milímetro e que trabalham juntos há muitos anos. Muito do sucesso deste fim de semana pode ser atribuído a eles.

Tom Blomqvist, Mattias Ekström, Adrien Tambay, Jordi Gene, Cupra EKS

Tom Blomqvist, Mattias Ekström, Adrien Tambay, Jordi Gene, Cupra EKS

Photo by: Cupra

“Terminar entre os três primeiros e ser um fabricante de topo no nosso primeiro fim de semana com a CUPRA EKS Racing é um resultado dos sonhos”, disse o vencedor do encontro, Mattias Ekstrom.

"Claro, só pode haver um vencedor e estou feliz por ser eu, mas Adrien e Tom fizeram um trabalho perfeito neste fim de semana que nos permitiu marcar o máximo de pontos.

A próxima etapa do FIA ETCR será no circuito turco de Istambul Park, de 21 a 22 de maio.

compartilhar
comentários
FIA revela detalhes do novo cargo de CEO à medida que busca continua
Artigo anterior

FIA revela detalhes do novo cargo de CEO à medida que busca continua

Próximo artigo

Motorsport.com abre processo seletivo para redatora em São Paulo em 2022

Motorsport.com abre processo seletivo para redatora em São Paulo em 2022