Últimas notícias

Membros do Superbike se dizem “reféns” de desatenção com motociclismo devido à F1

Fontes do paddock do evento definem acidente no último domingo como “fatalidade” e expõem dificuldades em modernizar Interlagos

Largada Superbike Brasil 2018

O acidente que vitimou o piloto Mauricio Paludete no Superbike Brasil em Interlagos no último domingo continua repercutindo no meio do motociclismo brasileiro. A morte do piloto é a última de uma sequência de acidentes fatais nos últimos anos na pista de Interlagos, em São Paulo.

O centro do problema é que atualmente no Brasil não existem pistas próprias para o motociclismo. Interlagos – por estar no centro comercial do país – é bastante requisitada, entretanto, como se sabe, o circuito não segue os padrões de segurança desejáveis para provas de moto de acordo com o que pede a Federação Internacional de Motociclismo (FIM).

Segundo fontes ouvidas pelo Motorsport.com, que pediram anonimato em função do assunto ser delicado, os principais pontos perigosos são a Curva do Café – onde há uma proteção de ar – e o Bico de Pato. O fim da reta dos boxes, por se tratar de um ponto com muita área de escape, não estaria acima destes dois em termos de risco, apesar de ser o local que tirou a vida de Paludete.

Ainda segundo um informante, a dinâmica do acidente de domingo não seria aliviada mesmo com a presença de uma proteção de ar e espuma no local.

O paddock reclama principalmente da desatenção com o mundo das duas rodas quando o assunto é reformar Interlagos. Segundo as fontes escutadas, o novo layout da chicane na Curva do Café não é próprio para motos, já que o desenho acentuou o risco de se acertar o muro no interior da pista no caso de um erro.

“Fizeram uma cagada”, disse uma das fontes, que ainda destacou: “quando você faz pista segura para moto, ela será segura para carros também. O contrário, não”.

“Se você errar ali, você entra reto no guard-rail. Mesmo em baixa velocidade a porrada é seca. Foi uma burrice. Foram fazer aquilo ali e chamaram o pessoal dos carros. E o pessoal da moto? Chama o pessoal da moto para fazer, foi para moto que a chicane foi feita. Pô, dá para antecipar um pouco a entrada do ‘S’, porque aí a moto não bate.”

Ainda segundo pessoas ligadas ao evento, o principal problema para a segurança de motociclistas em Interlagos é a realização da Fórmula 1. De acordo com as informações apuradas, pilotos de moto não teriam voz ativa devido à maior importância da F1.

“Tem muita coisa para mudar, e não vão fazer isso porque no final chega a F1 e fala: ‘não quero assim, quero assado’. E acabou”, disse outra fonte.

“Agora vamos ter obras de box. O campeonato vai ser obrigado a ficar acampado em boxes do outro lado. Interlagos é a única pista no mundo que fecha três ou quatro meses antes de uma corrida. É um absurdo.”

Outro fato apurado pelo Motorsport.com é que a curva alternativa do Bico de Pato – feita para o motociclismo durante o recapeamento de Interlagos, em 2014 – tem asfalto muito irregular e impróprio para o uso profissional. Outro problema é que, segundo as fontes, Interlagos não deixa o campeonato prender as proteções de ar e espuma no asfalto, como é o recomendado. Atualmente, pilotos podem entrar por baixo das barreiras em um acidente.

“Normalmente, em pistas próprias para moto, você cai, tem uma caixa de brita para te segurar e só depois vai para a proteção. Não temos mais caixas de brita em Interlagos. Você coloca (a proteção) no Café e tem que fixar no chão. Só que ali fica dentro do asfalto. Como você vai fixar? Vai furar o asfalto? Eles não deixam.”

Por fim, as fontes convergem dizendo que o objetivo é realizar um campeonato forte no Brasil, mas que o fato de serem “reféns” na situação do esporte a motor nacional não ajuda na busca por segurança.

“Se olharmos por este critério, não podemos mais fazer competição no Brasil”, afirmou uma fonte.

In this article
Gabriel Lima
Geral
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior No emocionante adeus a Mauricio Paludete, familiares criticam pista e organização em Interlagos
Próximo artigo Organização do SuperBike contraria família de piloto e diz que se colocou à disposição para ajuda

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros