Isaac Canto disputou a Final em sua estreia no renomado Fórmula Ford Festival na Inglaterra

Aos 16 anos recém completados, Canto foi o piloto mais jovem da história a disputar uma Final do evento

Isaac Canto

Reprodução

Na última semana, entre os dias 20 e 22, Isaac Canto, nascido nos Estados Unidos e filho de brasileiros, deu início em sua carreira no automobilismo depois de diversas temporadas no kartismo americano.

No tradicional Circuito de Brands Hatch, na Inglaterra, ele disputou o Fórmula Ford Festival, que teve a participação de 60 pilotos de várias partes do planeta.

Isaac Canto (Dreamair Aviation) recentemente completou 16 anos, requisito básico para competir no automobilismo inglês e a consequente “licença” para colocar em prática o aprendizado adquirido nos treinos com o Team Dolan desde abril deste ano.

Acompanhado do Team Dolan, comandado por Bernard Dolan, Issac Canto teve seu primeiro contato com o difícil traçado de Brands Hatch ao longo dos três dias previstos para treinos na programação do evento. 

“Choveu bastante e isso dificultou um pouco, pois o traçado de Brands Hatch é bastante técnico”, relembra o piloto. “Mas consegui aproveitar bem os treinos”, completou.

A tomada de tempos foi dividida em três grupos de 20 carros cada e em seu grupo, o 2, Isaac Canto foi o 9º colocado. Partindo da 9ª posição em sua prova classificatória, o piloto teve problemas na largada e caiu para o 18º lugar.

Mostrando ótimo poder de recuperação, Isaac ultrapassou nove concorrentes, mas na última curva da última volta ‘tocou’ em um ponto molhado, escorregou e não finalizou a corrida.

Na semifinal, largando em 25º por conta do abandono anterior, Isaac Canto terminou em 19º e, como precisava ter ficado pelo menos em 12º para ir à final, teve que disputar uma prova de repescagem, terminando-a em 8º depois de largar em 13º. Desta forma, ele ficou na reserva, esperando por duas desistências, uma vez que apenas os seis primeiros se classificariam para a prova decisiva.

A vaga efetivamente chegou e Isaac Canto, então, pôde disputar a final em sua estreia em um Fórmula Ford Festival. Largando das últimas posições, em 30º, ele novamente fez uma linda corrida de recuperação e recebeu a bandeirada em 20º, tornando-se o mais jovem piloto da história a participar de uma final da competição.

“Acho que o balanço final foi positivo se considerarmos as circunstâncias”, avalia o jovem piloto, que competiu com motor preparado pela Scholar Engines. 

“Tive problemas na minha prova classificatória e isso se refletiu no resultados das corridas seguintes e, claro, na posição em que eu larguei na final. Não fosse isso, acredito que eu poderia ter terminado meu primeiro Fórmula Ford Festival entre os 10 primeiros. Mas estou muito feliz, disputei provas contra pilotos com muito mais experiência e cheguei à Final”, pondera.

De olho na temporada 2024 da Fórmula Ford Britânica, Issac Canto (Dreamair Aviation) se prepara para disputar entre os dias 3 e 5 de novembro outro evento importante da categoria, o Walter Hayes Trophy, em Silverstone.

AUDI DESISTIU da F1? Sainz com MAL-ESTAR, Massa REBATE FIA, Pérez admite FASE RUIM e +

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #253 – Desclassificação de Hamilton nos EUA 'salva pele' de Pérez na Red Bull?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior VÍDEO: Caio Castro dá susto e bate forte em treino da Copa Truck em Tarumã
Próximo artigo HRacing Cup celebra primeiros campeões em Goiânia

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil