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Pirelli apresenta módulo de produção de pneus para competições para América Latina

Com capacidade de produção de até 50 mil unidades por ano, novo local focado para automobilismo de fábrica paulista fornecerá pneus para competições brasileiras, argentinas e costarriquenhas

Módulo Competições da fábrica da Pirelli em Campinas

Foi apresentado nesta terça-feira em Campinas, interior de São Paulo, o “Módulo Competições”, área da Pirelli voltada apenas para o automobilismo, que fornecerá pneus a competições na América Latina.

O Módulo ocupa uma área de 450 m², dentro do complexo industrial da companhia, com capacidade de produção de aproximadamente 50 mil pneus por ano. A novidade organiza a fabricação dos compostos de competição que a marca já fornecia, sem dividir as atenções com os pneus para carros de passeio.

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Estiveram presentes no evento o CEO da Stock Car, Carlos Col, Cesar Alarcon, CEO e vice-presidente da Pirelli na América do Sul, Roberto Falkenstein, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli, Franklin Vilareal, diretor da planta de Campinas, e Fabio Magliano, gerente de produtos para a América Latina.

“A palavra parceria é a que melhor explica a Pirelli com as competições do nosso automobilismo", disse Carlos Col. "Trabalhamos todos esses anos em que eu organizo campeonatos sempre à quatro mãos, buscando o melhor produto e o melhor desenvolvimento das nossas categorias.”

O principal dirigente da Stock Car também falou sobre a atuação da Pirelli nos pneus do novo carro que vai estrear em 2020. 

“A palavra que usei aqui, parceria, pressupõe que trabalhamos juntos. A partir do momento que eu soube que teríamos um novo modelo de carro, a chegada de mais uma montadora, a Toyota, imediatamente comuniquei a Pirelli. Temos um protótipo rodando há mais de seis meses, fazendo testes em diversas pistas com o suporte da Pirelli para avaliar as questões de um peso maior, uma carga aerodinâmica maior, e o pneu, sem dúvida, sofrerá pequenas adaptações necessárias.”

Segundo os comandantes do programa, foram investidos US$ 1 milhão entre 2018 e 2019 para viabilizar o projeto que produz e distribui pneus para competições no Brasil, Argentina e Costa Rica.

No Brasil, estão sendo produzidos pneus para a Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Endurance Brasil e Rally dos Sertões. Na Argentina, para a Super TC2000, TC2000, TC Pick up, Fórmula Renault 2.0, Fiat Competizione e Rally Argentina. Na Costa Rica, na CTCC e Toyota Yaris Cup. No total, são mais de 200 carros abastecidos, em 70 eventos com mais de 120 corridas por ano.

Stock Car

A Pirelli também fornece pneus à maior categoria do automobilismo brasileiro, a Stock Car. Mas apenas a produção da Light é feita em Campinas. A empresa possui outros dois módulos semelhantes ao inaugurado no interior paulista, na Turquia e Romênia, sendo nesta o local de produção da borracha utilizada na Stock brasileira.

Segundo Fabio Magliano, a escolha do módulo romeno para a competição brasileira não é algo anormal.

“O atendimento das categorias é decidido dentro da capacidade de cada um dos módulos, para você poder otimizar essa produção”, disse o gerente de produtos para a América Latina. “Você faz um estudo da demanda que você tem, dentro da capacidade instalada.”

“Hoje a Stock Car é atendida pela produção da Romênia e está dentro daquilo que a Pirelli espera como saturação dos módulos de competição, então não existe a necessidade de se produzir os pneus utilizados localmente aqui no Brasil. Eles estão atendendo perfeitamente, então continuamos trabalhando com a importação.”

Mas não seria mais viável – e econômico – centralizar a produção de todas as categorias brasileira no próprio país? Magliano não vê empecilhos para o atual procedimento, revelando que quando uma competição começa, ela já tem todos os pneus que as equipes poderão utilizar durante o ano todo.

“Logística não é um problema. Um pneu de competição é praticamente produzido em um lote único, então para você atender o volume anual da categoria, você faz um lote único de produção. Isso acontece para se evitar a variabilidade. Quando se produz todos os pneus de uma única vez, você não gera diferença entre um lote e outro. Esses pneus são feitos na Romênia, são enviados ao Brasil e o custo logístico disso não é tão significativo.”

Confira imagens da apresentação e do Módulo de Competições da Pirelli

Módulo Competições da fábrica da Pirelli em Campinas
Módulo Competições da fábrica da Pirelli em Campinas
Módulo Competições da fábrica da Pirelli em Campinas
Módulo Competições da fábrica da Pirelli em Campinas
Fabio Magliano, gerente de produtos para a América Latina
Apresentação do Módulo de Competições da Pirelli, em Campinas - SP
Apresentação do Módulo de Competições da Pirelli, em Campinas - SP
Apresentação do Módulo de Competições da Pirelli, em Campinas - SP
Apresentação do Módulo de Competições da Pirelli, em Campinas - SP
Apresentação do Módulo de Competições da Pirelli, em Campinas - SP
Apresentação do Módulo de Competições da Pirelli, em Campinas - SP
Apresentação do Módulo de Competições da Pirelli, em Campinas - SP
Apresentação do Módulo de Competições da Pirelli, em Campinas - SP
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Erick Gabriel
Geral
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