Relato da corrida

12H de Bathurst: BMW conquista a primeira vitória em 15 anos em trio com Farfus

Este foi o primeiro triunfo da BMW em Mount Panorama desde 2010

A BMW venceu as 12 Horas de Bathurst de 2025, com o BMW M4 GT3 da WRT de Kelvin van der Linde, Sheldon van der Linde e Augusto Farfus conquistando sua primeira vitória na era GT3 da corrida e liderando uma dobradinha.

Duas das mudanças nos regulamentos da corrida desde 2024 provaram ser cruciais e, de certa forma, determinaram o vencedor da prova, realizada em condições quentes e secas no circuito de Mount Panorama, de 6.213 km.

Nos anos anteriores, os pilotos estavam limitados a trechos de no máximo 32 voltas antes do reabastecimento e tinham que fazer um número mínimo de paradas. Mas essas janelas estavam bem abertas este ano e a BMW fez o melhor uso das mudanças, o que fez a diferença.

Sheldon van der Linde passou o carro para seu irmão Kelvin quando faltava pouco mais de uma hora para o fim da corrida, com uma Ferrari pilotada por Chaz Mostert logo atrás dele. Mas todos na WRT - e Mostert - sabiam que o carro italiano precisaria de muitas voltas de safety car para chegar ao final sem outra parada nos boxes.

Mesmo depois que Mostert assumiu a liderança no The Chase, faltando 37 minutos para o fim da corrida, nenhum safety car apareceu na última meia hora e isso selou o acordo para a equipe belga.

Mostert saiu da liderança com 22 minutos de corrida, retomou em sexto e subiu de posição quando Matt Campbell e Lucas Auer, que também estavam fora de seus últimos intervalos de combustível, pararam no final da corrida.

No outro BMW, Raffaele Marciello estava em um ataque, contornando a parte externa do Mercedes-AMG de Jules Gounun no The Chase para assumir a terceira posição e, em seguida, perseguiu o outro carro que aproveitou ao máximo o combustível, o Mercedes-AMG GT3 da Craft-Bamboo de Auer.

Mas o Mercedes também perdeu a janela de combustível, indo para os boxes quando faltavam seis minutos para o fim da corrida e promovendo o segundo BMW de Marciello/Valentino Rossi/Charles Weerts para segundo.

#46 BMW M4 GT3, Team WRT: Valentino Rossi

BMW M4 GT3 #46, Equipe WRT: Valentino Rossi

Foto de: Edge Photographics

"Foram as duas horas mais difíceis da minha vida", disse Kelvin após uma vitória por 10s25. "Estávamos economizando combustível, especialmente quando Chaz estava chegando, e foi muito difícil. Estamos muito orgulhosos."

Farfus acrescentou: "Estivemos tão perto, tão longe, e acabamos tendo um carro rápido e fizemos uma corrida perfeita."

Sheldon concordou com as palavras do irmão: "Tenho que dizer que é brilhante, acho que fomos impecáveis desde o início da manhã. Não tenho palavras. Estamos tentando vencer esta corrida há três anos!"

O resultado da BMW não foi sem alguma sorte. Rossi dirigiu rapidamente, mas foi flagrado ultrapassando um GT4 mais lento sob bandeira amarela. Logo em seguida, enquanto Weerts cumpria a consequente penalidade de drive-through, outro período de safety car devido a um incidente separado permitiu que ele minimizasse a perda de posição na pista e ficasse com os líderes, mesmo que o carro caísse de segundo para oitavo na ocasião.

A corrida se resumiu aos seis carros líderes: os dois BMWs; o 75 Express Mercedes-AMG GT3 Evo de Gounon, Luca Stolz e Kenny Habul; Mostert, Will Brown e Daniel Serra na Ferrari 296 GT3 da Arise Racing; o Craft-Bamboo Mercedes-AMG GT3 de Auer, Maxi Gotz e Jayden Ojeda e o Absolute Racing Porsche 911 GT3 R dos atuais vencedores Campbell e Ayhancan Guven, e Alessio Picariello. Eles terminaram nessa ordem.

A melhor das entradas não Pro, em sétimo lugar, acabou sendo o Heart of Racing Mercedes-AMG de Ross Gunn, Ian James e Zach Robichon, que venceu a classe Bronze.

O vencedor da classe Pro Am foi a segunda Ferrari da Arise, dirigida por Jaxon Evans, Alessio Rovera, Brad Schumacher e Elliot Schutte, que levou a melhor sobre o Porsche da Manthey EMA. Na primeira metade da corrida, os pilotos Pro do Porsche, Laurin Heinrich e Morris Schuring, estavam entre os Pro, mas o carro perdeu ritmo durante os períodos dos pilotos Bronze, Sam e Yasser Shahin.

Na classe Silver e em nono lugar ficou o Lamborghini #93 da Wall Racing, com Brendon Leitch, D'Tony Alberto, Adrian Dietz e a personalidade da televisão australiana Grant Denyer.

O McLaren de Adam Christodolou/Daniel Bilksi/Mark Griffith foi o único a terminar na classe GT4. A KTM X-bow de David Crampton/Trent Harrison/Glen Wood venceu a classe Invitational, apesar de o único participante da classe ter perdido mais de 20 voltas enquanto os danos do acidente eram reparados.

Cláusula   NÚMERO   Piloto   Carro / Motor   Voltas   Tempo 
32 Augusto Farfus
S.van der Linde
K.van der Linde
BMW 306 12:01'53.1350
46 Valentino Rossi
Charles Weerts
R.Marciello
BMW 306 12:02'03.3800
75 Kenny Habul
Jules Gounon
Luca Stolz
Mercedes 306 12:02'04.4980
26 Chaz Mostert
William Brown
Daniel Serra
Ferrari 306 12:02'57.0970
77 Maximilian Götz
Lucas Auer
Jayden Ojeda
Mercedes 306 12:03'21.0390
911 A.Picariello
Ayhancan Guven
Matt Campbell
Porsche 306 12:03'35.2030
27 Ross Gunn
Z.Robichon
Ian James
Mercedes 305 12:03'38.3790
36 Jaxon Evans
Alessio Rovera
Brad Schumacher
Elliott Schutte
Ferrari 303 12:01'53.7460
93 D'Tony Alberto
Adrian Deitz
Grant Denyer
Brendon Leitch
Lamborghini 303 12:03'15.8760
10  91 Laurin Heinrich
Morris Schuring
Sam Shahin
Yasser Shahin
Porsche 303 12:03'18.3430
11  9 Marc Cini
Dean Fiore
Lee Holdsworth
Audi 291 12:02'58.6860
12  47 James Koundouris
Theo Koundouris
David Russell
Luke Youlden
Mercedes 283 12:02'23.8930
13  14 Jamie Day
Jaylyn Robotham
Mateo Villagomez
Aston Martin 276 12:02'37.4330
14  24 Cameron Campbell
Jake Santalucia
Anthony Levitt
McLaren 276 12:06'20.5270
15  50 David Crampton
Trent Harrison
Glen Wood
KTM 270 12:02'28.1630
16  19 Daniel Bilski
A.Christodoulou
Mark Griffith
Mercedes 261 12:03'51.9930
17  44 Scott Andrews
Sergio Pires
Marcel Zalloua
Audi 241 12:02'00.8790
888 Maro Engel
Maxime Martin
Mikaël Grenier
Mercedes 170 7:05'46.3790
183 Broc Feeney
Ricardo Feller
Liam Talbot
Audi 164 6:43'20.0960
4 Fabian Schiller
Brenton Grove
Stephen Grove
Mercedes 53 2:18'40.3170
25 Paul Buccini
Tom Hayman
Ryan Sorensen
McLaren 36 1:36'35.3980
222 Cameron Waters
Craig Lowndes
Tom Randle
Mercedes 35 1:27'42.9450

BORTOLETO revela TESTE SURPRESA, veja depoimento; WOLFF DESILUDIDO com HAMILTON, Honda em APUROS e +

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com analisa histórias mais interessantes da F1 2025

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo! 

In this article
Phil Branagan
Endurance
GT
Intercontinental GT Challenge
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Quartararo lidera dobradinha da Yamaha no último dia de shakedown em Sepang
Próximo artigo F1: Gasly faz previsão 'ousada' para Alpine na temporada 2025

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros