Ex-time da Audi no WEC confirma entrada no IMSA em 2018
Joest Racing se une com Mazda, prometendo brigar por vitórias e títulos no principal campeonato de endurance norte-americano
A Mazda e a Joest Racing juntarão forças e vão competir no WeatherTech SportsCar Championship a partir de 2018, no lugar da SpeedSource. Os carros do atual campeonato já conseguiram três pódios, com as duplas Bomarito/Tristan e Joel Miller/Tom Long, ocupando a sexta e sétima posições, respectivamente.
Em um campeonato dominado pela Cadillac e a Nissan DPI, a Mazda estará ausente nas últimas três provas do calendário atual, para fazer com que o novo time se prepare ao máximo para a primeira prova do próximo ano, as 24 Horas de Daytona.
"Desde quando a Mazda fez sua primeira corrida em 1964, nosso espírito foi sempre de conquistar vitórias e campeonatos", disse Masahiro Moro, presidente e CEO da Mazda North American Operations (MNAO) e gerente executivo da Mazda Motor Corporation (MMC). "A criação da Mazda Team Joest nos dará uma oportunidade única de se juntar a um time vitorioso nas categorias de protótipos e dará à Mazda a oportunidade de voltar ao pódio."
Ralf Juttner, diretor da Joest Racing, que tem 16 vitórias nas 24 Horas de Le Mans, e 10 triunfos nas 12 Horas de Sebring, afirmou: "Estamos entusiasmados e orgulhosos por esta nova oportunidade com a Mazda. A Mazda tem uma tradição longa no automobilismo e, especialmente nos Estados Unidos, criou uma enorme base de fãs."
"Para nós, isso não é apenas um retorno às pistas americanas, que sempre apreciamos, mas também ótimas novidades para o grande grupo de fãs japoneses, que sempre nos abraçaram calorosamente."
John Doonan, diretor de automobilismo da Mazda North American Operations, comentou: "Este é um momento importante na história da Mazda Motorsports, ao alinharmos o programa de carros esportivos de nível superior da nossa marca com uma das melhores equipes de todos os tempos", afirmou Doonan.
"O que o Sr. [fundador do time, Reinhold] Joest, Ralf Jüttner e toda a organização Joest Racing realizaram provavelmente não será igualado. Estamos muito empolgados em trabalhar com eles para colocar a Mazda na pista e nos esforçar para mais troféus nos próximos anos."
Doonan também agradeceu a parceira de longa data, a SpeedSource e o proprietário Sylvain Tremblay, comentando: "Conseguimos um grande negócio com sua organização em todos os níveis do esporte por mais de duas décadas. Eles são um exemplo perfeito de uma equipe que cresceu por meio do nosso sistema Mazda."
A Mazda Team Joest em breve irá começar a testar o Mazda RT24-P em preparação para a próxima temporada com o motor Mazda MZ-2.0T de 4 litros e com 2.0 cilindros, desenvolvido pela Advanced Engine Research.
O comunicado à imprensa afirmou que os quatro pilotos atuais da Mazda Prototype "participarão dos testes e no desenvolvimento do carro, mas a formação de 2018 ainda não foi determinada."
Por David Malsher
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.