IMSA: Derani conquista pole da 71ª edição das 12 Horas de Sebring
Três vezes vencedor da prova, brasileiro parte em busca do tetra em uma das mais tradicionais e desafiadoras corridas de endurance do mundo

Não é à toa que o brasileiro Pipo Derani tem seu nome atrelado ao circuito de Sebring, na Flórida (Estados Unidos). Nesta sexta-feira (17), mais um capítulo desta bem-sucedida 'parceria' começou a ser escrito na IMSA.
Após andar sempre entre os mais rápidos e liderar um dos treinos livres, Derani cravou a pole position para a 71ª edição das 12 Horas de Sebring. A bordo do #31 Whelen Engineering Cadillac V-Series, da equipe Action Express Racing, o brasileiro cravou o seu melhor tempo em 1min45s836.
Três vezes vencedor da corrida (2016, 2018 e 2019), uma das mais desafiadoras do endurance mundial, Derani vai comandar o grid, que terá sua largada às 11h10 (de Brasília) deste sábado (18). O brasileiro vai dividir a pilotagem com o britânico Alexander Sims e o sul-coreano Jack Aitken.
Eles compartilharão a primeira fila do grid com outro Cadillac, da Ganassi, comandado pelos pilotos Sebastien Bourdais, Renger van der Zande e Scott Dixon. A prova marca a segunda etapa da IMSA 2023 e poderá ser acompanhada ao vivo no aplicativo e site da categoria: acesse clicando aqui.
“Estamos tendo um fim de semana fantástico desde o início. Entramos na pista com um carro já muito competitivo, então, as mudanças foram bem pequenas a cada treino e seguimos melhorando os nossos tempos. Foi um classificatório bem competitivo. Acho que saímos de Daytona um pouco atrás, mas isso mostra que trabalhamos bem juntos, Action Express e Ganassi, para continuar desenvolvendo o nosso Cadillac”, declarou Derani, quinto colocado nas 24h de Daytona em janeiro.
“É sempre muito bom voltar a Sebring. É um lugar que eu realmente gosto muito. Estar na pole aqui não diz muita coisa para a corrida, mas para nós como equipe, após um 2022 difícil, significa muito poder mostrar o nosso potencial”, continuou o campeão da IMSA em 2021.
“Gostaria de agradecer a toda equipe Action Express Whelen Engineering e à Cadillac pelo apoio contínuo, o trabalho incansável e as horas por trás das portas fechadas tentando fazer deste programa o melhor possível. Pessoalmente, também é muito gratificante conquistar a primeira pole para o Cadillac LMDh em uma pista que eu realmente gosto de pilotar. Um começo maravilhoso para o nosso fim de semana”, destacou o brasileiro de 29 anos.
"Espero que tenhamos uma corrida limpa. Acredito que estamos numa forte posição para a disputa”, completou Derani, o mais jovem tricampeão das 12h de Sebring e o primeiro piloto a ganhar três vezes num período de quatro anos desde o ex-campeão da F1 Phil Hill, quase 60 anos atrás.
Pos. | # | Pilotos | Classe | Chassis | Voltas | Time | Gap |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 31 | GTP | Cadillac V-Series.R | 6 | 1'45.836 | ||
2 | 01 | GTP | Cadillac V-Series.R | 5 | 1'45.923 | 0.087 | |
3 | 10 | GTP | Acura ARX-06 | 7 | 1'46.100 | 0.264 | |
4 | 6 | GTP | Porsche 963 | 6 | 1'46.426 | 0.590 | |
5 | 60 | GTP | Acura ARX-06 | 7 | 1'46.603 | 0.767 | |
6 | 24 | GTP | BMW M Hybrid V8 | 6 | 1'46.756 | 0.920 | |
7 | 7 | GTP | Porsche 963 | 6 | 1'46.851 | 1.015 | |
8 | 25 | GTP | BMW M Hybrid V8 | 8 | 1'46.908 | 1.072 | |
9 | 52 | Alex Quinn |
LMP2 | ORECA LMP2 07 | 9 | 1'51.780 | 5.944 |
10 | 35 | LMP2 | ORECA LMP2 07 | 8 | 1'51.900 | 6.064 | |
11 | 11 | LMP2 | ORECA LMP2 07 | 9 | 1'52.169 | 6.333 | |
12 | 04 | Nolan Siegel |
LMP2 | ORECA LMP2 07 | 8 | 1'52.486 | 6.650 |
13 | 20 | LMP2 | ORECA LMP2 07 | 7 | 1'53.350 | 7.514 | |
14 | 8 | LMP2 | ORECA LMP2 07 | 8 | 1'53.579 | 7.743 | |
15 | 51 | LMP2 | ORECA LMP2 07 | 9 | 1'53.673 | 7.837 | |
16 | 18 | Christian Rasmussen |
LMP2 | ORECA LMP2 07 | 8 | 1'53.963 | 8.127 |
17 | 36 | Glenn van |
LMP3 | Ligier JS P320 | 7 | 1'55.215 | 9.379 |
18 | 4 | Seth Lucas Tonis Kasemets |
LMP3 | Ligier JS P320 | 9 | 1'56.874 | 11.038 |
19 | 85 | Daniel Goldburg |
LMP3 | Duqueine D08 | 7 | 1'56.984 | 11.148 |
20 | 74 | LMP3 | Ligier JS P320 | 8 | 1'57.012 | 11.176 | |
21 | 30 | LMP3 | Ligier JS P320 | 9 | 1'58.092 | 12.256 | |
22 | 17 | Nico Varrone |
LMP3 | Duqueine D08 | 8 | 1'58.164 | 12.328 |
23 | 38 | Christopher Allen Robert Mau |
LMP3 | Ligier JS P320 | 9 | 1'58.724 | 12.888 |
24 | 13 | LMP3 | Duqueine D08 | 9 | 1'59.160 | 13.324 | |
25 | 3 | GTD PRO | Corvette C8.R GTD | 6 | 1'59.315 | 13.479 | |
26 | 33 | Nicolas Pino |
LMP3 | Ligier JS P320 | 9 | 1'59.458 | 13.622 |
27 | 14 | GTD PRO | Lexus RC F GT3 | 6 | 1'59.582 | 13.746 | |
28 | 79 | GTD PRO | Mercedes AMG GT3 | 4 | 1'59.635 | 13.799 | |
29 | 93 | GTD | Acura NSX GT3 | 6 | 1'59.714 | 13.878 | |
30 | 57 | GTD | Mercedes AMG GT3 | 5 | 1'59.834 | 13.998 | |
31 | 23 | GTD PRO | Aston Martin Vantage GT3 | 5 | 1'59.925 | 14.089 | |
32 | 62 | GTD PRO | Ferrari 296 GT3 | 5 | 1'59.939 | 14.103 | |
33 | 12 | GTD | Lexus RC F GT3 | 6 | 1'59.944 | 14.108 | |
34 | 16 | GTD | Porsche 911 GT3 R (992) | 5 | 2'00.022 | 14.186 | |
35 | 023 | Onofrio Triarsi Charles Scardina |
GTD | Ferrari 296 GT3 | 5 | 2'00.124 | 14.288 |
36 | 1 | GTD | BMW M4 GT3 | 5 | 2'00.229 | 14.393 | |
37 | 96 | Michael Dinan |
GTD | BMW M4 GT3 | 5 | 2'00.504 | 14.668 |
38 | 78 | GTD | Lamborghini Huracan GT3 EVO2 | 6 | 2'00.639 | 14.803 | |
39 | 63 | Frank Perera |
GTD PRO | Lamborghini Huracan GT3 EVO2 | 6 | 2'00.763 | 14.927 |
40 | 70 | GTD | McLaren 720S GT3 | 5 | 2'01.395 | 15.559 | |
41 | 47 | GTD | Ferrari 296 GT3 | 5 | 2'01.451 | 15.615 | |
42 | 21 | GTD | Ferrari 296 GT3 | 5 | 2'01.588 | 15.752 | |
43 | 83 | GTD | Lamborghini Huracan GT3 EVO2 | 6 | 2'01.652 | 15.816 | |
44 | 27 | GTD | Aston Martin Vantage GT3 | 5 | 2'01.652 | 15.816 | |
45 | 91 | Alan Metni |
GTD | Porsche 911 GT3 R (992) | 5 | 2'01.927 | 16.091 |
46 | 44 | GTD | Aston Martin Vantage GT3 | 5 | 2'02.115 | 16.279 | |
47 | 77 | GTD | Porsche 911 GT3 R (992) | 5 | 2'02.612 | 16.776 | |
48 | 80 | PJ Hyett Seb Priaulx |
GTD | Porsche 911 GT3 R (992) | 5 | 2'02.678 | 16.842 |
49 | 66 | Sheena Monk |
GTD | Acura NSX GT3 | 5 | 2'03.342 | 17.506 |
50 | 92 | GTD | Porsche 911 GT3 R (992) | 5 | 2'04.555 | 18.719 | |
51 | 9 | GTD PRO | Porsche 911 GT3 R (992) | 3 | |||
52 | 32 | GTD | Mercedes AMG GT3 | 5 | |||
53 | 95 | Chandler Hull |
GTD PRO | BMW M4 GT3 | 5 |
Castroneves é o maior piloto brasileiro pós-Senna? Astro de Indy e IMSA 'abre o jogo'
Podcast #221 - Crise na Mercedes pode significar fim da linha para Hamilton?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.