Recomendado para você

F1: Empresário de Massa e Leclerc espera mercado de pilotos "muito quente" para 2027

F1: Empresário de Massa e Leclerc espera mercado de pilotos "muito quente" para 2027

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Empresário de Massa e Leclerc espera mercado de pilotos "muito quente" para 2027
Há 25 anos, Michael Schumacher colocou a Ferrari de volta ao topo da F1

Há 25 anos, Michael Schumacher colocou a Ferrari de volta ao topo da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Há 25 anos, Michael Schumacher colocou a Ferrari de volta ao topo da F1
F1: Binotto comenta "desafio" de construir Audi e faz comparação com época na Ferrari

F1: Binotto comenta "desafio" de construir Audi e faz comparação com época na Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Binotto comenta "desafio" de construir Audi e faz comparação com época na Ferrari
Filha de Piquet se envolve em acidente nos Estados Unidos; entenda

Filha de Piquet se envolve em acidente nos Estados Unidos; entenda

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Filha de Piquet se envolve em acidente nos Estados Unidos; entenda
F1 - Brown e advogado de Palou trocam provocações no tribunal: 'Inventando bobagens'

F1 - Brown e advogado de Palou trocam provocações no tribunal: 'Inventando bobagens'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Brown e advogado de Palou trocam provocações no tribunal: 'Inventando bobagens'
F1: Valor milionário de acordo entre Horner e funcionária que o acusou é 'revelado' por jornal; saiba tudo

F1: Valor milionário de acordo entre Horner e funcionária que o acusou é 'revelado' por jornal; saiba tudo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Valor milionário de acordo entre Horner e funcionária que o acusou é 'revelado' por jornal; saiba tudo
Stock: Gabriel Casagrande renova contrato com equipe AMattheis Vogel para 2026

Stock: Gabriel Casagrande renova contrato com equipe AMattheis Vogel para 2026

Stock Car
Stock Car
Stock: Gabriel Casagrande renova contrato com equipe AMattheis Vogel para 2026
ANÁLISE: Como Honda e Yamaha deixaram um pódio escapar na corrida mais estranha da MotoGP 2025

ANÁLISE: Como Honda e Yamaha deixaram um pódio escapar na corrida mais estranha da MotoGP 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
ANÁLISE: Como Honda e Yamaha deixaram um pódio escapar na corrida mais estranha da MotoGP 2025
Últimas notícias

Grosjean diz que costumava ser um “idiota como companheiro de equipe”

Francês declarou que quer manter bom relacionamento com Ed Jones na Indy

O ex-piloto de Fórmula 1 Romain Grosjean declarou que aprecia a atmosfera amigável da Indy. O francês foi claro sobre querer vencer seu novo companheiro de equipe, Ed Jones, mas disse que também quer manter um bom relacionamento com ele.

Depois de sua primeira corrida ao volante de um carro da Indy, Grosjean, que participará das 13 corridas de circuitos mistos e de rua da temporada junto à Dale Coyne, respondeu algumas perguntas da imprensa.

Leia também:

Questionado sobre sua adaptação ao ambiente mais descontraído da Indy, o francês foi positivo. 

“É legal. Já tive uma boa troca de ideias com o Sébastien Bourdais. Ele estava bem ao meu lado (nos boxes) então isso facilitou. Takuma Sato também veio”, disse.

“Vi alguns outros pilotos, como Simon Pagenaud nos pits. Ele estava guiando, eu o cumprimentei e ele me deu um sinal. De modo geral, está tudo indo bem nesse sentido.”

Grosjean também expandiu o relacionamento com seu companheiro de equipe Ed Jones, que guiará o carro da Dale Coyne de Vasser Sullivan.

"Nós nos damos bem também. Eu disse a ele que costumava ser um idiota como companheiro de equipe no passado. Mas agora eu tenho 35 anos e gostaria que nosso relacionamento fosse amigável”, relatou.

“Na pista você quer vencer todo mundo, não há dúvida disso. Mas, fora, acho que se pudermos ser amigos seria ótimo.”

“(A atmosfera em Indy) é muito diferente da que estou acostumada."

Quanto ao novo carro, o ex-piloto da Haas revelou que "só teve que se adaptar um pouco à (sua) nova posição de condução.”

"Mas muito rapidamente tudo se encaixou, o que foi bom.”

"Durante as primeiras voltas os músculos não estavam suficientemente aquecidos ou prontos para isso. No final foi melhor, o que é sempre um bom sinal... eu saberei exatamente como trabalhar fisicamente e como lidar com isso. “

“Também sei que fisicamente é a pista mais exigente do ano e é bom para começar. É uma referência. Mas sim, acho que posso afinar o meu treino.”

O novo piloto da Indy também comentou sobre o estado da sua mão direita, gravemente queimada durante o acidente no GP do Bahrein em novembro do ano passado.

"Não está perfeita", admitiu. "Há uma ‘lâmpada grande e bonita’ no meu polegar esquerdo que não é bonita de se ver, mas ao guiar foi bem. Não doeu. Tive cuidado em algumas curvas, mas de modo geral não doeu.”

No primeiro dia ao volante guiando um Indy, um erro matinal na curva 1 fez com que Grosjean perdesse tempo, o piloto se familiarizou com uma pista com mudanças de condições, uma vez que o termômetro subia até 35°C. O piloto atribuiu seu deslize à busca de limites.

“Assim que você testa, você tem que encontrar seu limite, foi o que eu fiz esta manhã na curva 1.”

"Não fiquei muito feliz com isso, mas aconteceu e entendi algo que podíamos fazer na F1, mas não necessariamente na Indy. Portanto, foi um bom processo de aprendizagem."

“Eu fui muito rápido. Na hora de frear também toquei no acelerador, que você faz nas (curvas) rápidas. Mas, como aqui o diferencial é o mecânico, isso fez mexer o carro, quando essa ação estabiliza na F1.”

Essa diferença está longe de ser a única com a elite do esporte a motor mundial. Ao contrário de muitas categorias, a Indy não utiliza o halo, por exemplo, mas o Aeroscreen. De qualquer forma, não foi difícil para Grosjean se ajustar.

"O Aeroscreen mantém um pouco do ar fora da cabine, por isso é quente. Mas os sistemas de ventilação no capacete e na cabine dianteira funcionam muito bem."

“Então eu acho muito físico. Guiar esses carros é difícil, de um jeito bem diferente da F1, onde você só luta contra as forças G. Lá você luta fisicamente contra o carro e seu peso. Mas isso não me incomoda, é até agradável”, finalizou.

HAAS 2021: Veja o carro 'RUSSO' da ESTREIA de SCHUMACHER em ano que time irá 'CUMPRIR TABELA' na F1

PODCAST: Como seria a transmissão dos sonhos da F1 no Brasil?

 

Artigo anterior Pietro Fittipaldi volta à Indy e disputará ovais em 2021, dividindo carro com Grosjean
Próximo artigo Indy reduz eventos em circuitos mistos para dois dias

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros