Herta vence em Laguna Seca e Newgarden é bicampeão da Indy
Oitavo colocado na prova de Laguna Seca, piloto da Penske foi a 641 pontos e garantiu seu segundo título da categoria
A pista de Laguna Seca não recebia uma etapa da IndyCar desde 2004 e voltou a ser palco de uma prova da categoria neste ano para encerrar e decidir o campeonato de 2019, que acabou nas mãos de Josef Newgarden, que terminou a corrida vencida por Colton Herta na oitava posição, foi a 641 pontos. Título é o segundo de Newgarden, que também foi campeão em 2017.
A segunda posição ficou com Will Power, seguido por Scott Dixon completando o pódio em terceiro. A quarta posição ficou com Simon Pagenaud, resultado que garantiu ao francês o vice-campeonato da temporada 2019.
Os representantes brasileiros na Indy, Tony Kanaan e Matheus Leist, cruzaram a linha de chegada nas 16ª e 17ª posições, respectivamente. Kanaan terminou o campeonato em 15º e Leist em 18º.
A corrida
Logo na largada, Colton Herta segurou bem a pressão de Scott Dixon e manteve a liderança. Terceiro do grid e então vice-líder do campeonato, Alexander Rossi aproveitou a oportunidade para tentar tomar a segunda posição de Dixon e chegou a colocar o bico de seu carro na frente, mas precisou recuar para evitar um choque com Dixon e voltou à terceira posição.
Líder do campeonato, Josef Newgarden largou da quarta posição e se manteve no mesmo porto, só se preocupando em não perder contato com o pelotão a sua frente.
Enquanto isso, os brasileiros Tony Kanaan e Matheus Leist, 21º e 23º do grid, respectivamente, ganharam posições, com Kanaan subindo para 20º e Leist para 21º.
Na 14ª volta, Rossi e Newgarden entraram juntos nos pits para troca de pneus e reabastecimento e quem se deu melhor foi o piloto da Penske, que conseguiu ultrapassar o adversário na disputa pelo título ainda nos pits e voltou para a pista na frente do piloto da Andretti.
Na volta para a pista, Rossi ainda foi ultrapassado por Simon Pagenaud, que já havia feito sua parada e como vinha com pneus mais aquecidos, tomou a terceira posição e a vice-liderança do campeonato do piloto da Andretti.
Como colocou pneus mais duros, Newgarden acabou mais tarde sendo novamente ultrapassado para Rossi, que entrou na pista calçado com pneus macios, portanto, mais rápidos.
Na volta 30, Will Power foi para cima de Rossi e na subida para o Saca Rolha tomou a quarta posição do vencedor da 100ª edição das 500 Milhas de Indianápolis. Mais atrás, Kanaan e Leist continuavam fazendo suas corridas de recuperação e ocupavam a 16ª e 19ª posições, respectivamente.
Cinco voltas mais tarde, Newgarden não conseguiu segurar a pressão de Felix Rosenqvist e perdeu a sexta posição para o sueco da Ganassi na entrada do Saca Rolha. Duas voltas mais tarde, Rossi e Newgarden foram novamente juntos para o pit, mas desta vez a Andretti trabalhou mais rápido e devolveu Rossi na frente do piloto da Penske.
Com 45 das 90 voltas completadas, Conor Daly tentou tomar a 13ª posição de Marco Andretti, rodou e provocou a primeira bandeira amarela da prova, o que colocou o safety car na pista. Com Daly de volta à pista, a relargada foi autorizada três voltas mais tarde.
Enquanto isso, Colton Herta seguia líder, pouco mais de um segundo à frente do segundo colocado, Scott Dixon, mas sem ser incomodado pelo Neozelandês da Chip Ganassi, que sofria forte pressão de Simon Pagenaud.
Faltando 20 voltas para o final, Felix Rosenqvist tomou a quarta posição de Simon Pagenaud no mergulho do Saca Rolha. Com isso, Josef Newgarden, então sétimo colocado na corrida, teve sua vantagem sobre Pagenaud, o vice-líder do campeonato, ampliada para 33 pontos. Pouco depois, Pagenaud retomou o quarto posto e a diferença entre ele e Newgarden voltou aos 29 pontos.
O que se viu nas dez últimas voltas foi Colton Herta segurando a ponta, apesar da pressão de Will Power para cruzar a linha de chegada e conquistar sua segunda vitória na temporada. Power terminou em segundo e Scott Dixon o terceiro.
Confira o resultado da corrida
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | Mph | Pits | Abandono | Pontos | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 88 | Colton Herta | Harding Racing | 90 | 1:53'56.9845 | 106.057 | 3 | ||||||
2 | 12 | Will Power | Team Penske | 90 | 1:53'57.5723 | 0.5878 | 0.5878 | 106.048 | 3 | ||||
3 | 9 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | 90 | 1:54'03.2249 | 6.2404 | 5.6526 | 105.961 | 3 | ||||
4 | 22 | Simon Pagenaud | Team Penske | 90 | 1:54'03.3390 | 6.3545 | 0.1141 | 105.959 | 3 | ||||
5 | 10 | Felix Rosenqvist | Chip Ganassi Racing | 90 | 1:54'06.5051 | 9.5206 | 3.1661 | 105.910 | 3 | ||||
6 | 27 | Alexander Rossi | Andretti Autosport | 90 | 1:54'07.3482 | 10.3637 | 0.8431 | 105.897 | 3 | ||||
7 | 18 | Sébastien Bourdais | Dale Coyne Racing | 90 | 1:54'07.6676 | 10.6831 | 0.3194 | 105.892 | 3 | ||||
8 | 2 | Josef Newgarden | Team Penske | 90 | 1:54'16.0292 | 19.0447 | 8.3616 | 105.763 | 3 | ||||
9 | 5 | James Hinchcliffe | Schmidt Peterson Motorsports | 90 | 1:54'19.8031 | 22.8186 | 3.7739 | 105.704 | 3 | ||||
10 | 28 | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | 90 | 1:54'21.7789 | 24.7944 | 1.9758 | 105.674 | 3 | ||||
11 | 7 | Marcus Ericsson | Schmidt Peterson Motorsports | 90 | 1:54'22.7651 | 25.7806 | 0.9862 | 105.659 | 3 | ||||
12 | 15 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | 90 | 1:54'23.6362 | 26.6517 | 0.8711 | 105.645 | 3 | ||||
13 | 59 | Max Chilton | Carlin | 90 | 1:54'24.0588 | 27.0743 | 0.4226 | 105.639 | 3 | ||||
14 | 98 | Marco Andretti | Andretti Autosport | 90 | 1:54'51.4159 | 54.4314 | 27.3571 | 105.220 | 3 | ||||
15 | 23 | Charlie Kimball | Carlin | 90 | 1:54'53.5707 | 56.5862 | 2.1548 | 105.187 | 3 | ||||
16 | 14 | Tony Kanaan | A.J. Foyt Enterprises | 90 | 1:55'02.8584 | 1'05.8739 | 9.2877 | 105.045 | 3 | ||||
17 | 4 | Matheus Leist | A.J. Foyt Enterprises | 90 | 1:55'03.5485 | 1'06.5640 | 0.6901 | 105.035 | 3 | ||||
18 | 26 | Zach Veach | Andretti Autosport | 90 | 1:55'04.9112 | 1'07.9267 | 1.3627 | 105.014 | 3 | ||||
19 | 60 | Jack Harvey | Michael Shank Racing | 90 | 1:55'07.7801 | 1'10.7956 | 2.8689 | 104.970 | 5 | ||||
20 | 21 | Spencer Pigot | Ed Carpenter Racing | 89 | 1:54'11.6218 | 1 Lap | 1 Lap | 104.655 | 3 | ||||
21 | 30 | Takuma Sato | Rahal Letterman Lanigan Racing | 89 | 1:55'04.4031 | 1 Lap | 52.7813 | 103.855 | 5 | ||||
22 | 25 | Conor Daly | Andretti Autosport | 89 | 1:55'05.2196 | 1 Lap | 0.8165 | 103.842 | 4 | ||||
23 | 20 | Ed Jones | Ed Carpenter Racing | 51 | 1:09'46.3671 | 39 Laps | 38 Laps | 98.151 | 5 | Mechanical | |||
24 | 19 | Santino Ferrucci | Dale Coyne Racing | 48 | 1:01'49.5483 | 42 Laps | 3 Laps | 104.252 | 2 | Acidente |
Veja como ficou a tabela do campeonato
osição | Piloto | Pontos | |||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | Josef Newgarden | 641 | 53/1 | 40/2 | 32/4 | 41/2 | 16/15 | 67/4 | 54/1 | 13/19 | 51/1 | 35/3 | 32/4 | 53/1 | 17/14 | 31/5 | 28/7 | 30/5 | 48/8 |
2 | Simon Pagenaud | 616 | 26/7 | 11/19 | 22/9 | 28/6 | 51/1 | 112/1 | 28/6 | 13/17 | 28/6 | 22/9 | 54/1 | 34/4 | 28/6 | 38/3 | 30/5 | 26/7 | 65/4 |
3 | Alexander Rossi | 608 | 31/5 | 22/9 | 31/5 | 54/1 | 8/22 | 82/2 | 42/2 | 31/5 | 41/2 | 53/1 | 35/3 | 28/6 | 30/5 | 12/18 | 17/13 | 35/3 | 56/6 |
4 | Scott Dixon | 578 | 40/2 | 17/13 | 41/2 | 35/3 | 43/2 | 27/17 | 8/22 | 53/1 | 14/17 | 30/5 | 40/2 | 41/2 | 53/1 | 41/2 | 10/20 | 15/16 | 70/3 |
5 | Will Power | 550 | 37/3 | 10/24 | 19/11 | 27/7 | 26/7 | 65/5 | 12/18 | 36/3 | 22/9 | 40/2 | 12/18 | 16/15 | 34/4 | 51/1 | 9/22 | 53/1 | 81/2 |
6 | Felix Rosenqvist | 425 | 33/4 | 7/23 | 20/10 | 20/10 | 26/8 | 11/28 | 32/4 | 14/16 | 18/12 | 28/6 | 30/5 | 16/14 | 41/2 | 8/22 | 20/11 | 41/2 | 60/5 |
7 | Colton Herta | 420 | 24/8 | 51/1 | 6/24 | 7/23 | 7/23 | 15/33 | 18/12 | 18/12 | 12/18 | 25/8 | 26/7 | 12/18 | 24/8 | 14/16 | 23/9 | 34/4 | 104/1 |
8 | Ryan Hunter-Reay | 420 | 7/23 | 35/3 | 24/8 | 30/5 | 13/17 | 48/8 | 30/5 | 32/4 | 33/5 | 19/11 | 14/16 | 13/17 | 35/3 | 11/19 | 24/8 | 12/18 | 40/10 |
9 | Takuma Sato | 415 | 11/19 | 26/7 | 54/1 | 25/8 | 16/14 | 71/3 | 35/3 | 17/13 | 17/15 | 20/10 | 9/22 | 10/20 | 11/19 | 9/21 | 51/1 | 15/15 | 18/21 |
10 | Graham Rahal | 389 | 18/12 | 32/4 | 8/23 | 32/4 | 23/9 | 10/27 | 26/7 | 26/7 | 36/3 | 33/4 | 22/9 | 24/8 | 22/9 | 22/9 | 12/18 | 7/23 | 36/12 |
11 | Sébastien Bourdais | 387 | 6/24 | 30/5 | 36/3 | 19/11 | 20/11 | 13/30 | 19/11 | 22/9 | 25/8 | 18/12 | 24/8 | 23/9 | 19/11 | 26/7 | 12/19 | 23/9 | 52/7 |
12 | James Hinchcliffe | 370 | 28/6 | 14/16 | 29/6 | 22/9 | 14/16 | 38/11 | 22/9 | 12/18 | 11/19 | 26/7 | 28/6 | 35/3 | 8/22 | 10/20 | 19/12 | 10/20 | 44/9 |
13 | Santino Ferrucci | 351 | 22/9 | 10/20 | 15/15 | 9/21 | 20/10 | 53/7 | 11/19 | 21/10 | 32/4 | 11/19 | 19/11 | 18/12 | 18/12 | 32/4 | 35/4 | 13/17 | 12/24 |
14 | Spencer Pigot | 335 | 19/11 | 19/11 | 13/17 | 12/18 | 30/5 | 40/14 | 20/10 | 9/21 | 16/14 | 16/14 | 15/15 | 30/5 | 26/7 | 13/17 | 9/21 | 28/6 | 20/20 |
15 | Tony Kanaan | 304 | 15/15 | 18/12 | 12/18 | 11/19 | 10/20 | 44/9 | 15/15 | 8/22 | 14/16 | 9/21 | 13/17 | 20/10 | 10/20 | 24/8 | 35/3 | 18/12 | 28/16 |
16 | Marco Andretti | 303 | 17/13 | 28/6 | 16/14 | 17/13 | 17/13 | 10/26 | 14/16 | 28/6 | 20/10 | 7/23 | 20/10 | 9/21 | 15/15 | 15/15 | 21/10 | 17/13 | 32/14 |
17 | Marcus Ericsson | 290 | 10/20 | 15/15 | 26/7 | 10/20 | 6/24 | 14/23 | 17/13 | 41/2 | 27/7 | 17/13 | 10/20 | 19/11 | 7/23 | 18/12 | 15/16 | - | 38/11 |
18 | Zach Veach | 271 | 16/14 | 8/22 | 18/12 | 13/17 | 18/12 | 10/29 | 24/8 | 24/8 | 10/20 | 12/18 | 18/13 | 26/7 | 9/21 | 17/13 | 16/14 | 8/22 | 24/18 |
19 | Matheus Leist | 261 | 8/22 | 13/17 | 10/20 | 15/15 | 32/4 | 30/15 | 9/21 | 10/20 | 8/22 | 10/20 | 11/19 | 14/16 | 12/18 | 16/14 | 13/17 | 24/8 | 26/17 |
20 | Ed Jones | 217 | 9/21 | 16/14 | 11/19 | 14/16 | 28/6 | 40/13 | 10/20 | 16/14 | - | 8/22 | 18/12 | - | 17/13 | - | - | 16/14 | 14/23 |
21 | Jack Harvey | 186 | 20/10 | 20/10 | 17/13 | 8/22 | 35/3 | 18/21 | - | - | - | 15/15 | - | - | 20/10 | - | - | 11/19 | 22/19 |
22 | Max Chilton | 184 | 14/16 | 9/21 | 8/22 | 16/14 | 12/18 | - | 13/17 | 15/15 | - | 14/16 | 16/14 | - | 14/16 | - | - | 19/11 | 34/13 |
23 | Ed Carpenter | 161 | - | - | - | - | - | 65/6 | - | - | 17/13 | - | - | 11/19 | - | 28/6 | 40/2 | - | - |
24 | Conor Daly | 149 | - | - | - | - | - | 40/10 | - | - | 19/11 | - | - | 17/13 | - | 19/11 | 29/6 | 9/21 | 16/22 |
25 | Charlie Kimball | 117 | 13/17 | - | - | - | - | 10/25 | - | - | 9/21 | - | - | - | - | 20/10 | 15/15 | 20/10 | 30/15 |
26 | Patricio O'Ward | 115 | - | 24/8 | 14/16 | 18/12 | 11/19 | - | 16/14 | 19/11 | - | 13/17 | - | - | - | - | - | - | - |
27 | Sage Karam | 39 | - | - | - | - | - | 22/19 | - | - | - | - | 9/21 | 8/22 | - | - | - | - | - |
28 | James Davison | 36 | - | - | - | - | - | 36/12 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
29 | Helio Castroneves | 33 | - | - | - | - | 9/21 | 24/18 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
30 | Ben Hanley | 31 | 12/18 | - | 9/21 | - | - | 10/32 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
31 | Pippa Mann | 28 | - | - | - | - | - | 28/16 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
32 | Kyle Kaiser | 22 | - | 12/18 | - | - | - | 10/31 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
33 | J.R. Hildebrand | 20 | - | - | - | - | - | 20/20 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
34 | Oriol Servia | 16 | - | - | - | - | - | 16/22 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
35 | R.C. Enerson | 13 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 13/17 | - | - | - | - |
36 | Jordan King | 12 | - | - | - | - | - | 12/24 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
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