Indy: Herta vence GP caótico em Indianápolis repleto de incidentes
Prova no misto de Indianápolis cruzou a marca de duas horas de duração
Colton Herta venceu neste sábado pela primeira vez na temporada 2022 da Indy, após largar em 14º e apostando duas vezes na estratégia em uma corrida doida, levando o piloto da Andretti-Autosport Honda a bater Simon Pagenaud e Will Power.
Com uma corrida molhada sendo declarada devido à pista úmida, os pilotos usaram as voltas de aquecimento para procurar as poças d'água e olhando potenciais pontos de ultrapassagem. As linhas secas começavam a surgir, mas as curvas 7 e 10 seguiam muito desafiadoras.
O começo foi limpo, mas Power acabou sendo ultrapassado de ambos os lados por Palou e Newgarden na curva 7, enquanto Pato se aproximava. Mesmo se recuperando, Power ainda errou a chicane da curva 5, permitindo que Rosenqvist subisse para terceiro, antes de um momento de dobradinha da Arrow McLaren.
Herta e Sato, que largaram em 14º e 13º, tinham menos a perder e pararam para colocar os pneus vermelhos da Firestone já na volta 3, o que levou outros pilotos da frente a fazer o mesmo. O ritmo de Herta com os slicks era tão forte que ele rapidamente começou a ganhar terreno.
A full course yellow apareceu na volta 8 após Kirkwood rodar e Palou ir parar na grama. O atual campeão conseguiu voltar à pista, mas seu motor acabou morrendo, precisando de ajuda. Ele conseguiu continuar, mas uma volta atrás.
Na relargada, na volta 11, Herta passou as duas McLarens, Power, Daly e Newgarden. Mas a corrida de Newgarden chegou ao fim logo, devido ao incidente com Rossi no giro seguinte.
Após mais uma amarela, a prova foi reiniciada na volta 25 e, neste momentom O'Ward tratou de não deixar Herta disparar, mantendo-se a menos de um segundo da Andretti, com Rosenqvist tambpem ficando próximo.
Herta fez a volta mais rápida antes de parar na volta 32 para pneus vermelhos novos, e Sato também foi aos boxes. Na sequência, foi a vez de O'Ward, Rossi e Power, com os dois últimos tendo paradas bem lentas.
Rosenqvist saiu dos boxes ao lado de Herta, mas Herta tinha o lado de dentro na segunda curva, garantindo a frente. Mas o sueco havia conseguido superar o companheiro de equipe O'Ward. Mais atrás, Dixon ficou sem combustível ao tentar dar mais uma volta e teve problemas ao voltar ao pitlane, enquanto Kellet rodou com seu Foyt na curva 6, precisando de ajuda.
A relargada na volta 42 deu tão errado que a amarela logo foi acionada. O'Ward tentou assar Rosenqvist por dentro e também passar Herta na frenagem. Forçado a fazer uma curva muito ousada, ele rodou e perdeu a asa dianteira ao tocar em Rosenqvist. Ele conseguiu sair sem assistência, mas o carro de Rosenqvist ficou parado. Sato teve que ir pra a grama para evitá-los, mas rodou ao voltar à pista.
As amarelas seguiram aparecendo, com uma de maior duração na reta final da corrida devido a uma rodada de VeeKay. A chegada da chuva levou os líderes aos boxes para pneus de pista molhada, com poucos pilotos apostando em seguir na pista.
A corrida passava da marca de duas horas e a chuva seguia. O'Ward mantinha a aposta de ficar na pista com slicks, mas rodou na curva 1 a oito minutos do fim, caindo para quarto e permitindo a aproximação de Pagenaud e Power em cima de Herta.
Na relargada a sete minutos do fim, os três escaparam na frente e mais uma amarela, causada por uma batida de Montoya, encerrou a corrida mais cedo. Herta triunfou após liderar 50 das 75 voltas realizadas, com Pagenaud em segundo e Power em terceiro para assumir a liderança do campeonato.
P |
Piloto |
Voltas |
Dif. |
Pits |
Voltas Lideradas |
Motor | Equipe |
1 |
Colton Herta |
75 |
|
4 |
50 |
Honda |
Andretti Autosport |
2 |
Simon Pagenaud |
75 |
3.0983 |
4 |
Honda |
Meyer Shank Racing |
|
3 |
Will Power |
75 |
7.1538 |
4 |
Chevy |
Team Penske |
|
4 |
Marcus Ericsson |
75 |
7.8193 |
6 |
10 |
Honda |
Chip Ganassi Racing |
5 |
Conor Daly |
75 |
9.6535 |
4 |
Chevy |
Ed Carpenter Racing |
|
6 |
Felix Rosenqvist |
75 |
11.0949 |
5 |
4 |
Chevy |
Arrow McLaren SP |
7 |
Takuma Sato |
75 |
11.4814 |
4 |
Honda |
Dale Coyne Racing with RWR |
|
8 |
Callum Ilott |
75 |
11.5104 |
5 |
Chevy |
Juncos Hollinger Racing |
|
9 |
Christian Lundgaard |
75 |
11.8047 |
6 |
Honda |
Rahal Letterman Lanigan Racing |
|
10 |
Scott Dixon |
75 |
13.9916 |
3 |
Honda |
Chip Ganassi Racing |
|
11 |
Alexander Rossi |
75 |
16.7300 |
5 |
Honda |
Andretti Autosport |
|
12 |
David Malukas |
75 |
17.9817 |
5 |
Honda |
Dale Coyne Racing with HMD |
|
13 |
Jack Harvey |
75 |
19.5748 |
4 |
Honda |
Rahal Letterman Lanigan Racing |
|
14 |
Helio Castroneves |
75 |
24.4881 |
4 |
Honda |
Meyer Shank Racing |
|
15 |
Tatiana Calderon |
74 |
48.6230 |
5 |
1 |
Chevy |
AJ Foyt Enterprises |
16 |
Graham Rahal |
74 |
64.7127 |
5 |
Honda |
Rahal Letterman Lanigan Racing |
|
17 |
Romain Grosjean |
74 |
1 LAPS |
5 |
Honda |
Andretti Autosport |
|
18 |
Alex Palou |
74 |
1 LAPS |
7 |
Honda |
Chip Ganassi Racing |
|
19 |
Pato O'Ward |
74 |
68.7936 |
4 |
5 |
Chevy |
Arrow McLaren SP |
20 |
Scott McLaughlin |
74 |
70.9931 |
4 |
5 |
Chevy |
Team Penske |
21 |
Devlin DeFrancesco |
73 |
2 LAPS |
5 |
Honda |
Andretti Steinbrenner Autosport |
|
22 |
Juan Pablo Montoya |
72 |
Contact |
4 |
Chevy |
Arrow McLaren SP |
|
23 |
Jimmie Johnson |
72 |
2 LAPS |
6 |
Honda |
Chip Ganassi Racing |
|
24 |
Rinus VeeKay |
72 |
In Pit |
6 |
Chevy |
Ed Carpenter Racing |
|
25 |
Josef Newgarden |
59 |
15 LAPS |
5 |
Chevy |
Team Penske |
|
26 |
Kyle Kirkwood |
53 |
Contact |
5 |
Chevy |
AJ Foyt Enterprises |
|
27 |
Dalton Kellett |
34 |
Contact |
2 |
Chevy |
AJ Foyt Enterprises |
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
PODCAST #177 - Red Bull 'roubou' status de favorita ao título da Ferrari?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.