Indy: Marcus Ericsson vence corrida "maluca" de mais de três horas
Sueco sobe ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez na carreira em prova marcada por forte acidente de Felix Rosenqvist e duas bandeiras vermelhas
A corrida de abertura do fim de semana da IndyCar em Detroit, disputada neste sábado (12), teve de tudo: primeira vitória de Marcus Ericsson na categoria, duas bandeiras vermelhas, acidente preocupante de Felix Rosenqvist, abandono de Will Power a cinco voltas do fim e mais de três horas de prova.
O sueco é o sétimo vencedor em 2021, junto a Álex Palou, Colton Herta, Scott Dixon, Pato O'Ward, Rinus Veekay e Hélio Castroneves. O triunfo veio justamente em uma etapa onde nem chegou a se classificar para o Fast 12, os doze melhores do treino classificatório que disputam a primeira colocação do grid.
A corrida
O pole position O'Ward não teve problemas para segurar a ponta na largada, ele rapidamente descolou de Alexander Rossi e manteve a liderança. Mais atrás, Romain Grosjean fez uma boa disputa com Ed Jones pela terceira colocação. Melhor para o francês.
O mexicano foi para os boxes no início da quarta volta, já Rossi só entrou na quinta. A parada do americano não foi das melhores e ele voltou um pouco distante do rival.
Enquanto isso, Josef Newgarden teve um problema mecânico, perdeu sua roda traseira esquerda e teve que trocá-la nos pits.
Rossi ultrapassou O'Ward pouco depois para assumir a liderança entre os carros que ainda não haviam parado e ganhou vantagem de tempo ao escalar o pelotão antes do piloto da Arrow McLaren.
Na 25ª volta, pouco depois de fazer seu pit stop, Felix Rosenqvist teve problemas com o pedal acelerador, que ficou preso e o fez ir com tudo na barreira de pneus da Curva 6. Foram necessárias mais de 12 pessoas da equipe de segurança para tirá-lo do carro. Ele estava consciente, mas teve que sair de ambulância. A corrida foi interrompida com bandeira vermelha para reparos no local do acidente.
Após mais de uma hora, os carros voltaram à pista em torno das 17h no horário de Brasília, sob safety car. Scott Dixon, que ainda não havia feito sua parada, liderava o pelotão. Ainda faltavam 42 voltas para o fim da prova.
O australiano, junto a Rossi e O'Ward, foi ao pit stop para uma estratégia alternativa. Dixon pôs os pneus de faixa vermelha, enquanto o americano e o mexicano colocaram os compostos de faixa branca. Com isso, Will Power assumiu a liderança, seguido de Marcus Ericsson e Takuma Sato.
Bandeira verde na volta 32 e corrida reiniciada. O'Ward e Rossi seguiam sua disputa particular, com o piloto da Arrow McLaren se dando melhor e passando o pelotão antes do rival da Andretti, que ficou preso atrás.
Na 40ª volta, o mexicano ultrapassou Scott Dixon, que tinha dificuldades com os pneus, para assumir a sexta colocação. O trio que liderava a prova era Power, Ericsson e Veekay, que tomou o terceiro lugar de Sato. Eles não pararam nos boxes durante o safety car.
Dixon fez sua última parada na volta 43, caiu para a 17ª colocação e ficou de olho nas posições que ganharia com os pit stops dos rivais à sua frente, apesar de sua estratégia não ter se pagado. Dois giros depois, foi a vez de Rossi ir aos boxes.
Enquanto isso, Pato O'Ward seguia escalando o pelotão e já ocupava a quarta colocação, a apenas oito segundos do líder Will Power, que parou na 48ª volta junto a Marcus Ericsson e perdeu a liderança para o mexicano, que ainda faria mais um pit stop. Agora, o piloto da Penske dependia de voltar à frente do rival da Arrow McLaren e segurar o sueco da Chip Ganassi e Veekay, da Ed Carpenter, para vencer a corrida. Além de, obviamente, terminar a prova.
Na 50ª volta, O'Ward fez seu pit stop. Power, Ericsson e Veekay voltaram com cinco segundos de vantagem e tinham apenas Santino Ferrucci e Graham Rahal, que ainda não haviam feito a última parada, à sua frente. Faltando 18 voltas para o fim, os dois foram aos boxes e o top 3 voltou a ser formado por Power, Ericsson e Veekay. Mais atrás, o pole position tentava ultrapassar Takuma Sato.
O japonês não só manteve a posição, como ainda tomou o terceiro lugar de Veekay.
Restando apenas seis voltas, Grosjean escapou, foi ao muro, e causou a segunda bandeira vermelha da corrida, que estava interrompida mais uma vez. O francês não teve qualquer ferimento.
E foi aí que a história mudou de novo. Na hora da relargada, pesadelo para Will Power: seu carro não saiu do lugar e a corrida terminou para ele, a cinco voltas do fim. Ericsson assumiu a liderança.
Após a bandeira verde, Veekay e O'Ward ultrapassaram Sato, que não encontrou o mesmo ritmo de antes da interrupção, e garantiram o pódio. Depois de mais de três horas de muita movimentação, o sueco cruzou a linha de chegada em primeiro
Classificação final
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | Mph |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 8 | Marcus Ericsson | Chip Ganassi Racing | 70 | 1:45'33.112 | 93.509 | ||
2 | 21 | Rinus Kalmthout | Ed Carpenter Racing | 70 | 1:45'34.841 | 1.729 | 1.729 | 93.483 |
3 | 5 | Patricio O'Ward | Arrow McLaren SP | 70 | 1:45'35.022 | 1.910 | 0.181 | 93.480 |
4 | 30 | Takuma Sato | Rahal Letterman Lanigan Racing | 70 | 1:45'41.281 | 8.168 | 6.258 | 93.388 |
5 | 15 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | 70 | 1:45'42.576 | 9.464 | 1.295 | 93.369 |
6 | 45 | Santino Ferrucci | Rahal Letterman Lanigan Racing | 70 | 1:45'42.679 | 9.567 | 0.102 | 93.367 |
7 | 27 | Alexander Rossi | Andretti Autosport | 70 | 1:45'43.452 | 10.340 | 0.773 | 93.356 |
8 | 9 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | 70 | 1:45'44.007 | 10.895 | 0.555 | 93.348 |
9 | 18 | Ed Jones | Dale Coyne Racing with Vasser Sullivan | 70 | 1:45'45.055 | 11.942 | 1.047 | 93.333 |
10 | 2 | Josef Newgarden | Team Penske | 70 | 1:45'45.618 | 12.506 | 0.563 | 93.324 |
11 | 14 | Sébastien Bourdais | A.J. Foyt Enterprises | 70 | 1:45'46.691 | 13.579 | 1.073 | 93.308 |
12 | 22 | Simon Pagenaud | Team Penske | 70 | 1:45'46.939 | 13.827 | 0.248 | 93.305 |
13 | 20 | Conor Daly | Ed Carpenter Racing | 70 | 1:45'47.904 | 14.792 | 0.965 | 93.291 |
14 | 26 | Colton Herta | Andretti Autosport with Curb-Agajanian | 70 | 1:45'49.201 | 16.088 | 1.296 | 93.272 |
15 | 10 | Alex Palou | Chip Ganassi Racing | 70 | 1:45'50.365 | 17.253 | 1.164 | 93.254 |
16 | 60 | Jack Harvey | Michael Shank Racing | 70 | 1:45'51.402 | 18.289 | 1.036 | 93.239 |
17 | 29 | James Hinchcliffe | Andretti Steinbrenner Autosport | 70 | 1:45'52.123 | 19.011 | 0.721 | 93.229 |
18 | 4 | Dalton Kellett | A.J. Foyt Enterprises | 69 | 1:45'56.201 | 1 Lap | 1 Lap | 91.838 |
19 | 3 | Scott McLaughlin | Team Penske | 67 | 1:45'54.694 | 3 Laps | 2 Laps | 89.197 |
20 | 12 | Will Power | Team Penske | 67 | 1:46'12.076 | 3 Laps | 17.381 | 88.954 |
21 | 28 | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | 65 | 1:45'52.398 | 5 Laps | 2 Laps | 86.566 |
22 | 59 | Max Chilton | Carlin | 65 | 1:45'53.285 | 5 Laps | 0.886 | 86.554 |
23 | 51 | Romain Grosjean | Dale Coyne Racing with RWR | 63 | 1:32'24.848 | 7 Laps | 2 Laps | 96.122 |
24 | 48 | Jimmie Johnson | Chip Ganassi Racing | 49 | 1:44'25.838 | 21 Laps | 14 Laps | 66.159 |
25 | 7 | Felix Rosenqvist | Arrow McLaren SP | 23 | 31'28.393 | 47 Laps | 26 Laps | 103.040 |
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