Relato da corrida

Indy: Palou passa Herta no fim para vencer em Road America

Com isso, espanhol abre 74 pontos de vantagem para Ericsson

Alex Palou, Chip Ganassi Racing Honda

Foto de: Geoffrey M. Miller / Motorsport Images

Piloto da Chip Ganassi, Álex Palou venceu a oitava etapa da temporada 2023 da Indy em Road America, após uma ultrapassagem perfeitamente calculada em cima de Colton Herta no fim da prova.

Herta fez seu último pitstop uma volta antes do que Palou, e pagou por isso nos momentos finais, sendo forçado a reduzir seu ritmo, caindo para a quinta posição. Josef Newgarden foi o segundo, à frente de uma bela disputa entre Pato O'Ward e Scott Dixon.

Leia também:

Herta guiou o grid na largada, mantendo a ponta na curva 1, com Palou passando O'Ward por dentro para assumir a segunda posição. O mexicano foi forçado a tirar o pé e Kirkwood acabou acertando na traseira, rodando. O drama continuou, com Ferrucci sendo jogado na grama por O'Ward.

A primeira FCY veio após essa confusão, com a relargada na quarta volta, com Herta à frente de Palou, Armstrong, Newgarden, Rossi, Lundgaard e O'Ward no top 7. Pela confusão na largada, O'Ward foi penalizado com duas posições, caindo para a nona posição.

Poucas voltas depois, Rosenqvist, que havia parado e era o líder entre esses pilotos, tomou um toque de VeeKay na curva 3, caindo para último, mas o holandês se livrou de uma punição pelo contato.

Já Grosjean rodou na volta 12, ficando parado na brita. Isso levou o grid aos boxes antes da inevitável amarela. Herta voltou à frente de Palou, com Newgarden em terceiro. A prova seria retomada na volta 16, mas Harvey também acabou com seu carro na brita,  a ação foi retomada apenas no 20º giro.

Próximo à metade da prova, mais uma amarela, quando Malukas ficou parado na curva 8, anulando a vantagem de 1s5 que Herta tinha sobre Newgarden. Nesse momento, Palou venceu a corrida dos boxes, saindo à frente de Newgarden e Herta.

Newgarden teve uma relargada desastrosa, se envolvendo em uma confusão com retardatários e caindo para sexto. Já Herta passava novamente Palou na volta 30, mas já ciente de que sua vida não seria fácil com os pneus.

Herta liderava à frente de Palou, O'Ward e Newgarden todos de vermelho, com Dixon em quinto de pretos. Mas com a evolução da pista, os pneus começaram a apresentar ritmos diferentes, forçando Herta a ir aos boxes para novos compostos pretos a 15 voltas do fim.

Palou ficou uma volta à mais, com Herta retomando a ponta ao usar seu push-to-pass, abrindo 1s2 na ponta. Mas, na reta final, a briga entre os líderes foi crescendo enquanto a diferença diminuía para 0s3 a nove voltas do fim.

O espanhol fez sua manobra na curva 1 a sete voltas do fim, indo por fora em cima de Herta. Sem ter como se defender, ele ainda perdeu posições para Newgarden, O'Ward e Dixon.

Com os resultados deste domingo, Palou lidera com 324 pontos, 74 a mais que Marcus Ericsson, com Josef Newgarden em terceiro, a sete do sueco. A próxima etapa da temporada 2023 da Indy será em 02 de julho, em Mid-Ohio.

Confira o resultado final da etapa da Indy em Road America:

Cla Piloto Equipe Voltas Tempo Diferença
1 Spain Alex Palou United States Chip Ganassi Racing 55 1:50'04.6640  
2 United States Josef Newgarden United States Team Penske 55 1:50'09.2250 4.5610
3 Mexico Patricio O'Ward Arrow McLaren 55 1:50'11.4189 6.7549
4 New Zealand Scott Dixon United States Chip Ganassi Racing 55 1:50'11.6358 6.9718
5 United States Colton Herta United States Andretti Autosport 55 1:50'15.5968 10.9328
6 Sweden Marcus Ericsson United States Chip Ganassi Racing 55 1:50'16.1848 11.5208
7 Denmark Christian Lundgaard United States Rahal Letterman Lanigan Racing 55 1:50'20.5475 15.8835
8 New Zealand Scott McLaughlin United States Team Penske 55 1:50'20.9462 16.2822
9 United States Kyle Kirkwood United States Andretti Autosport 55 1:50'22.2120 17.5480
10 United States Alexander Rossi Arrow McLaren 55 1:50'24.3011 19.6371
11 United States Graham Rahal United States Rahal Letterman Lanigan Racing 55 1:50'26.1370 21.4730
12 Netherlands Rinus Kalmthout United States Ed Carpenter Racing 55 1:50'26.7694 22.1054
13 Australia Will Power United States Team Penske 55 1:50'30.3334 25.6694
14 France Simon Pagenaud United States Michael Shank Racing 55 1:50'36.0932 31.4292
15 Brazil Helio Castroneves United States Michael Shank Racing 55 1:50'38.2872 33.6232
16 United States Santino Ferrucci United States A.J. Foyt Enterprises 55 1:50'38.9640 34.3000
17 United States Ryan Hunter-Reay United States Ed Carpenter Racing 55 1:50'47.1300 42.4660
18 United Kingdom Callum Ilott Juncos Hollinger Racing 55 1:50'47.6175 42.9535
19 Argentina Agustin Canapino Juncos Hollinger Racing 55 1:50'49.4649 44.8009
20 Sweden Felix Rosenqvist Arrow McLaren 55 1:50'53.7537 49.0897
21 Benjamin Pedersen United States A.J. Foyt Enterprises 55 1:50'56.6403 51.9763
22 Ray Robb United States Dale Coyne Racing 55 1:51'14.3294 1'09.6654
23 Canada Devlin DeFrancesco United States Andretti Autosport 55 1:51'28.3048 1'23.6408
24 New Zealand Marcus Armstrong United States Chip Ganassi Racing 54 1:50'15.8405 1 Lap
25 France Romain Grosjean United States Andretti Autosport 54 1:51'19.6456 1 Lap
26 United Kingdom Jack Harvey United States Rahal Letterman Lanigan Racing 54 1:51'30.3355 1 Lap
27 David Malukas United States Dale Coyne Racing 24 52'04.6252 31 Laps

VÍDEO: Rico Penteado abre o jogo sobre Michael Schumacher

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #234 – Aston, Ferrari ou Mercedes? Quem se garante como segunda força da F1 em 2023?

 
 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Power: Grosjean é um "lixo" e precisa de um "soco na cara"; Herta é pole em Road America
Próximo artigo Kanaan é anunciado como novo consultor especial da McLaren na Indy

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil