Indy: Pato O'Ward "arranca" vitória no fim da corrida em Detroit
Mexicano tomou a liderança de Josef Newgarden na 68ª volta e subiu ao primeiro lugar também no mundial de pilotos
O que parecia ser uma corrida perfeita para Josef Newgarden em Detroit terminou com um piloto roubando a cena nos últimos momentos. Pato O'Ward venceu a segunda prova do fim de semana da IndyCar, disputada neste domingo (13), ao ultrapassar o piloto da Penske na 68ª volta.
A vitória o colocou na liderança do campeonato e ainda o fez ser o primeiro da temporada a ganhar mais de uma vez. Álex Palou completou o pódio ao tomar o terceiro lugar de Colton Herta no final.
A corrida
Na largada, o pole Newgarden manteve a liderança, enquanto Herta tentava segurar o ataque de Rinus Veekay pela segunda colocação. O holandês chegou a ameaçar nas primeiras curvas, mas o americano conseguiu manter a posição. Scott Dixon, Romain Grosjean e Alexander Rossi protagonizavam uma boa disputa no meio do bolo.
Pouco depois, um toque entre os carros do pelotão de trás. Sebastien Bordauis passou por cima da zebra, perdeu velocidade e James Hinchcliffe, que vinha o seguindo, reduziu drasticamente. Sobrou para Max Chilton, que bateu no carro do canadense e perdeu a asa dianteira.
Com bandeira amarela sinalizada e safety car na pista, oito carros aproveitaram para trocar os pneus, enquanto o britânico colocava uma nova peça.
A corrida foi retomada na volta 5, Newgarden e Herta não foram ao pit stop e se mantiveram nas primeiras posições. Já Veekay fez a parada e caiu para o fim da fila. O piloto da Penske não sofria ameaça na liderança e estava mais de dois segundos à frente. Fechavam o top 5 Alex Palou, Graham Rahal e Alexander Rossi, que apresentava problemas no carro após leve toque em Grosjean.
Na 14ª volta, Dixon aproveitou o baixo rendimento do americano e o ultrapassou pela quinta colocação. Logo atrás, vinham Santino Ferrucci e Pato O'Ward escalando o pelotão. Não demorou muito para eles passarem por Rossi.
Enquanto isso, os dois primeiros da corrida de sábado Marcus Ericsson e Rinus Veekay disputavam posições no fim do grid. O holandês fechou a porta e tocou no sueco, que quase foi para a parede. Resultado: problemas no pneu de Veekay e pit stop forçado para ele. O piloto da Chip Ganassi continuou na pista.
O top 5, formado por Newgarden, Herta, Palou, Rahal e O'Ward foi aos boxes na volta 20 e retornou na mesma ordem, com apenas alguns pilotos que estenderam a janela no meio deles. O único que voltou na mesma colocação de fato foi o líder, que não precisou enfrentar problemas com o tráfego.
O que parecia um deja-vu de sábado se formava na 23ª volta, Takuma Sato e Ericsson se aproximavam da ponta graças aos seus pit stops durante o safety car, o japonês ocupava o quarto lugar e o sueco era sexto. No entanto, a ameaça não durou muito tempo, Sato rapidamente perdeu rendimento com os pneus de faixa vermelha e foi aos boxes na volta 27, enquanto Ericsson fez a troca na 29.
Com isso, os cinco primeiros voltaram a ocupar as posições reais, com exceção de O'Ward, que foi ultrapassado por Dixon e perdeu a quinta colocação. Newgarden seguia na ponta sem ameaça desde o começo. Ainda restava mais uma rodada de pit stops e os próximos pneus do americano seriam os de faixa vermelha.
O segundo colocado Herta foi para os boxes na volta 45 e o líder fez sua parada logo na seguinte. O piloto da Andretti, com pneus de faixa preta, tinha melhor ritmo e conseguiu tirar boa diferença antes da janela. Eles voltaram a três segundos um do outro.
Apenas seis giros depois, os dois estavam colados e a única coisa que o americano da Penske podia fazer era tentar se segurar na ponta até o fim da corrida.
Na 53ª volta, um respiro para Newgarden. Jimmie Johnson rodou na Curva 2 e não conseguiu voltar. O safety car foi acionado e agora Herta não poderia apenas pensar em atacar pela primeira posição, mas também lidar com Palou, Rahal, Dixon e O'Ward que completavam, muito próximos, o top 6.
Bandeira verde na volta 58 e Pato O'Ward tomou o quinto lugar do hexacampeão, enquanto Newgarden conseguiu manter a liderança e abrir vantagem. Já Colton Herta foi ameaçado por Álex Palou até outro incidente interromper a corrida. Falha mecânica no carro de Grosjean e mais uma vez o safety car entrava em cena.
Pista liberada com sete voltas restantes e O'Ward seguia escalando posições ao ganhar a quarta colocação de Graham Rahal e a terceira de Álex Palou. O mexicano logo alcançou Herta e, com isso, Newgarden abria diferença.
O piloto da Arrow McLaren deixou o americano da Andretti para trás e se tornou a maior ameaça ao líder. No entanto, Herta seguia na cola e os três primeiros faziam uma grande disputa pela vitória.
Na 68ª volta, O'Ward conseguiu a ultrapassagem e assumiu a liderança para vencer a corrida de forma heróica. Newgarden não conseguiu disputar e teve que se preocupar em segurar o pódio, pois o mexicano abriu mais de cinco segundos rapidamente. Palou ainda ganhou a posição de Herta e arrancou um terceiro lugar.
Classificação final
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | Mph |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 5 | Patricio O'Ward | Arrow McLaren SP | 70 | 1:41'30.881 | 97.227 | ||
2 | 2 | Josef Newgarden | Team Penske | 70 | 1:41'37.640 | 6.759 | 6.759 | 97.120 |
3 | 10 | Alex Palou | Chip Ganassi Racing | 70 | 1:41'37.820 | 6.939 | 0.179 | 97.117 |
4 | 26 | Colton Herta | Andretti Autosport with Curb-Agajanian | 70 | 1:41'37.937 | 7.055 | 0.116 | 97.115 |
5 | 15 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | 70 | 1:41'38.576 | 7.695 | 0.639 | 97.105 |
6 | 12 | Will Power | Team Penske | 70 | 1:41'39.323 | 8.441 | 0.746 | 97.093 |
7 | 9 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | 70 | 1:41'39.713 | 8.832 | 0.390 | 97.087 |
8 | 22 | Simon Pagenaud | Team Penske | 70 | 1:41'39.945 | 9.064 | 0.231 | 97.083 |
9 | 8 | Marcus Ericsson | Chip Ganassi Racing | 70 | 1:41'40.406 | 9.524 | 0.460 | 97.076 |
10 | 45 | Santino Ferrucci | Rahal Letterman Lanigan Racing | 70 | 1:41'41.567 | 10.686 | 1.161 | 97.057 |
11 | 28 | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | 70 | 1:41'41.866 | 10.985 | 0.299 | 97.052 |
12 | 30 | Takuma Sato | Rahal Letterman Lanigan Racing | 70 | 1:41'42.457 | 11.576 | 0.590 | 97.043 |
13 | 27 | Alexander Rossi | Andretti Autosport | 70 | 1:41'45.091 | 14.209 | 2.633 | 97.001 |
14 | 29 | James Hinchcliffe | Andretti Steinbrenner Autosport | 70 | 1:41'45.878 | 14.996 | 0.787 | 96.989 |
15 | 20 | Conor Daly | Ed Carpenter Racing | 70 | 1:41'46.034 | 15.152 | 0.156 | 96.986 |
16 | 14 | Sébastien Bourdais | A.J. Foyt Enterprises | 70 | 1:41'46.154 | 15.272 | 0.119 | 96.984 |
17 | 18 | Ed Jones | Dale Coyne Racing with Vasser Sullivan | 70 | 1:41'46.999 | 16.118 | 0.845 | 96.971 |
18 | 21 | Rinus Kalmthout | Ed Carpenter Racing | 70 | 1:41'47.735 | 16.854 | 0.736 | 96.959 |
19 | 60 | Jack Harvey | Michael Shank Racing | 69 | 1:41'48.661 | 1 Lap | 1 Lap | 95.559 |
20 | 3 | Scott McLaughlin | Team Penske | 69 | 1:41'55.731 | 1 Lap | 7.070 | 95.449 |
21 | 48 | Jimmie Johnson | Chip Ganassi Racing | 69 | 1:42'04.650 | 1 Lap | 8.919 | 95.310 |
22 | 59 | Max Chilton | Carlin | 68 | 1:41'50.633 | 2 Laps | 1 Lap | 94.144 |
23 | 4 | Dalton Kellett | A.J. Foyt Enterprises | 61 | 1:41'53.513 | 9 Laps | 7 Laps | 84.413 |
24 | 51 | Romain Grosjean | Dale Coyne Racing with RWR | 57 | 1:22'40.171 | 13 Laps | 4 Laps | 97.218 |
25 | 7 | Oliver Askew | Arrow McLaren SP | 46 | 1:04'47.910 | 24 Laps | 11 Laps | 100.095 |
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