Indy ‘relaxa’ regra de limites de pista para corrida em Austin

compartilhar
comentários
Indy ‘relaxa’ regra de limites de pista para corrida em Austin
Por:
23 de mar de 2019 13:24

Campeonato não levará em conta regra de limites de pista na saída da curva 19, penúltima do circuito

Antes da corrida deste fim de semana - a primeira da IndyCar no Circuito das Américas - os comissários da categoria decidiram permitir que os pilotos usem a área de escape da saída da curva 19 para reduzir as controvérsias sobre limites de pista.

A ampla área de escape da curva 19 permite que os pilotos carreguem mais velocidade ao sair da curva e reduzam o atrito lateral no pneu dianteiro direito, atacando-o em um ângulo menor.

Leia também:

Isso pode se tornar crucial dada a extensão da pista – que é a segunda mais longa da IndyCar. Há também grande preocupação quanto à duração dos pneus macios.

Em termos de velocidade, passar por esta área de escape melhora o tempo de volta em 0s2 ou 0s3, embora também acrescente o risco de os pneus pegarem sujeira antes da frenagem para a curva 20.

Max Papis, que juntamente com Arie Luyendyk – ex-campeão da IndyCar – aconselha o diretor de prova Kyle Novak no Race Control, explicou ao Motorsport.com que “a intenção da IndyCar é não ter que impor limites quando não é necessário”.

"Analisamos todos as curvas e o que sempre observamos é: 'isso afeta a corrida?' ou 'isso afeta a segurança?' Não vamos fazer algo que afete a segurança. Há certos parâmetros que temos que manter.”

“Porque não estamos implementando limites de pista não significa que um piloto possa empurrar outro piloto para fora da pista apenas porque há asfalto em vez de brita. Vamos monitorar isso bem de perto.”

“Durante o teste, não houve um fator que sugerisse que correr além da zebra daria uma clara vantagem. Então foi decidido que se você vir alguém correndo atrás daquela zebra e saindo da pista na curva 19, a volta ainda contará. Estamos conscientes e pensamos muito nisso.”

“Mas essa é a única parte da pista onde você verá pessoas deliberadamente indo além da zebra. Como eu disse, o asfalto além da zebra não deve ser usado para melhorar a velocidade. É para melhorar a segurança.”

"Então, comparado com a F1, no hairpin [curva 11] nós adicionamos dois bumps, porque o que vimos nos testes foi que você pode perder o hairpin, sair da pista e não ter nenhuma penalidade de velocidade. Por isso, colocamos dois bumps lá. De modo que, se você estiver perdendo a curva por qualquer motivo, você não obterá nenhuma vantagem.”

Próximo artigo
Power lidera 2º treino livre da Indy em Austin; Leist e Kanaan são 18º e 23º

Artigo anterior

Power lidera 2º treino livre da Indy em Austin; Leist e Kanaan são 18º e 23º

Próximo artigo

Power bate Rossi e larga na pole em Austin; Leist fica em 12º

Power bate Rossi e larga na pole em Austin; Leist fica em 12º
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria IndyCar
Evento Austin
Autor David Malsher