Recomendado para você

F1 - Polêmica da fita em Austin foi precedida por mensagem da McLaren para Red Bull: "Melhor sorte na próxima"; entenda

F1 - Polêmica da fita em Austin foi precedida por mensagem da McLaren para Red Bull: "Melhor sorte na próxima"; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Polêmica da fita em Austin foi precedida por mensagem da McLaren para Red Bull: "Melhor sorte na próxima"; entenda
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do México

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do México
Duas equipes teriam violado teto orçamentário da F1 2024; Aston confirma, mas outro time contesta infração "substancial"

Duas equipes teriam violado teto orçamentário da F1 2024; Aston confirma, mas outro time contesta infração "substancial"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Duas equipes teriam violado teto orçamentário da F1 2024; Aston confirma, mas outro time contesta infração "substancial"
Verstappen discorda de Marko e rebate sobre "desinteresse" na F1

Verstappen discorda de Marko e rebate sobre "desinteresse" na F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Verstappen discorda de Marko e rebate sobre "desinteresse" na F1
F1: Como patrocinador de Colapinto impediu volta de Doohan a Alpine

F1: Como patrocinador de Colapinto impediu volta de Doohan a Alpine

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Como patrocinador de Colapinto impediu volta de Doohan a Alpine
Jorge Martelli renova com a Team RC para a temporada 2026 da NASCAR Brasil

Jorge Martelli renova com a Team RC para a temporada 2026 da NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Jorge Martelli renova com a Team RC para a temporada 2026 da NASCAR Brasil
F1 - Piastri: "Me preocupar com Verstappen não irá me ajudar a conseguir o título"

F1 - Piastri: "Me preocupar com Verstappen não irá me ajudar a conseguir o título"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Piastri: "Me preocupar com Verstappen não irá me ajudar a conseguir o título"
F1: Piastri revela que 'punição interna' de Norris foi retirada após batida na sprint de Austin

F1: Piastri revela que 'punição interna' de Norris foi retirada após batida na sprint de Austin

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Piastri revela que 'punição interna' de Norris foi retirada após batida na sprint de Austin
Coluna

Coluna do Carrapa: Por que o kart pode cansar mais do que um carro da F1 atual

Após pedidos de Lewis Hamilton de que carro da F1 seja mais físico e das declarações de Romain Grosjean, dizendo que se cansa mais no kart do que em seu carro atual, Ruben Carrapatoso esclarece as diferenças entre as duas máquinas para quem pilota

George Russell

Um dos assuntos mais debatidos no mundo da Fórmula 1 é que se o modelo atual não cansa tanto quanto um dia já exigiu dos pilotos. O Kimi Raikkonen chegou a dizer há alguns anos, que o Fórmula Renault era mais difícil do que um F1 hoje em dia.

O kart de hoje exige muito mais do físico, porque você está no limite o tempo todo. Se você corre meia hora, um tanque, de shifter (modelo com marcha) que é o tipo que mais exige do físico, você tem que andar no máximo e sempre no limite. Qualquer descuido, você perde alguns décimos preciosos, e isso pode significar mais de 20 posições.

Leia também:

Esta é a diferença, nem tanto física, mas mental, de você sempre estar 100% com a sua concentração. Você pode observar que pilotos que participam do campeonato mundial ou europeu, que a diferença entre o primeiro e o quinto é muito pequena. Quanto menos se erra, quanto mais focado 100% o piloto estiver, ele ganha tempo.

Isso exige muito do corpo e do cérebro. Hoje em dia se fala muito em economia de energia mental, o cérebro consome muito, além dos músculos. Muitos treinadores e especialistas no assunto tentam criar exercícios para que você consuma menos energia cerebral.

Tenho vários alunos que foram conversar com Riccardo Ceccarelli, do Formula Medicine, e ele tem vários treinamentos baseados somente nisso, de você economizar esta energia gasta pelo cérebro. É por isso que o kart exige tanto ou mais que um F1 hoje em dia, porque você tem que administrar muito o carro, e você não anda dando 100% como um carro da F1 de antigamente.

 

Artigo anterior Alonso deixa torcedores ansiosos com mistério feito no Instagram
Próximo artigo Jovem de 12 anos chamado Kimi pode ser futuro da Mercedes

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros