Últimas notícias

Com ajuda de Massa, comissão busca trazer Mundial de Kart ao Brasil em 2020

Ao lado de ex-F1, Gastão Fráguas e CBA tentam viabilizar seleção do Brasil para sede de evento anual pela primeira vez na história em kartódromo em Birigui

Kartódromo de Birigui

Foto de: Divulgacao

O Brasil busca receber pela primeira vez o Mundial de Kart da FIA. Por isso, uma comissão formada por Felipe Massa, presidente da Comissão Internacional de Kart (CIK) pela FIA, Waldner Bernardo “Dadai”, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Gastão Fráguas Filho, empresário e campeão Mundial de Kart em 1995, Giovanni Guerra, representante brasileiro na Comissão Internacional de Kart, e Ricardo Garcia, proprietário do Kartódromo Speed Park, em Birigui (SP), trabalha para realizar a competição mais importante do kartismo internacional em 2020.

Com um grande número de pilotos representando diversos países, o Mundial de Kart da FIA é famoso por revelar nomes de sucesso.

Leia também:

Por lá passaram alguns dos maiores da história da F1 e do automobilismo mundial, como Ayrton Senna, Alain Prost, Nigel Mansell, Michael Schumacher e, mais recentemente, Fernando Alonso, Lewis Hamilton, Sebastian Vettel, Kimi Raikkonen, Max Verstappen, Charles Leclerc, entre outros.

Além de Gastão Fráguas Filho, o Brasil tem mais dois campeões mundiais de kart FIA na história: Guga Ribas (1986) e Ruben Carrapatoso (1998). O último brasileiro a subir no pódio na competição foi o paulista Caio Collet, terceiro colocado em 2015.

O trabalho da comissão tem como meta viabilizar a realização do evento no Brasil, cuidando de toda a logística e burocracia, buscando parceiros e patrocinadores para o evento.

“Como presidente da CIK FIA, seria muito especial realizar este evento em meu país”, declarou Felipe Massa.

“O kartódromo de Birigui é o local perfeito e tenho certeza de que o grupo de pessoas que se uniu e está trabalhando para que o evento aconteça é muito profissional e vamos fazer de tudo para que ele se realize da melhor maneira possível.”

“O kart é a escola, a categoria que revela a maioria das estrelas do automobilismo, incluindo o que estão na Fórmula 1. Então, pra mim, é um prazer tentar trazer essa corrida para o Brasil e torço para que no futuro próximo já tenhamos um piloto brasileiro levantando nossa bandeira lá em cima do pódio na principal categoria do mundo”, completou Massa.

Para o presidente da CBA, o evento representará um marco para o esporte a motor no país. "A realização de um evento dessa magnitude será um divisor de águas não só para o kartismo, mas para o automobilismo brasileiro. A CBA não medirá esforços para que esse sonho se torne realidade. É uma oportunidade única que a comunidade do esporte a motor não pode desperdiçar. Sediar a maior competição da categoria no mundo trará impactos diretos no nosso segmento como um todo”, destacou Waldner Bernardo “Dadai”.

Com pista oficial de 1,280 metros de extensão, o Speed Park foi fundado no ano passado e conta com toda a estrutura e segurança para receber competições nacionais e internacionais.

O grande diferencial do kartódromo é a tecnologia, que vai desde um telão de LED para transmissão das corridas e outros esportes até o uso de sinalização digital na pista. O Speed Park é o primeiro kartódromo a contar com este recurso na América Latina.

Campeões mundiais de kart brasileiros: Gastão Fráguas Filho, Guga Ribas e Ruben Carrapatoso

Campeões mundiais de kart brasileiros: Gastão Fráguas Filho, Guga Ribas e Ruben Carrapatoso

Photo by: Divulgacao

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Coluna do Carrapa: "Berço" dos maiores pilotos do Brasil, kartódromo de Interlagos voltou a funcionar
Próximo artigo Kartódromo lança oportunidade de competir nas 500 Milhas de Kart a partir de R$286 mensais

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil