Coluna

Coluna do Carrapa: "Berço" dos maiores pilotos do Brasil, kartódromo de Interlagos voltou a funcionar

Em sua primeira coluna no Motorsport.com Brasil, Ruben Carrapatoso fala da Copa Interlagos de Kart, que marca a reabertura do kartódromo para competições oficiais após longo período

Kartódromo Ayrton Senna

Foto de: Divulgacao

A Copa Interlagos de Kart, que voltou a acontecer no Kartódromo de Interlagos em 2019, é um assunto especial, porque estamos falando de uma pista em que 99% dos pilotos brasileiros nasceram. Se tem uma local importante para o automobilismo nacional, é o Kartódromo de Interlagos.

Ele estava desativado há mais ou menos três anos, só ficando aberto para o kart indoor e treinos, não tendo competições oficiais no período, e a Copa Interlagos veio para colocar a pista novamente no calendário de competições profissionais do país. O mais interessante é que ela é organizada pelo Gastão Fráguas, que é um dos campeões mundiais de kart, junto comigo e o Guga Ribas, além do Rubens Decoussau, que é um kartista dos anos 1990, advogado famoso e está voltando às raízes do kart.

Leia também:

O mais legal desta iniciativa é o incentivo aos pilotos, com premiações e algumas ajudas de custo, que era mais ou menos o modelo que tínhamos no SKB há alguns anos e que deu muito certo. Havia também parceria com montadoras, test drives no decorrer das provas e as corridas em si eram bem legais. Na primeira etapa, em fevereiro, conseguiram aplicar no final de semana tudo o que tivemos de bom no kart nos últimos anos.

Além do meu trabalho na Stock Car, atuo como coach de novos talentos, que é um trabalho que eu gosto, de incentivar a base, e eu tenho um piloto da classe Graduados, o Pedro Ferro, e que acabou ficando em segundo lugar em fevereiro. Eu também acompanho as categorias Júnior, Cadete e Sênior, todas as que estão no campeonato brasileiro e que também acompanho desde sempre.

O clima também foi bem legal. Os mecânicos estavam bastante otimistas, porque praticamente 70% deles são de Interlagos, e o fato de terem que se deslocar até a Aldeia da Serra ou a Granja Viana era uma grande viagem. Então, tendo competições em Interlagos novamente, temos também esse lado social com o trabalho dos mecânicos, que é muito bom.

---

Ruben Carrapatoso é um dos maiores nomes do kartismo brasileiro. Após inúmeros títulos nacionais e internacionais, em 1998 ele conquistou o título de Campeão Mundial de Kart, superando nomes como o do bicampeão da Fórmula 1, Fernando Alonso. Disputou a Fórmula Ford Inglesa, Fórmula Renault Italiana e Inglesa, A1GP, Super Turismo V8 Argentina e Stock Car Brasileira. Ele atua também como coach de jovens pilotos e é engenheiro de dados da equipe C2 na Stock e no Brasileiro de Turismo. O piloto sempre viu no automobilismo a possibilidade de novas oportunidades de negócio fora da pista, onde criou a fábrica de carburadores RC-14, a ART Grand Prix fabricante de kart, o SKB – Super Kart Brasil, além do Pilo-X, a primeira plataforma de Experiencias voltadas exclusivamente ao MotorSport.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Motorsport.com terá campeão mundial de kart Ruben Carrapatoso como colunista
Próximo artigo Com ajuda de Massa, comissão busca trazer Mundial de Kart ao Brasil em 2020

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil