24 Horas de Le Mans: Toyota domina primeira sessão de treinos livres; carro de Bruno Senna fica em terceiro
Sessão foi brevemente interrompida devido a um problema com uma Porsche da GTE Am
Nesta quinta, os carros foram à pista de Sarthe pela primeira vez abrindo as atividades das 24 Horas de Le Mans de 2020. E no primeiro treino livre, a Toyota dominou a LMP1, colocando seus dois carros para fazer uma dobradinha.
Kazuki Nakajima terminou com o melhor tempo ao longo da sessão de três horas de duração, marcando 03min21s656 a bordo do Toyota #8. Com isso, ele superou o companheiro de equipe Kamui Kobayashi no número #7, que marcou 03min21s990.
Ainda na luta pelo título do Campeonato Mundial de Endurance, o carro da Rebellion na LMP1, que tem o brasileiro Bruno Senna como parte do trio, ficou a mais de um segundo das Toyotas, marcando 03min23s155.
Os tempos são mais altos em comparação ao primeiro treino livre de Le Mans do ano passado. Em 2019, Kobayashi foi o mais rápido com 03min18s091.
A dinamarquesa High Class foi a mais rápida na LMP2, com 03min29s873, enquanto nas classes GTE, a Aston Martin dominou a sessão.
Na Pro, Alex Lynn fechou o treino com 03min53s930, mais de um segundo mais rápido que a outra Aston. Já na Am, Ross Gunn, que divide a Aston Martin com Augusto Farfus marcou 03min55s484, colocando oito décimos de vantagem na HubAuto Ferrari que terminou em segundo.
A sessão foi paralisada com uma bandeira vermelha próximo da metade, quando o Porsche Project 1 #89 da classe GTE Am teve que ser retirado da pista cerca da curva Indianápolis, no trecho final do circuito.
O segundo treino livre, de duas horas de duração, está marcado para as 09h, horário de Brasília. O dia ainda tem mais duas sessões marcadas: a primeira etapa da classificação, às 12h15 e o terceiro treino livre, em uma sessão noturna, a partir das 15h.
Em 2020, o sistema de classificação da prova mudou, adotando um formato mais próximo das 500 Milhas de Indianápolis. Todos os carros vão à pista hoje, buscando se colocar entre os seis primeiros de cada classe, que irão disputar a pole position na sexta, na sessão que recebeu o nome de hiperpole.
Confira a classificação final do TL1 das 24 Horas de Le Mans:
Pos | # | Cat. | Equipe | Tempo | Dif. | Voltas |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 8 | LMP1 | Toyota Gazoo Racing | 3:21.656 | 32 | |
2 | 7 | LMP1 | Toyota Gazoo Racing | 3:21.990 | 0.334 | 30 |
3 | 1 | LMP1 | Rebellion Racing | 3:23.155 | 1.499 | 33 |
4 | 3 | LMP1 | Rebellion Racing | 3:25.216 | 3.560 | 33 |
5 | 4 | LMP1 | Bykolles Racing Team | 3:28.442 | 6.786 | 34 |
6 | 33 | LMP2 | High Class Racing | 3:29.873 | 8.217 | 31 |
7 | 29 | LMP2 | Racing Team Nederland | 3:29.918 | 8.262 | 26 |
8 | 38 | LMP2 | JOTA | 3:31.206 | 9.550 | 34 |
9 | 30 | LMP2 | Duqueine Team | 3:31.309 | 9.653 | 32 |
10 | 37 | LMP2 | Jackie Chan DC Racing | 3:31.348 | 9.692 | 33 |
11 | 26 | LMP2 | G-Drive Racing | 3:31.448 | 9.792 | 26 |
12 | 28 | LMP2 | IDEC Sport | 3:31.751 | 10.095 | 28 |
13 | 22 | LMP2 | United Autosports | 3:31.944 | 10.288 | 26 |
14 | 27 | LMP2 | DragonSpeed USA | 3:32.010 | 10.354 | 28 |
15 | 16 | LMP2 | G-Drive Racing by Algarve | 3:32.096 | 10.440 | 33 |
16 | 32 | LMP2 | United Autosports | 3:32.154 | 10.498 | 22 |
17 | 42 | LMP2 | Cool Racing | 3:32.188 | 10.532 | 35 |
18 | 21 | LMP2 | DragonSpeed USA | 3:32.524 | 10.868 | 26 |
19 | 31 | LMP2 | Panis Racing | 3:33.166 | 11.510 | 21 |
20 | 36 | LMP2 | Signatech Alpine ELF | 3:33.312 | 11.656 | 23 |
21 | 39 | LMP2 | SO24-Has by Graff | 3:33.818 | 12.162 | 22 |
22 | 50 | LMP2 | Richard Mille Racing Team | 3:35.507 | 13.851 | 25 |
23 | 25 | LMP2 | Algarve Pro Racing | 3:35.685 | 14.029 | 35 |
24 | 35 | LMP2 | Eurasia Motorsport | 3:36.012 | 14.356 | 31 |
25 | 24 | LMP2 | Nielsen Racing | 3:36.698 | 15.042 | 28 |
26 | 34 | LMP2 | Inter Europol Competition | 3:36.818 | 15.162 | 31 |
27 | 47 | LMP2 | Cetilar Racing | 3:36.948 | 15.292 | 21 |
28 | 11 | LMP2 | Eurointernational | 3:37.149 | 15.493 | 17 |
29 | 17 | LMP2 | IDEC Sport | 3:38.589 | 16.933 | 22 |
30 | 97 | LMGTEPro | Aston Martin Racing | 3:53.930 | 32.274 | 37 |
31 | 95 | LMGTEPro | Aston Martin Racing | 3:54.992 | 33.336 | 37 |
32 | 51 | LMGTEPro | AF Corse | 3:55.186 | 33.530 | 30 |
33 | 98 | LMGTEAm | Aston Martin Racing | 3:55.484 | 33.828 | 35 |
34 | 71 | LMGTEPro | AF Corse | 3:55.999 | 34.343 | 25 |
35 | 82 | LMGTEPro | Risi Competizione | 3:56.273 | 34.617 | 26 |
36 | 72 | LMGTEAm | Hub Auto Racing | 3:56.350 | 34.694 | 25 |
37 | 63 | LMGTEPro | WeatherTech Racing | 3:56.425 | 34.769 | 33 |
38 | 70 | LMGTEAm | MR Racing | 3:56.609 | 34.953 | 26 |
39 | 92 | LMGTEPro | Porsche GT Team | 3:56.705 | 35.049 | 28 |
40 | 90 | LMGTEAm | TF Sport | 3:56.988 | 35.332 | 34 |
41 | 61 | LMGTEAm | Luzich Racing | 3:57.048 | 35.392 | 34 |
42 | 77 | LMGTEAm | Dempsey - Proton Racing | 3:57.237 | 35.581 | 26 |
43 | 86 | LMGTEAm | Gulf Racing | 3:57.344 | 35.688 | 31 |
44 | 91 | LMGTEPro | Porsche GT Team | 3:57.412 | 35.756 | 25 |
45 | 57 | LMGTEAm | Team Project 1 | 3:57.628 | 35.972 | 27 |
46 | 54 | LMGTEAm | AF Corse | 3:57.847 | 36.191 | 33 |
47 | 56 | LMGTEAm | Team Project 1 | 3:58.150 | 36.494 | 27 |
48 | 88 | LMGTEAm | Dempsey - Proton Racing | 3:58.441 | 36.785 | 30 |
49 | 60 | LMGTEAm | Iron Lynx | 3:58.569 | 36.913 | 26 |
50 | 85 | LMGTEAm | Iron Lynx | 3:58.793 | 37.137 | 31 |
51 | 83 | LMGTEAm | AF Corse | 3:58.850 | 37.194 | 32 |
52 | 55 | LMGTEAm | Spirit of Race | 3:59.196 | 37.540 | 34 |
53 | 75 | LMGTEAm | Iron Lynx | 3:59.363 | 37.707 | 32 |
54 | 99 | LMGTEAm | Dempsey - Proton Racing | 3:59.369 | 37.713 | 27 |
55 | 66 | LMGTEAm | JMW Motorsport | 3:59.487 | 37.831 | 32 |
56 | 78 | LMGTEAm | Proton Competition | 4:01.031 | 39.375 | 27 |
57 | 62 | LMGTEAm | Red River Sport | 4:01.063 | 39.407 | 34 |
58 | 89 | LMGTEAm | Team Project 1 | 4:04.458 | 42.802 | 30 |
59 | 52 | LMGTEAm | AF Corse | 4:06.371 | 44.715 | 30 |
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