Porsche recupera 18 voltas e vence em Le Mans; Piquet é 3º
Fábrica alemã confirma 19º triunfo em edição imprevisível das 24 Horas de Le Mans; Daniel Serra vence na LMGTE-Pro












Mesmo depois de ter problemas no eixo dianteiro do carro #2 antes das primeiras quatro horas de prova, a Porsche conquistou pela 19ª vez as 24 Horas de Le Mans neste domingo (18).
O carro de Timo Bernhard, Brendon Hartley e Earl Bamber chegou a ficar 18 voltas atrás dos líderes, mas recuperou a desvantagem para os carros das categorias menores e contou com problemas dos outros carros da LMP1 - incluindo o Toyota #7 de Mike Conway, Kamui Kobayashi e Stephane Sarrazin - para garantir a terceira vitória seguida para a montadora de Stuttgart.
A prova teve vários momentos dramáticos na ponta. Depois dos problemas enfrentados pela Toyota, que tinha com seu carro #7 (que perdeu a embreagem) com a corrida praticamente à disposição, a corrida caiu no colo do Porsche #1 (Jani/Tandy/Lotterer). Com o #7 e o #9 fora da corrida, o #1 passou a ter uma liderança bastante confortável, já que era o único dos carros da categoria LMP1 que não havia enfrentando problemas.
No entanto, com quatro horas para o fim, o carro apresentou uma falha pressão de óleo e foi obrigado a retornar aos boxes com o motor elétrico apenas, dando adeus à prova com 13 voltas de vantagem para a concorrência da LMP2.
A liderança sobrou para o Oreca LMP2 #38 da Jackie Chan DC Racing. Mas, com o Porsche #2 - que havia sofrido problemas no eixo dianteiro no início da prova - se aproximando cada vez mais nas últimas horas, foi impossível para o trio Oliver Jarvis, Ho-Pin Tung e Thomas Laurent manter a liderança na geral. O #2 assumiu a liderança com 67 minutos para o fim.
O #38 venceu na LMP2, que contou com o carro #13 do brasileiro Nelsinho Piquet em segundo na categoria e em terceiro na geral. Isso ocorreu após Piquet ter sido punido devido a um toque em um GT no fim da manhã. Ele ainda contou com a sorte de um problema de freio no carro #35 do compatriota André Negrão, que era o terceiro até a última hora da prova.
Estreante, Rubens Barrichello terminou a prova com o Dallara #29, ao lado dos holandeses Jan Lammers e Fritz van Eerd, na 12ª posição na LMP2 e na 14ª posição na geral.
A subcategoria mais disputada foi a LMGTE-Pro. Os quatro primeiros chegaram às últimas horas na mesma volta. A disputa entre os dois primeiros durou até a última volta, quando Jonathan Adam superou no Aston Martin #97 de Daniel Serra e Darren Turner o Corvette #63 de Jan Magnussen, Antonio Garcia e Jordan Taylor para faturar a vitória após um estouro de pneu do time americano. No Ford GT #67, o trio Pipo Derani, Harry Tincknell e Andy Priaulx também passou o Corvette e ficou em segundo.
Na LMGTE-Am, a vitória foi tranquila para a Ferrari 488 #84 do britânico ex-piloto de Fórmula 1 Will Stevens, Robert Smith e Dries Vanthoor. O time abriu uma volta para os segundos colocados, o trio da Ferrari #55 de Marco Cioci, Duncan Cameron e Aaron Scott.
Fechando o pódio ferrarista, vieram os norte-americanos Townsend Bell, Bill Sweedler e Cooper MacNeil no #62.
Resultado (top 10):
Pos. | # | Pilotos | Carro | Classe | Vts. | Tempo | Pits |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 2 | ![]() ![]() ![]() |
Porsche 919 Hybrid | LMP1 | 367 | 29 | |
2 | 38 | ![]() ![]() ![]() |
Oreca 07 | LMP2 | 366 | 1 volta | 38 |
3 | 13 | ![]() ![]() ![]() |
Oreca 07 | LMP2 | 364 | 3 voltas | 38 |
4 | 37 | ![]() ![]() ![]() |
Oreca 07 | LMP2 | 363 | 4 voltas | 37 |
5 | 35 | ![]() ![]() ![]() |
Alpine A470 | LMP2 | 362 | 5 voltas | 40 |
6 | 32 | ![]() ![]() ![]() |
Ligier JSP 217 | LMP2 | 362 | 3'31.780 | 36 |
7 | 40 | ![]() ![]() ![]() |
Oreca 07 | LMP2 | 361 | 6 voltas | 36 |
8 | 24 | ![]() ![]() ![]() |
Oreca 07 | LMP2 | 360 | 7 voltas | 37 |
9 | 8 | ![]() ![]() ![]() |
Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 358 | 9 voltas | 27 |
10 | 47 | ![]() ![]() ![]() |
Dallara P217 | LMP2 | 353 | 14 voltas | 36 |
Confira o resultado completo AQUI.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.