Porsche recupera 18 voltas e vence em Le Mans; Piquet é 3º

Fábrica alemã confirma 19º triunfo em edição imprevisível das 24 Horas de Le Mans; Daniel Serra vence na LMGTE-Pro

#2 Porsche Team Porsche 919 Hybrid: Timo Bernhard, Earl Bamber, Brendon Hartley

#2 Porsche Team Porsche 919 Hybrid: Timo Bernhard, Earl Bamber, Brendon Hartley

Rainier Ehrhardt

Podium: race winners Timo Bernhard, Earl Bamber, Brendon Hartley, Porsche Team
#2 Porsche Team Porsche 919 Hybrid: Timo Bernhard, Earl Bamber, Brendon Hartley
#13 Vaillante Rebellion Racing Oreca 07 Gibson: Mathias Beche, David Heinemeier Hansson, Nelson Piquet Jr.
#2 Porsche Team Porsche 919 Hybrid: Timo Bernhard, Earl Bamber, Brendon Hartley
#38 DC Racing Oreca 07 Gibson: Ho-Pin Tung, Oliver Jarvis, Thomas Laurent
Rob Leupen, Team Manager, Toyota Gazoo Racing, reacts to the #9 retirement with Hugues de Chaunac
#1 Porsche Team Porsche 919 Hybrid: Neel Jani, Andre Lotterer, Nick Tandy
#29 Racing Team Nederland Dallara P217 Gibson: Rubens Barrichello, Jan Lammers, Frits van Eerd
#13 Vaillante Rebellion Racing Oreca 07 Gibson: Mathias Beche, David Heinemeier Hansson, Nelson Piquet Jr.
#97 Aston Martin Racing Aston Martin Vantage: Darren Turner, Jonathan Adam, Daniel Serra
#97 Aston Martin Racing Aston Martin Vantage: Darren Turner, Jonathan Adam, Daniel Serra

Mesmo depois de ter problemas no eixo dianteiro do carro #2 antes das primeiras quatro horas de prova, a Porsche conquistou pela 19ª vez as 24 Horas de Le Mans neste domingo (18).

O carro de Timo Bernhard, Brendon Hartley e Earl Bamber chegou a ficar 18 voltas atrás dos líderes, mas recuperou a desvantagem para os carros das categorias menores e contou com problemas dos outros carros da LMP1 - incluindo o Toyota #7 de Mike Conway, Kamui Kobayashi e Stephane Sarrazin - para garantir a terceira vitória seguida para a montadora de Stuttgart.

A prova teve vários momentos dramáticos na ponta. Depois dos problemas enfrentados pela Toyota, que tinha com seu carro #7 (que perdeu a embreagem) com a corrida praticamente à disposição, a corrida caiu no colo do Porsche #1 (Jani/Tandy/Lotterer). Com o #7 e o #9 fora da corrida, o #1 passou a ter uma liderança bastante confortável, já que era o único dos carros da categoria LMP1 que não havia enfrentando problemas.

No entanto, com quatro horas para o fim, o carro apresentou uma falha pressão de óleo e foi obrigado a retornar aos boxes com o motor elétrico apenas, dando adeus à prova com 13 voltas de vantagem para a concorrência da LMP2.

A liderança sobrou para o Oreca LMP2 #38 da Jackie Chan DC Racing. Mas, com o Porsche #2 - que havia sofrido problemas no eixo dianteiro no início da prova - se aproximando cada vez mais nas últimas horas, foi impossível para o trio Oliver Jarvis, Ho-Pin Tung e Thomas Laurent manter a liderança na geral. O #2 assumiu a liderança com 67 minutos para o fim.

O #38 venceu na LMP2, que contou com o carro #13 do brasileiro Nelsinho Piquet em segundo na categoria e em terceiro na geral. Isso ocorreu após Piquet ter sido punido devido a um toque em um GT no fim da manhã. Ele ainda contou com a sorte de um problema de freio no carro #35 do compatriota André Negrão, que era o terceiro até a última hora da prova.

Estreante, Rubens Barrichello terminou a prova com o Dallara #29, ao lado dos holandeses Jan Lammers e Fritz van Eerd, na 12ª posição na LMP2 e na 14ª posição na geral.

A subcategoria mais disputada foi a LMGTE-Pro. Os quatro primeiros chegaram às últimas horas na mesma volta. A disputa entre os dois primeiros durou até a última volta, quando Jonathan Adam superou no Aston Martin #97 de Daniel Serra e Darren Turner o Corvette #63 de Jan Magnussen, Antonio Garcia e Jordan Taylor para faturar a vitória após um estouro de pneu do time americano. No Ford GT #67, o trio Pipo Derani, Harry Tincknell e Andy Priaulx também passou o Corvette e ficou em segundo.

Na LMGTE-Am, a vitória foi tranquila para a Ferrari 488 #84 do britânico ex-piloto de Fórmula 1 Will Stevens, Robert Smith e Dries Vanthoor. O time abriu uma volta para os segundos colocados, o trio da Ferrari #55 de Marco Cioci, Duncan Cameron e Aaron Scott.

Fechando o pódio ferrarista, vieram os norte-americanos Townsend Bell, Bill Sweedler e Cooper MacNeil no #62.

Resultado (top 10):

Pos.#PilotosCarroClasseVts.TempoPits
1 2 germany Timo Bernhard 
new_zealand Brendon Hartley 
new_zealand Earl Bamber 
Porsche 919 Hybrid LMP1 367   29
2 38 united_kingdom Oliver Jarvis 
china Ho-Pin Tung 
france Thomas Laurent 
Oreca 07 LMP2 366 1 volta 38
3 13 brazil Nelson Piquet Jr. 
denmark David Heinemeier Hansson
switzerland Mathias Beche 
Oreca 07 LMP2 364 3 voltas 38
4 37 china David Cheng 
france Tristan Gommendy 
united_kingdom Alex Brundle 
Oreca 07 LMP2 363 4 voltas 37
5 35 france Nelson Panciatici 
france Pierre Ragues 
brazil Andre Negrao 
Alpine A470 LMP2 362 5 voltas 40
6 32 portugal Filipe Albuquerque 
united_states Will Owen 
switzerland Hugo De Sadeleer 
Ligier JSP 217 LMP2 362 3'31.780 36
7 40 united_kingdom Richard Bradley 
australia James Allen 
france Franck Matelli 
Oreca 07 LMP2 361 6 voltas 36
8 24 france Jean-Eric Vergne 
switzerland Jonathan Hirschi 
thailand Tor Graves 
Oreca 07 LMP2 360 7 voltas 37
9 8 united_kingdom Anthony Davidson 
japan Kazuki Nakajima 
switzerland Sébastien Buemi 
Toyota TS050 Hybrid LMP1 358 9 voltas 27
10 47 italy Roberto Lacorte 
italy Giorgio Sernagiotto 
italy Andrea Belicchi 
Dallara P217 LMP2 353 14 voltas 36

Confira o resultado completo AQUI.

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Porsche se mantém soberana; brasileiros têm problemas e caem
Próximo artigo Após falha, Porsche revela que “arriscou tudo” para vencer

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil