Nesta sexta-feira, foram disputados os dois primeiros treinos livres para o GP da Toscana, que marca a 1000ª prova da Ferrari na Fórmula 1. Charles Leclerc brilhou ao ficar em terceiro na primeira sessão, mas o dia foi dominado pela Mercedes no circuito italiano que estreia na categoria.
Além dos destaques de pista no dia que antecede a classificação, o clima também ficou quente nos bastidores. Isso porque a Racing Point rebateu declarações de Sergio Pérez em relação à negociação da equipe com Sebastian Vettel.
Você confere tudo isso e mais no SEXTA-LIVRE com os jornalistas Carlos Costa e Guilherme Longo. Assista a transmissão abaixo:
Podcast #066: Vitória de Gasly prova que F1 é ambiente ‘onde os fracos não têm vez’?
Bem pessoal, vamos encerrando por aqui o Tempo Real do Motorsport.com do TL2 para o GP da Toscana. Agradecemos a todos pela participação e nos vemos amanhã no treino classificatório!
Fiquem agora com o Sexta-Livre, que vai falar tudo sobre o dia da F1 em Mugello e as principais notícias. Corre para o canal do Motorsport.com no YouTube ou acesse a transmissão em nossa página principal
Já a Ferrari, que chegou a ter Charles Leclerc em terceiro na primeira sessão, não manteve o bom resultado. O monegasco foi apenas o 10º, enquanto Vettel subiu uma posição entre treinos e terminou em 12º
Por mais que tenha terminado a 0s049 de Bottas no TL1, Verstappen não repetiu a mesma força, mas pelo menos ficou próximo de Hamilton, a 0s030 do britânico. Já Albon mostrou uma performance melhor, mas ficou a quase 1s de Bottas, tomando sete décimos do holandês
Bottas termina como o mais rápido das duas sessões, mais rápido do dia e dono do novo recorde da pista. Já Hamilton conseguiu se recuperar após o quarto lugar no TL1, mas ainda terminou a mais de dois décimos de Bottas
A transmissão mostra os melhores tempos em ritmo de corrida no momento. Ocon está fazendo uma média de 01min23s2 com pneus médios e Leclerc, de macio, faz 01min23s5. São os dois mais rápidos da pista nos últimos minutos
Incidente entre Pérez e Raikkonen foi anotado pela direção de prova. É o passo anterior à abertura de investigação, mas, do mesmo modo, pode ser que eles julguem que não há necessidade de investigar
Você sabia que a Ferrari deixou de disputar apenas 27 GPs em toda a história da F1? É isso mesmo, e os motivos são os mais diferentes possíveis. Tem questões políticas da F1 e da Itália, mortes e até mesmo um surto de Enzo Ferrari. Quer saber mais? Então não deixe de ler nosso especial sobre os GPs sem a Ferrari. Clique aqui
E a Ferrari não é a única equipe com homenagens nesse GP. A Mercedes também entrou na onda e fez a sua própria homenagem à equipe italiana, pintando o safety car de vermelho. Dá uma olhada:
The Mercedes safety car is painted red in tribute to Ferrari's 1000th race
Já Sebastian Vettel se mostrou muito feliz com a permanência na F1 e revelou que chegou perto de optar pela aposentadoria antes de assinar o acordo com a Aston Martin. O hexacampeão Lewis Hamilton, que tem um bom relacionamento com Vettel, disse ter ficado muito feliz com a permanência do alemão, destacando suas qualidades
Na quinta, Pérez chegou a dizer que não sabia das negociações e lamentou a falta de clareza da equipe, porque isso o impediu de correr atrás de um plano B. Mas hoje a equipe veio a público contestar o piloto, afirmando que ele sabia sim de todo o desenvolvimento da negociação
Enquanto a sessão está sob bandeira vermelha, vamos para o grande assunto do paddock nesta semana: a dança das cadeiras de 2021. Na quarta, Sergio Pérez anunciou que não segue com a Racing Point além desta temporada. Poucas horas depois, a equipe anunciou a contratação de Sebastian Vettel para correr na Aston Martin, que assume as operações da Racing
A bandeira vermelha causada por Norris deve atrapalhar a sessão de todos. Geralmente, a segunda meia hora do treino é reservada para as simulações de classificação, enquanto os 30 minutos finais são de simulações de corrida, com tanque cheio e voltas mais lentas. Vamos ver quanto tempo a bandeira vermelha dura
Tudo bem o piloto da McLaren, mas disse que não consegue fazer o carro funcionar novamente para voltar aos boxes. O replay mostra que ele perdeu o controle quando colocou uma das rodas na brita